Uma semana se passara, desde a visita à Bolha. Eric não parava de pensar no que acontecera. Mais especificamente, no que fora dito. A ideia de dar uma chance aos sentimentos ganhara força – ao ponto de, vez ou outra, pegar-se sorrindo. Não tinha, entretanto, certeza do que faria.
Acabara de sair da aula de geografia espacial, onde o professor Jaihus – membro de uma raça humanoide de pele azulada e cabeça larga que lembrava um besouro - tinha ensinado questões interessantes sobre a Via Láctea. Chegaram ao Salão de Refeições antes da maioria da Ordem, de modo que puderam escolher bons assentos.
- Senhor¿ - Desligado chamou a atenção de Eric, após se sentarem.
- Diga, Ligs.
- O senhor tem estado estranho durante a última semana. Gostaria de conversar sobre isso¿
Eric franziu o cenho.
- Generosidade sua, Freud, mas eu passo.
- Freud¿ É um novo apelido, senhor¿
Eric gargalhou.
- Não, Ligs. Freud foi um terráqueo muito importante ... esquece!
Desligado ficou em silêncio - Eric sabia que ele estava fazendo uma pesquisa em seu banco de dados. Depois de algum tempo, retomou a palavra.
- Sigmund Freud. Viveu entre os séculos XIX e XX, tempo em que a histeria se afirmava como um dos maiores desafios à psiquiatria. Estudou-as profundamente – além de ter se dedicado a outras formações psíquicas. Através destes estudos, fundou a psicanálise ... – Desligado interrompeu-se por um momento – Senhor, estou equivocado ou você estava fazendo uma piada¿
- Isso aí, Ligs.
- Perdoe-me, senhor. Não tive qualquer intenção de violar sua privacidade.
- Não se preocupe.
Voltaram ao silêncio, enquanto um pequeno grupo de estudantes entrava no Salão, conversando alto. Desligado parecia inquieto e Eric sabia o porquê - quando o robô queria dizer algo, ele sempre achava uma maneira.
- Pelo amor de Deus, Ligs! Diz logo o que você tá querendo dizer!
- Muito bem, senhor. Nos últimos dias, tenho notado um padrão anormal em seu comportamento.
- Anormal¿
- Sim, senhor. Mais de uma vez eu o surpreendi rindo sozinho. Você deixou seus estudos de lado por mais de uma noite. Todas as vezes que estamos perto do Sr. Turner várias alterações significativas em seu organismo podem ser notadas ...
- Alterações em seu organismo¿ Você anda bisbilhotando meu corpo, Ligs¿
- Sim, senhor. Uma das minhas funções mais avançadas é a capacidade de acompanhar a sua saúde, caso precise de intervenção médica. Guardo um registro detalhado.
Eric arregalou os olhos.
- Mas o que estou querendo dizer é que, ao avaliar seu comportamento, só encontrei uma resposta plausível para essas mudanças: o senhor está apaixonado.
- Shh! Fala baixo!
Desligado abaixou seu volume.
- Perdão, senhor. Não quis ser indiscreto.
- Tá tudo bem, Ligs. Mas não quero falar sobre isso por agora.
- Como queira, senhor.
Ficaram em silêncio. O robô continuava inquieto, procurando uma maneira de voltar à conversa. A solução para o problema veio da porta de entrada. Louis, distraído, entrou no Salão sem perceber Eric. Depois de algum tempo, enquanto procurava por um assento, notou sua presença. O jovem acenou, chamando-o.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Todas as Estrelas Cairão do Céu
Science Fiction"Aquele era, sem dúvida, o sujeito mais esquisito que havia visto até então. Era sinistro, na verdade. Vestia-se com uma imensa capa, que o cobria até os pés. Seu corpo não parecia sólido - era feito de um gás preto, que de alguma forma permanecia d...