2° Lugar Aventura - O Despertar da Sombra

91 15 2
                                    

Autor (a): @BCavalvante
Resenha feita por Thayssa2005

💎💎💎

O conto "O Despertar da Sombra" narra a história de um garoto que toda vida foi humilhado, um bastardo. Ele queria justiça, ser reconhecido como pessoa. A vida de Ronn, como é chamado, vira de cabeça para baixo quando ele visita sua amada e tem uma péssima notícia. Uma aventura o aguardava, e nela envolve suas habilidades de espadachim.

O conto é muito bem escrito, tem um enredo emocionante que prende o leitor no mesmo, fazendo-o virar a página sem pensar duas vezes. A capa e a sinopse são coerentes com a história, apesar de que na minha opinião, a sinopse poderia melhorar um pouquinho mais. O livro apresenta uma ótima aventura e um clímax chamativo. Alguns rótulos do livro poderiam ser: Aventura, Ação, e um pouco de Romance.

É uma história que vale a pena dar uma olhadinha, ela é complexa e deixa um clima dark agradável. As cenas são bem descritas, somente o necessário, e você consegue sentir a emoção do momento.
Nesse conto também é usado palavras "diferentes", o que me surpreendeu.
Então, se estiver procurando por uma aventura envolvendo lutas, traições e emoções "O Despertar da Sombra" é o livro perfeito.

💎Entrevista💎

O que levou você a ser escritor (a)?

Comecei a escrever quando estava no ensino médio, uns seis anos atrás. Na verdade era uma leitora assídua naquela época e escrevia poemas, mas nunca me passou pela cabeça escrever um livro até que meu amigo (Rafael Marinho) começasse um e pedisse a minha opinião. Até aí, escritores eram pessoas que estavam longe da minha realidade, como astronautas ou algo do gênero kkkkkkk então eu pensei: ei, eu posso escrever um livro. E foi assim que tudo começou

Qual foi a sua maior motivação?

Para ser bastante franca, foi um desafio que recebi de um amigo meu (Pedro Ivo), que fazia algo na área da computação cerca de dois anos atrás e queria testar as habilidades para começar a desenvolver um jogo no estilo Legends of Zelda, o que significa que ele precisava de uma história para o jogo. Ele me deu literalmente três palavras e disse algo como "se vira, preciso de um roteiro" kkkkkkkkk
Eu levei o desafio a sério, embora o projeto do jogo tenha sido deixado de lado, eu continuei escrevendo o conto e para minha total felicidade, ele teve uma aceitação enorme entre os leitores e nos concursos que participei.

Você sempre teve esse sonho de escrever?

Não. Apenas quando comecei a escrever que eu percebi que queria continuar fazendo isso até morrer kkkkkk.

Tem algum escritor(a) que você se inspira?

Admiro bastante a geração atual de escritores brasileiros de literatura fantástica. Como Raphael Draccon, Renata Ventura e André Vianco.

Qual foi seu objetivo ao escrever seu livro?

Como disse anteriormente, comecei para ser um roteiro de um jogo. Mas quando o projeto inicial foi por água abaixo, eu engavetei o livro quando tinha apenas um capítulo e deixei de lado. Mais ou menos um ano depois, estava organizando meus arquivos, vi o desse livro e quis terminar. Não suporto muito a ideia de histórias inacabadas, fico com um sentimento de que destruí algo que poderia ter muita potencialidade. Meu objetivo foi apenas esse, terminar de contar uma história sobre um garoto que apesar de todo o sofrimento, escolheu ser o melhor que poderia.

Como você descreve o seu personagem principal?

Ronn tinha tudo para ser o personagem mais cruel, rancoroso e vingança da história. Afinal, ele é quem convive com o pior da humanidade diariamente, desde sempre. Entretanto, Ronn nunca prejudicou ninguém de forma deliberada, por receber o pior das pessoas, invés de se rebelar contra isso, ele entende que jamais iria querer se igualar a essas pessoas, agindo como elas. Ronn tem muito a ensinar, provando inúmeras vezes que só porque algo é aceito socialmente, não significa que seja certo.

Como reagiu ao saber que ficou entre as colocações no concurso?

Bastante feliz. Quando isso acontece, a sensação que fica é que meu esforço foi reconhecido, que eu acertei a mão na história.

Qual a maior dificuldade em escrever um livro?

Persistência, assim como tudo, não existe bom trabalho sem treino. Ainda estou aperfeiçoando a minha escrita e isso exige disciplina, rotina para escrever. Porque é através da prática e erro que você consegue passar a mensagem corretamente. Ao descrever uma cena, você quer incitar um sentimento no leitor, e isso não é fácil de fazer, exige prática.

Quais são seus projetos para o futuro?

Estou em fase de revisão e edição de um romance, e em andamento com um projeto de ficção científica e outro de fantasia. Adoraria que essas obras tenham um feedback tão bom quanto O Despertar da Sombra.

No geral, ser autor é fácil ou difícil? Quais são as maiores dificuldades?

A maior dificuldade é o tempo. Não é fácil ser autor no Brasil, não é um trabalho remunerado e na realidade, a gente é que paga pra editora pra publicar nosso livro e arca com todas as despesas (o processo contrário do resto do mundo), então muito dificilmente existem autores que vivem da profissão, exceto por aqueles que já tinham uma boa condição financeira antes. Isso significa que ser autor é conciliar a escrita com o resto da vida. Com faculdade, emprego, filhos, etc...

Fale um pouco da sua obra e que mensagem ela passa aos que leem e irão ler futuramente?

O Despertar da Sombra é uma obra de várias mensagens, ao trazer um personagem que sofreu tanto, eu não queria destacar o quanto a vida pode ser difícil, queria destacar que a gente precisa ser muito responsável com os sentimentos das pessoas ao nosso redor, a gente nunca sabe quanto mal pode estar criando e propagando em falar uma simples palavra de forma impulsiva ou deliberadamente ruim. O vilão da história jamais poderia ter o poder que ele tem se não existisse algo obscuro que ele pudesse alimentar na mente de cada um. Então são as nossas atitudes e as nossas falas que podem fazer a diferença, para o melhor, na vida das pessoas. E que muita gente precisa apenas de uma oportunidade para provar que pode ser... Grande.

Entrevistas e Resenhas DWOnde histórias criam vida. Descubra agora