PARTE 1/2
ELA
Louise e eu tínhamos mais coisas em comum do que se era perceptível para quem ousava prestar atenção. Nós duas éramos apagadas na escola por nossos próprios motivos, nós duas tínhamos questões fraternais. Ambas éramos manipuladas por nossas famílias, a única diferença era que ela aparentava gostar disso. Nos últimos anos em que fiquei com ela praticamente todos os dias percebi que surpreendentemente, não estreitamos laços. Não conseguíamos nos conhecer como deveríamos, nossos assuntos íntimos eram apenas isso. Íntimos.
Ao longo do tempo eu me considerava cada vez mais uma pessoa egoísta, muito ocupada em meu próprio processo de vencer na vida, de adquirir com muito esforço os privilégios que ela nasceu tendo. No meio disso tudo, não sobra muito tempo para Louise ser minha melhor amiga, ou o que uma melhor amiga deveria ser.
O que eu não esperava, era que Louise também estivesse vivendo o exato mesmo processo. Estava tentando vencer de seu modo, e o que era considerado vitória para ela era a estabilidade em sua família.
-O que Dale queria com você? - É a primeira coisa que Louise pergunta quando saio da aula, estava indo encontrar com ela nos armários, mas ela já estava lá me esperando.
-Bom dia. - Digo, tentando sorrir e ignorar a aflição em seu rosto. Ela me encara, os cabelos perfeitamente escovados com uma presilha brilhante na lateral.
-Maria, vocês saíram ontem depois do ensaio ou algo assim? Tipo um encontro. - O canto de seus olhos franzidos.
-Não foi nada, ele só me acompanhou até a parada de ônibus. Foi só isso.
Os olhos claros de Louise ficando alertas a cada palavra que falo, ela parece preocupada. Minha amiga massageia as têmporas com uma das mãos.
-Eu não quero que você se machuque. - Ela diz, o que me faz franzir o cenho. - Se vocês... fizerem alguma coisa. - Ela fica vermelha e desvia os olhos do meu rosto ao falar "coisa".
-E porque isso aconteceria? - Chego em meu armário e o abro, trocando os livros que estavam na bolsa com os de dentro.
-Eu conheço meu irmão. Acredite, você não quer ser Monique.
Estou confusa, eu não queria nem planejava ser namorada de Dale. Digo isso para ela, que ri e coça a testa.
-Monique e Dale não namoram. Esse é o meu ponto. Você não consegue ver?
Faço que não com a cabeça.
-Eles podem não ser namorados. - Digo, procurando algo para prender meu cabelo na bolsa. -Mas agem como se fossem. E porque essa preocupação agora? Dale nunca foi tópico de conversa entre nós.
-O que deveria fazer você se afastar ainda mais. - Ela diz, engolindo em seco, ignorando minha pergunta. -Se pra você eles são um casal, não parece de bom tom sair com alguém comprometido.
-Não estamos saindo, Louise. - Minha voz sai um pouco mais firme do que eu gostaria, contraio minha mandíbula para tentar relaxar.
Os olhos da minha amiga vão para dentro do armário e veem o livro que Dale havia me dado no dia anterior. Ela estica a mão e o pega, as sobrancelhas quase se unindo.
-Porque você está com um livro da minha casa? -Ela ri fraco, abrindo para ter certeza de seu argumento ao ver o timbrado com seu sobrenome. -Meu Deus. Ele te deu isso, não foi?
Não a respondo, estou olhando para o livro em suas mãos. É uma coleção especial com capa de couro e dedicado para seu pai na contracapa, com certeza ela deve conhecer. Pego delicadamente a obra e puxo de seus dedos, devolvendo ao armário.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Onde Reside o Desejo (Concluído)
RomanceNorte da Califórnia, 1987. Em busca de um futuro melhor, a bailarina Maria tem segredos com o objetivo de ir embora e ter mais do que a vida que lhe é proposta, ela só não esperava conhecer Dale, muito menos que ele também tivesse segredos. Na cid...