O cardeal se levantou apressado e foi receber a rainha da Inglaterra. Encontrou-a já na galeria de acesso ao seu gabinete.
Tal demonstração de respeito pela rainha, vinda sem cortejo nem pompa, devia-se ao fato de ele se sentir um tanto culpado pela avareza e falta de compaixão que vinha demonstrando.
Mas quem está em posição de pedinte sabe obrigar o rosto a assumir as expressões necessárias, e a filha de Henrique IV sorria, ao se aproximar daquele a quem detestava e desprezava.
"Ah, quanta simpatia! Será que vem pedir dinheiro?", pensou de imediato Mazarino.
Instintivamente, procurou lembrar como estava o panô que disfarçava o cofre. E girou para dentro o magnífico diamante, cujo brilho atraía os olhos para sua mão, que era alva e bonita. Só que, infelizmente, esse anel não tinha o poder daquele de Giges, 314 que deixava invisível o seu dono quando ele fazia o que Mazarino acabava de fazer.
E o ministro bem que gostaria de ficar invisível naquele momento, pois adivinhava que a sra. Henriqueta queria alguma coisa: uma rainha, tratada como ele a tratava, aparecer com um sorriso nos lábios e não uma ameaça na boca, certamente vinha pedir.
— Sr. cardeal — começou a augusta visitante —, primeiro pensei em ir falar com a rainha, minha irmã, sobre o que me trouxe aqui, mas achei que assuntos políticos interessam, antes de tudo, aos homens.
— Vossa Majestade me confunde com tão grande e elogiosa distinção.
"Está sendo polido demais, será que adivinhou minhas intenções?", pensou a rainha.
Já haviam, nesse ínterim, chegado ao gabinete do cardeal e ele acomodou a visitante numa poltrona, dizendo:
— Dai vossas ordens ao mais submisso dos servidores.
— Infelizmente, cardeal — respondeu a rainha —, perdi o hábito de dar ordens e ganhei os da prece e da rogativa. É nesse espírito que venho e ficarei muito feliz se atender meu pedido.
— Estou ouvindo, senhora.
— Sr. cardeal, trata-se da guerra que o rei, meu marido, trava contra súditos rebeldes. Talvez ignore as lutas que se passam na Inglaterra — disse a rainha com um sorriso triste — e em breve essas lutas serão ainda bem mais decisivas do que foram até agora.
— Ignoro-as completamente, senhora — respondeu o cardeal, juntando a essas palavras um meneio dos ombros. — É terrível, mas nossas próprias guerras absorvem o tempo e o espírito desse pobre ministro incapacitado e enfermo que sou.
— Pois saiba, sr. cardeal, que Carlos I, meu esposo, está às vésperas de uma ação decisiva. Em caso de derrota... — Mazarino esboçou uma negativa — temos que pensar em tudo — continuou a rainha. — Em caso de derrota, ele espera se retirar na França e aqui viver como simples fidalgo. O que diz disso?
O cardeal tinha ouvido sem que uma fibra do rosto traísse seus sentimentos. Enquanto isso, o sorriso que estampava se mantinha igual, fingido e doce. Obrigado a responder, perguntou com sua voz mais melíflua:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vinte Anos Depois (Alexandre Dumas) - Edição Comentada e Ilustrada
AvventuraAtendendo a pedidos, a Zahar lança Vinte anos depois, a continuação das aventuras de d'Artagnan, Porthos, Athos e Aramis! Com sua inigualável habilidade narrativa, costurando magistralmente história e ficção, Alexandre Dumas delicia o leitor com nov...