O gabinete em que d'Artagnan e Porthos entraram era separado da sala onde se encontrava a rainha apenas por tapeçarias. Essa tênue divisória permitia assim que ouvissem tudo que se passava lá, e podiam também ver pela abertura entre as duas cortinas, apesar de bem estreita.
A rainha estava de pé na sala, branca de raiva, mas seu autocontrole era tal que não demonstrava qualquer emoção. Atrás dela estavam Comminges, Villequier e Guitaut. Atrás deles, suas mulheres.
À frente da rainha, o chanceler Séguier, o mesmo que, vinte anos antes, 353 tanto a perseguira, contava que sua carruagem havia sido quebrada e, vendo-se ameaçado, ele entrou de qualquer maneira no palacete de O... , que foi então imediatamente invadido, saqueado, devastado. Por felicidade, ele e o seu irmão, o bispo de Meaux, que o acompanhava, escondendo-se nas tapeçarias, conseguiram chegar a um cômodo, onde uma velha lhes deu abrigo. O perigo era tão real, com os vândalos tão próximos, que o chanceler pensou ter chegado a sua hora e se confessou com o irmão, preparando-se para morrer, caso fosse descoberto. Só que isso não aconteceu e a multidão, achando que ele havia saído por alguma porta dos fundos, se retirou, deixando livre o refúgio. Ele então se disfarçou com roupas do marquês de O... e deixou a residência, passando por cima dos corpos de um suboficial e de dois guardas que tinham sido mortos defendendo a porta de entrada.
Mazarino havia chegado durante essa narrativa e, discretamente, se pôs ao lado da rainha para ouvir.
— E então? — ela perguntou, no final dessa narrativa. — O que deduz de tudo isso?
— Que a coisa é muito grave, senhora.
— Sim, mas que conselho tem a dar?
— Teria um, mas cometendo certa ousadia.
— Pois ouse, ouse, meu senhor — disse a rainha com um sorriso amargo. — Já foi ousado antes.
O chanceler ficou vermelho e tentou dizer alguma coisa.
— Não se trata do passado, mas do presente — disse a rainha. — O senhor disse ter um conselho a propor. Qual?
— Senhora — disse o chanceler com hesitação —, seria o de libertar Broussel.
Apesar de bem branca, a rainha visivelmente empalideceu ainda mais e toda a sua expressão se crispou.
— Libertar Broussel? Nunca!
Nesse momento, ouviram-se passadas na antessala e, sem ser anunciado, apareceu o marechal de La Meilleraie.
— Ah, até que enfim, marechal! — exclamou Ana da Áustria com alegria. — Fez toda aquela gentalha pensar melhor, não?
— Senhora, perdi três homens na ponte Neuf, quatro no Halles, seis na esquina da rua Arbre-Sec e dois já à porta do palácio. Ao todo quinze. E dez ou quinze voltaram feridos. Meu chapéu foi perdido não sei onde, carregado por uma bala e, segundo toda probabilidade, eu teria ficado com ele, não fosse a interferência do sr. coadjutor, que apareceu e me tirou da enrascada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vinte Anos Depois (Alexandre Dumas) - Edição Comentada e Ilustrada
AventuraAtendendo a pedidos, a Zahar lança Vinte anos depois, a continuação das aventuras de d'Artagnan, Porthos, Athos e Aramis! Com sua inigualável habilidade narrativa, costurando magistralmente história e ficção, Alexandre Dumas delicia o leitor com nov...