1° Lugar Ação - Renda-se! A casa caiu.

25 3 0
                                    

Autora: @BrunaHermínio

💎💎💎

Renda-se! A casa caiu.
Riqueza em termos de economia não quer dizer absolutamente nada, o que realmente importa é a diferença, sim, o que fazemos para fazer a diferença e não só para si próprio, mas para os outros.

Apesar da riqueza que possui, Rafael Palácio não tem o que mais importa, o apoio de seus pais, que só querem que o filho seja um médico de renome. Após a conclusão da faculdade e residência, ele toma uma difícil decisão ao aceitar ser o mais novo investigador da polícia civil, e lá, na delegacia, é onde conhece Vanessa Dutra, a mais durona subdelegada que já existiu! Que não hesita em fazer o que for para ter êxito em ocorrências diárias. Vanessa é mais que isso... Mais que uma posição na polícia, é humana como qualquer um, mas o mais importante: ela esconde um segredo.

💎Entrevista💎

O que levou você a ser escritor(a)?

Bem, eu sempre gostei muito de ler e escrever. Deseae muito nova eu ficava rabiscando em cadernos e criando letras de músicas. Aos poucos fui percebendo que eu podia criar mundos que eu sonhava viver (como um em que meu crush se apaixonava por mim). Depois que eu passei por alguns problemas pessoais, tive que buscar a escrita como uma escapatória. Assim eu pensava menos no que havia acontecido. E cada vez mais fui percebendo o quanto eu amo escrever.

Qual foi a sua maior motivação?

Minha maior motivação foi querer por no papel um pouco da minha imaginação fértil, não achava justo só eu saber daquelas coisas legais. Também queria um dia ser tão talentosa quanto as autoras e autores que eu li.

Você sempre teve esse sonho de escrever?

Para ser sincera sim. Como disse, sempre ficava rabiscando letras de músicas, poesias e histórias em cadernos. Então acabei nutrindo esse desejo de um dia poder mostrar a mais pessoas algo que eu amo tanto.

Tem algum escritor(a) que você se inspira?

Muitos. Ler sempre foi minha atividade preferida, inclusive em minha infância e adolescência que eu não tinha celular ou Internet. Gosto muito de clássicos como Machado de Assis e Aluísio Azevedo. E também tem uma autora contemporânea que eu amo muito, que é a Collen Hoover.

Qual foi seu objetivo ao escrever seu livro?

Confesso que tenho uma inclinação muito grande de escrever sobre mulheres fortes. Que lutam, atiram, são donas de si e não depositam toda sua vida na mão de outro alguém. Deixar de forma implícita uma inspiração para as mulheres que leiam.

Aí surgiu a Vanessa Dutra. Uma mulher que tem esse combo. Quando escrevi Renda-se eu tive muito medo, confesso, pois saí totalmente da minha zona de conforto. Sempre rascunhei sobre ficções adolescentes, histórias mais voltadas para esse público. Mas uma bela noite sonhei que era uma Delegada. No dia seguinte quis colocar no papel. Mesmo que fosse um gênero que eu nunca havia escrito. Tinha que me arriscar. Em Renda-se eu tentei passar um pouco de cada coisa. Como os medos e incertezas, sobre seguir em frente, sobre passado e futuro. Mostrar que ninguém é imune ao destino. Mas cabe a cada um de nós decidir se conformar ou não.

Como você descreve o seu personagem principal?

Ah, Vanessa Dutra é meu xodó. Mesmo com os problemas internos, ela continua focando em seu objetivo. Às vezes eu queria ser ela, ou ao menos um pouquinho como ela. Vanessa é forte, corajosa e meticulosa.

Já o Rafael é um mauricinho que tem a vida controlada pelos pais. Tanto que acabou esquecendo o que era realmente importante para ele, levando-o a buscar por si mesmo seu caminho. O interessante é como ele vai lidando com cada informação nova e como isso tudo o leva a compreender que nossas raízes também são importantes.

Como reagiu ao saber que ficou entre as colocações no concurso?

Nossa, foi inacreditável! Eu fiquei tão feliz que saí mandando o print para meus amigos.

Por tudo que já disse, deve ter dado para perceber o carinho que tenho por essa obra. Mas teve um momento que fiquei tão decepcionada com o que alguém de um dado concurso disse, que a deixei de lado. Tipo depressão pós-parto.

Fiquei realmente muito triste com a crítica. Sou alguém que ama críticas, mas as construtivas. Não aquelas que dão a entender que algo que você fez com tanto carinho é um lixo. Mas aí abriu as inscrições para o DW. Vi ali uma esperança de reatar os laços com minha própria essência. Quando concluí a inscrição, já havia desatado um nó interno. E ao receber a notícia que meu livro ganhou, eu me enchi de felicidade. Por isso sou imensamente grata a vocês. Por mostrar que sempre vai haver alguém que critica, mas também há aqueles que reconhecem seu trabalho duro.

Qual a maior dificuldade em escrever um livro?

No meu caso é por no papel a minha imaginação exagerada. Por isso criei meus próprios métodos para a escrita fluir, de alguma forma.

O que o autor tem que ter em mente é que vai haver momentos que ele sentará para escrever, mas vai perder o foco até com o mosquito voando. Porém tem que se manter confiante. Respirar fundo, assistir um bom dorama ou série ou filme. Relaxar. É antes que dê por si já estará formulando frases magníficas e criativas.

Quais são seus projetos para o futuro?

Muitos. Se tratando de livros, tenho dezenas de rascunhos. Às vezes até exagero. Atualmente estou tentando focar em uma que comecei no ano passado, Foi Tudo Por Você, mas que por algum motivo parei de escrever.
Ora ou outra atualizo algum rascunho. Minha meta é não parar nunca. Para não procrastinar.

No geral, ser autor é fácil ou difícil? Quais são as maiores dificuldades?

No meu caso é fácil. Pois faço por amor.

Acredito que tudo que você faz porque gosta e não por ter sido obrigado, flui naturalmente. Isso vale para tudo em nossa vida.

Fale um pouco da sua obra e que mensagem ela passa aos que leem e irão ler futuramente?

"Renda-se!" É uma obra de ação e drama. Ela envolve pessoas que por mais diferentes que sejam possuem um objetivo final semelhante: um futuro melhor.

Enquanto Vanessa tenta descobrir o que aconteceu em seu passado, Rafael busca respostas para seu futuro.

Para quem lê, percebe que a obra é um pouco densa, mas tenta mostrar as incertezas, medos e esperança do ser humano. Dando sempre o primeiro passo. Mostra também que a vida é única. Então não podemos ficar agarrados ao que não está nos fazendo bem. Temos que lutar pela nossa felicidade. Resumidamente, "Renda-se" trata de erros e acertos.

Leia e se apaixone por Rafael e Vanessa...

Entrevistas e Resenhas DWOnde histórias criam vida. Descubra agora