Após uns trinta minutos de caminhada, saímos do outro lado de um dos morros que formam o Vale do café. Passamos pela Cachoeira de Ipiábas e descemos pela trilha. Logo a mata começa a fechar, tornando-se densa e de difícil acesso. Nosso guia conta o pouco que sabe sobre a misteriosa fazenda abandonada...
__ Tenham cuidado onde pisam, esse terreno está bem irregular e pelas informações, há muito tempo esse local não é visitado. Pode haver poços e cisternas descobertas.
__ Gente, de quem foi a péssima ideia de visitar um lugar como esse?!__ Henry pergunta agarrado ao braço de Emília e proferindo algumas palavras em coreano.
__ Coragem, cara! Quem sabe não encontramos um tesouro por aqui.__ Brinca um dos rapazes do outro grupo que se juntou a nós.
__ Não seria muito difícil! Li que essa fazenda é datada do início do século XIX.__ Diz Murilo, assim que passa por baixo da cerca destruída.
Logo avistamos o casarão principal destacando-se no meio do mato alto.
Apesar das ruínas, pode-se ainda identificar a arquitetura rebuscada com colunas e estátuas se deteriorando. Pintura descascada e em alguns pontos paredes queimadas. Portas e janelas coloniais com a madeira podre cedendo e parte do que sobrou do teto pendurado, quase desabando.
Tudo isso intensificado por uma nuvem cor de chumbo que se formou no céu dando um ar mais sinistro ao local.
__ Não estou tendo um bom pressentimento nesse lugar, Bruno.__ Lizandra comenta segurando o braço do marido.
__ Calma, amor. Lembra de quando visitamos aquele castelo medieval que você ficou toda cismada e no final percebeu que não tinha nada demais?__ Bruno tenta acalmar a esposa.
__ Acontece que daquela vez eu estava só impressionada. Agora não. Estou sentindo uma tristeza pairando esse lugar...
Os comentários de Lizandra não ajudam muito. E até quem não é de se impressionar fácil, ficou tenso quando o guia continuou contando a história...
__ Dizem que a fazenda foi abandonada porque ninguém conseguiu morar mais aqui desde que houve um incêndio há alguns anos no casarão conjugado. Há relatos de que os moradores podiam ouvir à noite os gritos das pessoas que morreram presas no casarão que servia de moradia para os empregados.
__ Há jornais antigos em nossa livraria que relata a história do incêndio no casarão de Vila São Miqueias. Existem especulações de que tenha sido um incêndio criminoso.__Murilo completa a informação.
__ Qual o nome desse lugar?__ De repente Bruno paralisa, como se tivesse ouvido algo importante.
__ Vila de São Miqueias. Demos a volta e saímos do outro lado do Vale. Nunca veio para essas bandas? Como morador antigo devia conhecer.__ O guia explica, mas Bruno parece não prestar atenção em mais nada.
O irmão de Bartolomeu de repente fica pálido. Permanece paralisado em frente às ruínas do prédio menor. Abre e fecha as mãos. Também não responde aos apelos de Lizandra para conversar com ela.
Não sei o que está acontecendo. Mas certeza de uma coisa eu tenho: Algo muito doloroso aconteceu nesse lugar e meu cunhado está sofrendo por isso...
__ Droga...__ Bartolomeu solta minha mão e corre até onde o irmão está. Tenta apoiar Bruno que cai ajoelhado chorando em frente ao casarão um pouco menor que o principal.
A construção também está em ruínas, mas além disso tem as paredes negras, marcadas pelos sinais do fogo que a consumiu no passado...
**************************************
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fazenda 3 Irmãos - O Casamento. Vol.2
RomanceBartolomeu e Samantha estão vindo de Boston (EUA) em lua de mel para passarem uma temporada na Fazenda 3 Irmãos. O problema é que ninguém sabe que Bartolomeu, o primogênito da família Fonseca, se casou. Isso porque o casamento foi arranjado. Tudo pl...