Amanheceu, o sol nasceu radiante, de certeza lá fora os pássaros entoam lindos cânticos e as folhas tremem e balançam de um lado para outro com suavidade que o vento vai os tocando.
Certamente meu espírito encontra-se perplexo, olhando para esta sociedade, que tem encarado a questão de alguns transtornos psicológicos, como frescura ou simples mania.
Hoje particularmente vim falar no assunto transtorno de ansiedade. Saiba como diferenciar o sentimento normal do transtorno que interfere na rotina diária. Principalmente países como a nossa ANGOLA, onde o acompanhamento de um psicólogo é ínfimo ou mesmo não existir, para ajudar a colmatar os inúmeros casos de transtornos presentes na vida de muita gente numa sociedade a muitas dita e achada de frustrada.
Todas as pessoas experimentam periodicamente medos e ansiedades.
O que é ansiedade?
A ansiedade é caracterizada por um medo exacerbado em relação ao futuro, com uma preocupação exagerada que distorce o cenário real, alimentando diversos pensamentos negativos.A ansiedade é uma sensação que parece estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. É uma emoção adaptativa extremamente importante pois antecipa potenciais perigos e prepara o organismo para lidar com eles. A ansiedade é caracterizada por alterações do humor e do apetite, tensão muscular, preocupações em excesso, medos irracionais, sensação de estar à beira de um ataque de nervos, aceleração dos batimentos cardíacos, tontura, sudorese, entre outros.
Quando ocorre de forma intensa e sistemática, em momentos indevidos, a ansiedade pode causar problemas para o organismo, originando os chamados transtornos de ansiedade.
A ansiedade é tão real quanto se pode imaginar e está presente no dia a dia de milhares de pessoas. Ao contrário da depressão, que pode ser coberta com sorrisos assim como uma tampa cobre a panela e não se vê o que há no seu interior, a ansiedade se faz visível ao olho nu, e alguém com uma mente ansiosa (transtorno de ansiedade) tende a sentir dor, irritação, engordar, emagrecer, tende a ter insónia, medo de tudo, se sentir incapaz e insuficiente para determinadas pessoas ou situações, e pode desenvolver depressão se não ter um acompanhamento adequado durante o processo.
Em tempos, propriamente 5 anos relacionei-me com uma garota, que era atormentada por este problema de transtornos de ansiedade, muitas vezes afetando o bom clima dentro do relacionamento, não tendo ideia como frustrante é, para quem sofre tais transtornos, sem entender por que das mudanças comportamentais, distúrbio. Infelizmente, diante de uma crise de ansiedade muitas pessoas são acolhidas apenas na teoria, hoje realidade é outra, percebi que é preciso ter ação no acolhimento, estar presente e ser compreensivo é primordial. Durante uma crise de ansiedade não peça apenas para pessoa se acalmar, mais do que mental a ansiedade é fisiológica e é real.
Talvez seja o teu caso também, estejas a conviver com pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade e não conseguindo detectar a presença da mesma, então aqui tens alguns sintomas: Angústia, maus pressentimentos, Irritabilidades, Insônia, Apetite desregulado, Inquietação constante, Pensamentos catastróficos, Falta de controle emocional.
Ansiedade é um estado normal para todo ser humano. Ela é feita para a proteção em algum momento com relação ao futuro, se torna patologia quando excede o limite do razoável.
Quando começar a vida do sujeito aí sim estaremos diante do transtorno.
Perdendo noção do certo e errado, sentindo muito medo.E quais sintomas físicos podem estar associados?
Taquicardia
Sudorese
Falta de ar
Boca seca
Formigamento
Náusea
Tremores
Tontura
Urgência para ir ao banheiro.O transtorno de ansiedade vai atrapalhar o seu desempenho nas rotinas diárias, quer seja em casa, na escola ou no trabalho. Sendo dessa forma necessário um tratamento para retornar a nossa ansiedade ao patamar fisiológico. O tratamento da ansiedade exige diagnóstico adequado, feito por profissionais qualificados da área da psiquiatria. Diagnóstico este que pode variar de acordo com cada tipo de transtorno de ansiedade.
Como todo problema de saúde, estes transtornos podem exigir diferentes modalidades de tratamento. Os tratamentos podem ser complementares, como a psicoterapia, que é fundamental para que cada pessoa reconheça como a ansiedade se manifesta em si mesma, em sua vida, e quais são os gatilhos para as crises, desenvolvendo mecanismos internos para lidar com elas.
Todos estamos sujeitos a isso, buscar entendimento na graça de Deus.
Para você que está a passar por isso quero te dizer em Josué 1:9 "Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar."
Tenha bom ânimo! E se o desânimo ameaçar chegar, ore, clame e peça ao Senhor que te reanime! O Senhor dos Exércitos está ao seu lado e nada é impossível para nosso Deus! Não temas. Creia no poder sobrenatural do nosso Deus. Ele é contigo!
Não deixe que o mundo roube os seus sonhos.
Amor de Deus é infinito 🙏🏾♥️
Ansiosamente espero que gostem e comentem, sem esquecer de clicar aí na estrelinha pra votar...
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Cicatrizar de um coração ferido
RomanceÉ um romance de fragilidade sentimental. Uma hora a tristeza torna-se alegria, frio torna quente, o sofrimento torna-se amor, uma hora o coração ferido, uma outra hora respiração acalma, cicatrizado e a alma se renova. A vida, exige uma nova versão...