— Viu só? — esbravejou Porthos. — Carneiro!
— Caro sr. de Comminges — disse d'Artagnan. — Meu amigo, o sr. du Vallon, está decidido a ir aos mais radicais extremos se o sr. de Mazarino insistir em alimentá-lo apenas com esse tipo de carne.
— Inclusive declaro — acrescentou Porthos — que não comerei mais nada se não levarem isso embora.
— Levem o carneiro — disse Comminges —, quero que o sr. du Vallon ceie agradavelmente. Ainda mais porque tenho uma notícia que, tenho certeza, vai lhe trazer de volta o apetite.
— O sr. de Mazarino morreu? — perguntou Porthos.
— Não. E infelizmente posso dizer que passa muitíssimo bem.
— Que chato! — lamentou Porthos.
— E que notícia é essa? — perguntou d'Artagnan. — Notícia é iguaria tão rara numa prisão que o senhor há de desculpar, não é?, minha impaciência. Sobretudo porque deixou transparecer tratar-se de uma notícia boa.
— Não lhe agradaria saber que o sr. conde de La Fère está bem? — respondeu Comminges.
Os olhinhos de d'Artagnan se arregalaram.
— Agradaria? Muito mais que isso, ficaria muito feliz.
— Pois ele me encarregou de cumprimentá-los da sua parte e dizer que está com boa saúde.
D'Artagnan quase deu um pulo de alegria. Uma rápida olhada para Porthos resumiu seu pensamento: "Se Athos sabe onde estamos, se está nos fazendo falar, é porque em pouco tempo vai agir."
Porthos não era tão hábil em decifrar olhares, mas dessa vez, como o nome de Athos causou nele a mesma impressão que em d'Artagnan, ele compreendeu.
— Então — perguntou timidamente o gascão —, o sr. conde de La Fère o encarregou de todos esses cumprimentos para o sr. du Vallon e para mim?
— Isso mesmo.
— O senhor, então, esteve com ele?
— Evidentemente.
— Onde? Sem querer ser indiscreto.
— Bem perto daqui — sorriu Comminges.
— Bem perto daqui! — repetiu d'Artagnan, com os olhos brilhando.
— Tão perto que se as janelas que dão para a estufa não tivessem sido tapadas o senhor o veria do lugar em que se encontra.
"Está rondando em volta do castelo", pensou o mosqueteiro, que, em seguida, perguntou:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vinte Anos Depois (Alexandre Dumas) - Edição Comentada e Ilustrada
AventuraAtendendo a pedidos, a Zahar lança Vinte anos depois, a continuação das aventuras de d'Artagnan, Porthos, Athos e Aramis! Com sua inigualável habilidade narrativa, costurando magistralmente história e ficção, Alexandre Dumas delicia o leitor com nov...