Capítulo 34

5.5K 571 67
                                    

Rafaella

- Você e Pedro estão brigados, não estão?

Rosa diz quando entrego um copo de suco, respiro fundo e sento no sofá, ao lado dela.

- Não estamos brigados. Só... Só não concordamos com uma coisa.

- Estão brigados. Eu conheço bem aquele garoto, e quando ele está brigado com alguém, ele anda pela casa, pensando e falando sozinho. E Pedro está fazendo isso lá em casa. E além disso, essa coisa que vocês não concordam tem a ver comigo.

Aperto os lábios sentindo um arrependimento me invadir.

- Eu sei quando estou sendo inconveniente, como também sei que estou te incomodando com a questão da Bete.

Ela bebe um gole de suco.

- Mas eu queria que você entendesse o lado da sua mãe.

- Rosa, eu não...

- Pelo menos me escuta. Escuta o que eu tenho a dizer e depois você tira as suas conclusões.

Não vejo outra alternativa a não ser ceder a mãe do meu noivo. Balanço a cabeça assentindo. Rosa coloca o copo na mesinha de centro, em cima do descansa copo e após cruzar as pernas, começa:

- Quando eu conheci a Bete, ela tinha acabado de descobrir que estava grávida. Eu estava levando o Pedro, que tinha apenas 5 anos, para passear no parque e ela estava sentada no banco, olhando para o nada. Beem distante e estava chorando. Então, eu me sentei ao lado dela e puxei a conversa...

Rosa limpa uma lágrima.

- Começamos a conversar e ela me contou tudo o que aconteceu. Desde a morte do seu pai, os sintomas da depressão, o abandono das filhas no orfanato e tudo o que vinha acontecendo. Ela disse que faziam apenas alguns meses que ela tinha tido uma menina, imagino que seja você, a mais nova - ela sorri - Bete sentia que não era digna de ter um novo filho e que ela era uma péssima mãe. Ela estava tratando da depressão e assim como ela mesma disse, ela queria libertar o Felipe de ter uma mãe doente. Disse que tinha conseguido libertar as duas filhas da dor dela e que tinha que libertar o novo bebê.

Sinto um bolo se formar em minha garganta.

- Naquele momento, eu pensei que ela queria fazer um aborto, então não sai do lado dela em nenhum instante. Lembro que tentava convencer ela de não fazer besteiras, de que o marido estaria com ela independente do que estivesse acontecendo dentro dela. Aí ela viu que eu achei que ela ia fazer um aborto e me repreendeu dizendo que nunca faria isso, que ela queria proteger o filho dela.

Rosa abre um sorriso orgulhoso.

- Depois de muito insistir, Bete acabou aceitando o fato de que a depressão não poderia impedir ela de ser mãe e cuidar dos filhos. Ela contou para o Antônio da gravidez e daí em diante, tudo foi acontecendo conforme deveria acontecer.

- Ela seguiu a vida dela, esquecendo da Raissa e também esquecendo de mim.

- Não! Não, querida! Ela nunca, a Bete nunca esqueceu vocês.

- Eu sei. Ela disse que acompanhou a gente de longe. É exatamente isso que faz eu sentir mais raiva dela. Por ela saber tudo da gente e nos deixar lá, podendo pegar a gente de...

- Ela tentou, Rafa!

Rosa diz me interrompendo.

- Ela tentou pegar vocês de volta, mas a irmã Rose, a irmã Rose a impediu.

- O que?

- Algum tempo depois que Felipe nasceu, ela me pediu para ajudar ela a pegar as filhas de volta e se ela conseguisse pegar, ela contaria a verdade a Antônio. Então fomos até o orfanato, para pedir a Irmã Rose, que entregasse você e Raissa para Bete. Quando chegamos lá e Bete disse a irmã que queria as filhas de volta, ela simplesmente disse que vocês duas tinham sido adotadas há meses. A Bete sofreu, sofreu muito. Quando saímos do orfanato, ela viu a Raissa correndo e brincando com as irmãs, e depois vimos ela gritando seu nome e você pulando e rindo nos braços de uma das irmãs.

Não controlo as lágrimas que descem por minhas bochechas.

- Bete voltou correndo para dentro e começou a gritar com a irmã dizendo que queria as filhas dela de volta e que iria até a justiça. E meu Deus, eu me lembro exatamente a forma com que ela falou... Irmã Rose disse: tenta, tenta fazer isso que eu pego as duas e fujo desse convento e você nunca mais verá as duas.

- Isso não é verdade! Não... A irmã Rose não é assim. Ela...

- Ela é boa, mas o amor dela por vocês se tornou doentio a ponto dela simplesmente não querer devolver as filhas a mãe. Irmã Rose ameaçou Bete, ela disse que se ela tentasse qualquer coisa, iria denunciar ela a polícia por abandonar as filhas. Bete teve medo, medo pelo Felipe.

- Então você está dizendo que irmã Rose roubou Raissa e eu da Bete?

- Estou dizendo que ela impediu a Bete de pegar vocês de volta. Bete não teve medo da reação do Antônio, ela teve medo da irmã Rose desaparecer com vocês. Ela só quis proteger vocês.

- Se irmã Rose chantageou ela, como ela acompanhou a gente? Como ela acompanhou Raissa e eu de longe?

- Depois de um tempo, voltamos até o orfanato, eu sempre acompanhava ela... - Rosa sorri - Bete implorou para irmã Rose permitir ela de acompanhar o crescimento das filhas de longe e mesmo relutante, ela acabou aceitando o fato de a verdadeira mãe querer estar perto das filhas. Então, Bete começou a acompanhar vocês, mas sempre sofrendo com o fato de não poder ter as filhas com ela.

- Eu...

- Sua mãe não teve 100% de culpa. Ela tentou, mas foi impedida. A vida cobrou dela, com juros.

Rosa pega minha mão.

- Eu sei a dor e a mágoa que você sente, eu sei, acredite, eu passei por isso. Eu também cresci em um orfanato, então eu sei como é crescer sem mãe e sentir que se a sua própria mãe não te amava, quem poderia te amar. Mas com você é diferente, Bete te ama, te ama como nunca, querida.

- Por que ela não contou a verdade? Por que preferiu dizer que teve medo do marido?

- Porque ela sabe o amor que você tem pela irmã Rose e sabe que é como se ela fosse sua mãe. Então ela não quis acabar com o amor que sente... E ela perdoou a irmã Rose, então...

Rosa respira fundo.

- Ela errou, ela errou feio em ter abandonado vocês. Mas tudo que ela queria, era proteger vocês... Rafa, perdoa sua mãe. Perdoa.

- Rosa...

No mesmo instante, afundo meu rosto em minhas mãos e desabo em lágrimas.
Rosa me ampara, me abraçando e me pedindo para fica calma, mas sinceramente, é algo extremamente impossível.
Como irmã Rose pode?

____________________________________

Viiish!
Sinto cheiro de treta!

Até logo

De repente mãe - Completa - Em RevisãoOnde histórias criam vida. Descubra agora