Trim! Trim! Trim!
Acordo ao som de um despertador insistente. A tela do relógio digital que fica na cabeceira da cama me diz que estou atrasada. Não, estou muito atrasada. O café da manhã é servido somente até às oito da e já são... dez horas! Alguém precisará esperar até a hora do almoço para se alimentar adequadamente, não é mesmo? Ah, mas o sono estava tão gostoso... E hoje é domingo! Dia de dormir um pouco mais.
Levanto da cama e me espreguiço, sem pressa pra fazer qualquer outra coisa. Caminho até a janela e me emociono com a visão da reserva de Mamirauá.
- Que lugar exuberante! - digo admirada.
Já estou aqui há alguns meses, mas não deixo de me surpreender com esse lugar todos os dias quando acordo. "Que perfeito!", é o que sempre penso, "O criador do mundo é, realmente, um gênio!".
Apesar de todas as renúncias que tive que fazer para estar aqui, deixando todas as pessoas que eu mais amo e tudo o que conheço no sul, estar exatamente onde estou, contemplando a Amazônia com os meus próprios olhos, é a concretização de um sonho. Um sonho que ele realizou.
Fecho os olhos e deixo que os raios de sol beijem o meu rosto.
"Quando você acorda pela manhã, eu estou lá!"
Sorrio com a lembrança da noite que passou. Era um sonho, mas foi uma experiência tão... real. Ainda consigo ouvir o doce som da sua voz, sentir o aroma suave da sua fragrância inigualável.
"Você jamais estará sozinha. Eu estou aqui!"
Enquanto revivo cada detalhe do sonho que tive, uma lágrima solitária rola pelo meu rosto, mas ela não representa mais o mesmo que antes. A saudade e a dor de deixar tudo para trás não me afligem mais. Em seu lugar, a esperança de que um tempo melhor, de mudanças e aprendizado, está começando pra mim.
"Quero te fazer chegar em lugares mais altos..."
Meu telefone toca e corro para atender.
- Seja a mamãe, seja a mamãe... - olho para o visor do meu smartphone e abro um sorriso amplo - Mãe! Estava pensando em você agora mesmo! Que saudade!
Conversamos por horas, relatando sobre todos os acontecimentos dos últimos dias. Ela quer saber de absolutamente tudo: se estou dormindo e comendo direito, se estou mesmo gostando do trabalho, se já fiz amigos...
- Então, filha... Você está feliz? - ela pergunta, e eu posso sentir um pouco de aflição em seu tom de voz. - Se sente realizada?
Penso por um minuto antes de responder. Eu sei que a sua preocupação é fruto da saudade que ela sente de estarmos sempre juntas e do fato de ser a minha mãe e estar sempre preocupada comigo. Apesar de também sentir muita saudade dela e de toda a minha família e amigos, sim, eu estou feliz. E realizada. Sim, eu senti medo e solidão, mas agora... tudo parece... diferente.
- Sim, mãe - respondo, afinal. -, estou feliz.
Ela sorri e diz o quanto se sente aliviada por saber que estou bem. Conversamos por mais algum tempo até que eu tenha que desligar pra não perder o almoço também. Meu estômago já deu sinais de que essa refeição não vou conseguir pular.
Enquanto me dirijo ao restaurante, já pensando em todas as delícias que me esperam, agradeço a ele mais uma vez. Por tudo. Por todas as coisas. Mas, sobretudo, agradeço pela certeza de que ele está perto. Sempre perto de mim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um Presente Especial
Proză scurtăNesse fim de ano, além de mim, você terá, pelo menos, um amigo secreto que irá participar, seja ele na família, no colégio, na universidade ou no trabalho. Certo? Existem amigos secretos de vários tipos hoje em dia. Alguns tiram o nome na hora e o p...