Capítulo 10 - Marcelo
Ao concluir o que vim fazer no Vila Esmeraldas, me despedi do gerente. Queria voltar para a empresa para falar com a minha prima pessoalmente, mas Vagner Trindade, o gerente geral e responsável pelo bom funcionamento do hotel, me convidou para almoçar e aceitei.
Dentre os cargos que havia no hotel, o Gerente geral era o mais significativo, por assim dizer, ao ser ele quem administra todos os departamentos, assim como incentiva os outros gerentes a alcançarem as metas traçadas e ter um bom desempenho dentro dos seus setores para que o hotel ou Resort não perca clientes, ou eles saiam insatisfeitos com sua estadia.
O Gerente Geral deve conhecer profundamente o funcionamento do hotel. Por isso, esse profissional deve ter graduação ou até mesmo pós-graduação em administração e hotelaria e ser fluente em outro idioma, de preferência o inglês.
Há também o Gerente de Alimentos e Bebidas. Esse é o responsável pelo bar e pela cozinha. Deve controlar o estoque dos alimentos para nada faltar ou que nem seja comprado em excesso. Deve ter conhecimentos em gastronomia e administração: ele irá administrar o setor ao qual ficar responsável.
O outro Gerente é o da hospedagem. Ele cuida da recepção, do serviço de governança, da manutenção e da segurança do hotel. Deve conhecer bem de administração e de gestão de pessoas. Saber lidar com pessoas é o requisito fundamental para gerir esse setor. Simpatia, desenvoltura, boa oratória, empatia e saber gerenciar crises também se exige de quem quer ocupar esse tipo de gerência.
Já no departamento de Alimentos e Bebidas temos o Maître, que nada mais é que o anfitrião do restaurante. É quem deve agendar as reservas dos clientes no restaurante do hotel, coordenar os garçons e conduzir os clientes às suas mesas. O Maître deve ter especialização em gastronomia, pois em alguns casos é o responsável por elaborar o menu. Em conjunto com o Maître trabalha o Sommelier.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sommelier pode fazer muito mais do que só harmonizar vinhos. Um bom sommelier deve ter amplos conhecimentos sobre bebidas em gerais. Sejam elas alcoólicas e não alcoólicas, como vinhos, destilados, licores, cervejas, chás, cafés, água e outros. Além disso, deve conhecer sobre azeites, queijos e chocolates, por exemplo. Para isso, o sommelier também deve entender de gastronomia e ter um bom nível de inglês para se comunicar com hóspedes estrangeiros.
Outro cargo importante que compõe esse setor é o Garçom: o responsável por servir às mesas. Na falta de um sommelier, ele deve ajudar o cliente a escolher o prato, quando for solicitado. Por isso, deve ter conhecimentos básicos de gastronomia, conhecer profundamente o menu e ter inglês intermediário.
No departamento de hospedagem temos o Mordomo. Esse já se trata de um serviço de luxo, exclusivo para hóspedes de suítes Vips, visando tornar a hospedagem uma experiência única e memorável. O mordomo auxilia o hóspede em tudo, desde providenciar reservas em teatros e restaurantes até preparar banhos na banheira de hidromassagem nas suítes Vips. Deve ser uma pessoa discreta, conhecedora de regras e etiquetas. Proativa e simpática.
O outro cargo é o de governanta executiva, o profissional responsável por coordenar toda a limpeza do hotel. Para isso, deve entender de gerenciamento de pessoal e gerenciamento geral de limpeza.
Supervisora de andar: É considerada a chefe das camareiras e auxiliar direta da governanta executiva. Sua função é coordenar e supervisionar as tarefas das camareiras em seu setor de serviço. Depois vem a Camareira, profissional responsável por limpar os quartos, trocar a roupa de cama, conferir o consumo do frigobar e organizar as áreas comuns do hotel. As camareiras devem seguir uma rotina fixa durante a arrumação dos quartos, a roaming list. O software c ajuda nessa tarefa, fazendo com que nenhuma tarefa seja esquecida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
De Cara com o Amor: Uma virgem (grávida) para o CEO
Roman d'amourOlá, me chamo Thalia Albuquerque Viana e estou aqui para compartilhar minha história, uma história tão inusitada que vocês provavelmente não irão acreditar. Imaginem: você é virgem e de repente descobre que está grávida. Sim, é isso mesmo, não lera...