Antes que comêssemos alguma coisa eu exigi que ele me contasse a verdade. Não suportaria estar no mesmo lugar que ele se continuasse no escuro quanto a verdade sobre tudo._ Filho você se lembra do dia em que fui embora? _ perguntou sentando-se ao meu lado.
_ Claro, como eu poderia me esquecer? _ respondi trincando os dentes.
_ As crises da sua mãe pioravam a cada dia, mas eu não fui embora por isso, na verdade eu queria poder cuidar dela, cuidar de todos vocês.
_ E o que te impediu? _ disse tentando encontrar a resposta nos seus olhos. _ Nós precisávamos de você e no fim ficamos sozinhos. Eu fiquei sozinho! _ gritei.
_ Eu não queria que fosse assim, mas a minha presença, a minha companhia traria muitos riscos e perigos que não suportaria vê-los correndo por mim.
_ Quer que eu acredite que você é o Scofield de Prison Break? E que abandonou nossa família por que queriam usar seus dons? _ perguntei após uma gargalhada forçada.
_ Eu não sou nenhum santo e não tenho nenhuma história extraordinária de redenção _ falou pausadamente como se não tivesse se ofendido com minha piada. _ Eu sou um falsificador _ disse evitando olhar para mim, como se estivesse envergonhado. _ E trabalhei durante anos para os piores criminosos do país e do exterior, mas quando Lucy nasceu eu quis abandonar essa vida. Queria recomeçar, mas eles não queriam me perder e nem deixar pontas soltas _ disse agora concentrado nos meus olhos. _ Ameaçaram todos vocês se eu não continuasse, então inventei a história de uma tia distante com uma boa herança e fugi no meio da noite. _ disse inspecionando meu olhar. _ Fiz toda a documentação parecer real e impecável, queria ter certeza que viveriam bem sem mim, mas o estado mental e emocional da sua mãe pioraram...
_ Ela não resistiu _ o interrompi, lembrando das crises frequentes dela.
_ Eu sei que magoei você e sei que nenhum estranho foi capaz de te fazer sentir melhor _ ele segurou minha mão. _ Nenhum me fez sentir também.
_ Eu inventei para mim mesmo que você era só um bêbado que nos deixou, e saber sua história agora não muda o que eu senti naquela época e nem o que eu sinto agora.
_ Sinto muito por isso_ disse se levantando. _ Mas eu nunca os abandonei realmente. _ Ele foi até sua mala e retirou meu livro de dentro dela. _ Você se tornou muito melhor do que eu _ disse me entregando o livro.
Eu o peguei e verifiquei se estava intacto. Não suportaria perdê-lo também. Poderiam pensar que era apenas um livro, mas aqueles desenhos definiam quem eu era.
E eu era livre...
Eu era...
A cada página, cada traço, cada mistura de cores...
Tudo...
Eram partes de mim, aqueles seres delicados e belos marcavam com o simples toc de suas asas no ar os momentos mais importantes da minha vida.
Então não! Definitivamente aquele não era apenas um livro._ Espero que o complete, assim como nunca consegui fazer com o meu _ disse me observando.
Eu não o respondi. Na verdade eu não sabia o que dizer e ao ouvi-lo falar aquelas coisas era quase como um eco do que eu diria e de como diria. E mesmo apesar da história toda, ouvi-lo falar do passado me trazia memórias que há muito eu tinha tentado extinguir da minha mente.
Ele tinha sido um meu herói por tanto tempo, mas após sua partida eu também tinha o odiado por tanto tempo que não sabia se seria capaz de perdoar.
_ O avião estará pronto pela amanhã _ disse enquanto lia uma mensagem no celular.
No fim, apesar de todas as divergências, eu decidi ser prático. Afinal aquela era minha única chance de ser livre de novo e por mais que houvesse mágoa e rancor, eu precisaria dele para ir para longe de tudo aquilo.
Como um homem livre em outro país, eu teria a chance de provar minha inocência. Eu poderia pensar melhor nos detalhes daquela noite se não sentisse o medo de ser enjaulado de novo a cada instante.
_ Temos que descansar para amanhã _ disse meu pai deitando em uma das camas.
Eu fiquei sentado no mesmo lugar com meu livro nas mãos e quase que instintivamente abri na borboleta 88 e me lembrei da Amanda. Me lembrei de seu sorriso e dos momentos surreais que passamos juntos. Momentos esses que estariam imortalizados por aquela borboleta rara.
Me dei conta que talvez eu nunca mais a veria. Eu estava indo para fora do país e não fazia ideia de onde ela poderia estar.
Só podia vê-la nas minhas lembranças e me concentrei nisso para suportar tudo que estava acontecendo. Para suportar a volta do meu pai, a fuga da cadeia e todos os problemas qua eu tinha certeza que ainda estariam por vir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Colecionador de Borboletas
Mystery / ThrillerAmanda é uma modelo de sucesso em Nova York, que se vê perdida num mundo em que muitas garotas sonham em viver. Após ler um livro inspirador, ela decide copiar a personagem principal e foge para a Chapada Diamantina, onde ainda no caminho conhece...