... tinha, mas Mousqueton se considerava bem contente com a sua
Voltando ao castelo e enquanto Porthos se perdia em sonhos de baronia, d'Artagnan refletia sobre a miséria da nossa pobre natureza humana, sempre insatisfeita com o que tem, sempre desejando o que não tem. Estivesse no lugar de Porthos, ele se acharia o homem mais feliz do mundo, mas ao amigo, para ser feliz, faltava o quê? Cinco letras a colocar antes dos seus nomes todos e uma pequena coroa enfeitando as laterais da sua carruagem.
"Haverei de passar a vida inteira procurando, mas sem nunca ter visto o rosto de um homem completamente feliz", dizia ele, então, a si mesmo.
Era a reflexão filosófica a que se entregava, mas quis a Providência oferecer um desmentido. Porthos acabava de deixá-lo para ir dar algumas ordens ao cozinheiro e d'Artagnan viu se aproximar Mousqueton. O rosto do simpático intendente, afora uma ligeira perturbação que, como a nuvem de verão, mais arejava a fisionomia do que a turvava, parecia o de alguém perfeitamente feliz.
"É exatamente o que eu procurava", pensou d'Artagnan, "só que, é verdade, o pobre coitado não sabe ainda o que me trouxe aqui."
Mousqueton se mantinha à distância e d'Artagnan se sentou num banco, fazendo sinal para que se aproximasse.
— Sr. tenente — disse Mousqueton, aproveitando a permissão —, tenho um favor a pedir.
— Pois peça, meu amigo.
— Não me atrevo muito, com medo de que pense que a prosperidade me levou à perdição.
— Você, então, é alguém feliz, meu amigo.
— Tanto quanto é possível ser. No entanto, o senhor pode me tornar mais feliz ainda.
— Pois então fale e, se depender só de mim, é coisa feita.
— Puxa! Ela depende só do senhor.
— Estou esperando.
— O favor que peço é o de me chamar não mais Mousqueton e sim Mouston. Desde que tenho a honra de ser o intendente de monsenhor, assumi este nome, mais digno e que ajuda a manter o respeito dos que me são inferiores. O senhor bem sabe o quanto a subordinação é necessária à criadagem.
D'Artagnan sorriu. Porthos encompridava os seus nomes, Mousqueton encurtava o dele.
— O que diz? — perguntou, trêmulo, Mousqueton.
— Não vejo problema algum, caro Mouston. Fique tranquilo, não me esquecerei. Se quiser, posso também tratá-lo com um pouco menos de informalidade.
— Verdade? — exclamou Mousqueton rubro de alegria. — Se me fizer tamanho favor, terá minha eterna gratidão. Mas não estou pedindo demais?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vinte Anos Depois (Alexandre Dumas) - Edição Comentada e Ilustrada
AventuraAtendendo a pedidos, a Zahar lança Vinte anos depois, a continuação das aventuras de d'Artagnan, Porthos, Athos e Aramis! Com sua inigualável habilidade narrativa, costurando magistralmente história e ficção, Alexandre Dumas delicia o leitor com nov...