Capítulo 18⚜Biblioteca⚜

6.8K 659 40
                                    

Dou algumas batidas na grande porta dupla da biblioteca sem obter resposta. Coloco a mão na maçaneta e a sinto girar. Entro com cautela, acostumando a visão com a meia luz do ambiente. Bartolomeu está distraído, debruçado sobre a mesa analisando gráficos no computador. Pigarreio parada a sua frente com a bandeja nas mãos.

__ Samantha...__ Levanta surpreso.

__Dodô disse que não comeu nada. Então, preparou um lanche.__ Estico os braços com a bandeja.

__ Obrigado.__ Bartolomeu pega e deposita na mesa.

__ Tem bastante comida aqui. Acho que ela preparou para duas pessoas. Me acompanha?__ Parece cauteloso.

Apenas afirmo com a cabeça. Sento com uma postura tensa em frente a ele. Pego um dos copos de suco de laranja e fico bebericando desconfortável.

__ Samantha, gostaria de conversar sobre o ocorrido de hoje cedo...

__ Eu também. __ O encaro.__ Mas antes de mais nada, quero que saiba que pretendo facilitar as coisas para que não haja mais desgastes de ambas as partes.

__  Continue...__Bartolomeu me observa parecendo intrigado.

__ Entendo perfeitamente que esse acordo não está funcionando do jeito que planejou. Que se arrependeu e deseja cancelar tudo.__ Bartolomeu levanta uma das sobrancelhas.

__ E chegou a essa conclusão sozinha? Sem ao menos se dar ao trabalho de averiguar o que penso?__ Me confronta.

__ Acho que ficou bem claro o que  pensa a meu respeito na discussão.__ Digo impaciente.

__ Reconheço que me excedi. Jamais deveria tê-la obrigado a montar Sultão contra sua vontade. Nem trazê-la a força para casa.

Parece estar tentando se desculpar.
Imagino que seja difícil para alguém como Bartolomeu Fonseca.

__ Foi muito injusto também. Só queria conhecer a fazenda. Como está sempre ocupado, pedi uma carona a Antônio. Além do mais, você já tinha levado Emília para conhecer os cafezais. Qual o problema outra pessoa me acompanhar?

__ Ainda não tive tempo de visitar os cafezais desde que cheguei. Muito menos levei Emília lá. Apenas dei uma carona a ela até a cidade para encontrar algumas amigas enquanto fui almoçar com os diretores da empresa que vieram ao Brasil. __ Bartolomeu esclarece tão confuso quanto eu.

Bem que Dodô me alertou sobre as mentiras de Veridiana.

__ Seus comentários com sua mãe também foram bem cruéis. Fora que não teve o mínimo de compaixão de Detonalta. Até agora não sei se o pobrezinho está bem.__ Desabafo de uma só vez.

__ Nossa...__ Sorri de lado.__ Parece que já estou condenado.__ Encosta na cadeira me observando.

__ Não é engraçado. __ Desvio de seu olhar sentindo-me insegura.

__ Mas é isso mesmo que quer?__ Suspira, agora aparentando cansaço. __Desistir na primeira crise?

__ Há de convir de que não estamos falando de um casamento convencional. Então, não é como se eu estivesse desistindo de lutar por um relacionamento de verdade, que pudesse nos render uma família feliz no futuro.__ Rebato.

__ Certo.

Abaixa a cabeça, sorri, talvez sem argumentos, depois volta a me observar de um jeito que me constrange.

__ Acontece que mudei de ideia.__ Diz finalmente.

__ Sobre o quê?__ Franzo as sobrancelhas.

__ Sobre o acordo.__ Me encara obstinado.__ Decidi que quero tudo agora.

Fazenda 3 Irmãos - O Casamento. Vol.2Onde histórias criam vida. Descubra agora