Capítulo 8 - Despejo

29 7 1
                                    


Não demorou muito e cortaram a luz, e eu já não tinha nem forças pra saber o que fazer e mais uma vez fiz o de sempre, deixei o destino me levar.

Agora era a contagem regressiva até os donos da casa aparecerem e eu ter que enfrentá-los, passei parte do tempo pensando no que diria a eles, Serafim por mais que visse tudo desmoronar sempre chegava caindo de bêbado e dormia logo em seguida.

Nessa época eu tinha uma melhor amiga que morava na mesma rua que eu chamada Zilu, conheci ela através de Sofia, já que minha filha Sofia se tornou melhor amiga da filha dela. Zilu sempre me ajudou muito, muitas vezes levava Sofia pra passear, me dava alguns lanches para comermos era uma verdadeira amiga. Quando contei o que estava acontecendo ela disse que eu poderia contar com ela para o que precisasse.

[...]

Chegou o momento de encarar meus problemas e chegaram os donos da casa, dois senhores de idade Sr. Paulo e Dona Jussara, como morávamos anos naquela casa, eles gostavam e confiavam na gente, e isso era um pouco confortante, já que quem sabe eles seriam mais flexíveis. Mas a realidade é muito diferente do que a gente imagina.

_Rosa, o que está acontecendo?_Falou Dona Jussara com uma cara de poucos amigos.

Nesse dia eu tinha deixado Sofia brincando na casa de Zilu e graças a Deus Sofia não teve que ouvir coisas que provavelmente a assustariam.

_Dona Jussara, Sr. Pedro, é o seguinte.._tentei controlar ao máximo meu nervosismo ao falar_Eu infelizmente não consegui pagar os alugueis atrasados e também cortaram a luz e..

_E o que mais falta? Cortarem a água ou vai me dizer que já cortaram também? _ Sr. Paulo se pronunciou interrompendo minha explicação.

_Não, ainda não cortaram, mas é que eu fiquei doente e Serafim tem bebido todos os dias e não me ajuda, mais se vocês me derem um prazo eu prometo que vou pagar e..

_CHEGA ROSA!_ Me assustei com o tom de Sr. Paulo. _ Já fomos bonzinhos demais com vocês, deixamos que morassem aqui devendo meses de aluguel, e agora vem dizer que não conseguem pagar nem a água e nem a luz, isso já é demais. E onde está o Kiko que nem se pronunciou ainda, está escondido?

_Não Sr, como eu havia dito ele tem bebido demais, passa o tempo todo na rua e chega só a noite bêbado.

_ Não podemos mais suportar isso não Rosa, temos outros inquilinos e se alugamos uma casa queremos dinheiro e, ai eu estou passando mal.

Dona Jussara começou a se sentir mal e Sr. Paulo pediu que ela fosse se deitar que ele resolveria a situação, eu estava me sentindo péssima naquele momento, tentando a todo custo segurar as lágrimas.

_Sr. Paulo, me desculpe por tudo que está acontecendo, eu não sei como mas vou te ressarcir e..

_ Já disse que não quero mais saber Rosa, eu que sinto muito mais quero vocês fora da minha casa.

_Mas Sr. Paulo precisamos de um prazo e..

_PRA QUÊ? PRA INVENTAREM MAIS DESCULPAS E MORAR DE GRAÇA? CHEGA!! EU NÃO QUERO MAIS VOCÊS AQUI!!

Sr. Paulo subiu as escadas sem nem olhar para trás. Eu o entendia, afinal era direito deles, mas poxa vida, não poderia ter sido um pouco mais humano e ter dado um prazo? O que eu iria fazer agora? Pra onde levaria minha filha?

"Meu Deus, o que eu faço agora?"

Mesmo tendo me esquecido de Deus, Ele era o Único que eu conseguia lembrar naquele momento. Esse é o maior erro que a gente comete na vida, lembrar da existência de Deus só quando precisamos de ajuda. Antes de buscar Sofia, deixei as lágrimas rolarem, é muito difícil você ser expulsa de um lugar com uma criança e seu marido viver anestesiado pela bebida.

[...]

Fui buscar Sofia, e contei a Zilu tudo que tinha acontecido e a decisão que tinha tomado. Sim nesse meio tempo de lágrimas tomei a decisão de pedir abrigo na casa da minha vó, não sei como ela reagiria, já se passaram anos e ainda por cima ela nem morava mais aqui, resolvi deixar Serafim já que ele não se importava com nada, quem sabe ele tivesse um choque de realidade já que ele não teria mais uma casa para cair de bêbado todas as noites.

_Então você vai mesmo Rosa?_perguntou Zilu.

_Sim Zilu, eu não tenho escolha. Apenas preciso de uma favor seu, temporário, se puder me ajudar.

_Sim pode falar, sabe que eu e meu marido estamos a disposição._ Zilu e seu marido sempre foram legais e humildes com a gente.

_Se você puder, poderia guardar meus móveis em sua garagem? Prometo que não será por muito tempo, vou arrumar um emprego e alugar uma casa, logo venho buscar e..

Zilu pegou em minha mão e disse:

_Rosa, fica tranquila, deixa seus móveis aqui o tempo que for necessário e eu cuidarei deles enquanto você não vier buscar.

Naquele momento, mais do que nunca percebi a grande amiga que Zilu era, uma amiga que estava lá nos bons e nos maus.

A verdadeira amizade sempre estará lá independente das condições que você se encontre, e você poderá contar com ela nos dias difíceis.

Amizade verdadeira também é dom de Deus.

---------------------Continua---------------------

Como será a partida de Rosa?

Será que sua vó vai lhe aceitar?

E Serafim (Kiko), o que vai acontecer com ele agora que não tem mais aonde morar?

Em breve saberão.

Não se esqueçam da minha estrelinha
Bjs


Aos Passos da FéOnde histórias criam vida. Descubra agora