Acordei no outro dia sentindo Emma deitada encima de mim e com o cabelo loiro numa bagunça total. Desvencilhei-me dela vi o rostinho se fechando em uma carinha brava e como estava com a chupeta no boca – ficava fofo! Coloquei um travesseiro no lugar que eu estava antes, ela agarrou o mesmo. Eu sorri com a cena e fui em direção ao banheiro.
Quando desci mamãe já estava acordada e pelo jeito estava atarefada na cozinha.
- Bom dia querida.
- Bom dia mamãe.
- Como foi a noite?
- Foi tudo bem. Como a senhora mesmo disse tudo ia se acertar.
- Entenda meu amor, “sua mãe sempre tem razão”.
- hahaha eu sei mamãe. E concordo plenamente.
- Marquei a consulta com o Dr Archer para as 13:00, ok.
- Ótimo mamãe.
- E temos um aniversário para ir no final de semana.
- De quem?
- Do Roland filho da Marian e do Robin.
- Ótimo, passamos para comprar um presente na volta da consulta com o Dr. Archer.
Depois do almoço arrumei Emma e seguimos para a consulta com o Dr Archer, que para a minha felicidade tratou Emma como o bebê que ela era. Conversou com ela, deu material para colorir e fez algumas perguntas para o meu bebê loiro e por incrível que pareca ficou calma - coisa que eu achei que seria impossível.
- Olha aqui Emma, tenho um lugar legal para você brincar o que acha? Dr Archer perguntou.
- Eeeeeba. Emma pode mommy?
- Claro meu amor, vai lá brincar. E ela foi feliz fazer bagunça na pequena brinquedoteca que tinha na sala.
- Então Dr Archer? Mamãe perguntou.
- Bem, pelo que conversei com ela e pelo que vocês me contaram das atitudes dela, da amamentação e da linguagem comprometida. Meu diagnóstico é Transtorno de Estresse Pós-Traumático em consequência do acidente que resultou na morte trágica dos pais e consequentemente a quebra de tudo que ela identificava como família. E um dos sintomas desse tipo de transtorno é o isolamento/ruptura da memória original.
- Ela nunca mais vai lembrar da vida que ela teve?
- Não exatamente. Mas esse tipo de sintoma no TEPT é o mais incomum e o mais drástico também.
- Esse transtorno causa dor nela? De algum modo?
Minha preocupação era só essa.
- Não, fique tranquila. Ela me parece bem feliz.
- E o que podemos fazer para ajudá-la?
- Pelo que me falaram vocês já estão ajudando, ela está bem e feliz com vocês e até te chama de mamãe, não é?
- Sim, a mommy dela. Isso é um problema?
- De modo algum. Veja, quando chamamos alguém de mãe é porque amamos e confiamos muito nessa pessoa.
- Eu amo meu bebê loiro também. Eu já estava emocionada.
- Isso é muito bom. Emma precisa de compreensão nesse momento e muito amor.
- Ela tem isso! Mamãe disse.
- Ótimo. Eu recomendo comprar livros de atividades e brinquedos educativos.
-Moooommy.
Ouvi Emma chamando e caminhando até onde eu estava sentada e logo ela estava no meu colo coçando os olhinhos.
- Com soninho meu amor?
- Uhum.
- Então dormi tá bom.
- Té lêtinho. Ela disse coçando os olhinhos de forma fofa.
- Nós já estamos indo embora meu amor.
- Mamãe, pega a chupeta dela na bolsa por favor.
- Em-emma não té ete! Fez bico apontando pra chupeta
- Pega esse meu amor, daqui a pouco a mommy já vai te dar leite, tá bom. Falei fazendo carinho no rosto dela que agora estava com um bico enorme mas aceitou a chupeta.
O Dr Archer nos observava sem falar muito.
- Você tem jeito com ela Regina.
- Tem mesmo Dr Archer, minha filha é uma mãe e tanto. Mamãe disse orgulhosa e eu corei na hora.
- Bem é só isso então. Marcamos para daqui um mês mas se precisarem de algo é só me ligar.
- Obrigada por tudo Dr Archer.
- Até mais Dr Archer. Mamãe se despediu.
Emma estava manhosa no meu colo e não queria descer de jeito nenhum. Então mamãe dirigiu até o shopping para comprarmos um presente para Roland.
- Prontinho. Chegamos meus amores. Mamãe falou olhando para o banco traseiro onde Emma e eu estávamos.
- Vamos meu amor?
Saímos do carro e Emma se agarrou as minhas pernas.
- Té tolinho mommy.
- A mommy leva você meu amor. E a peguei no colo.
- Você precisa aprender a falar não para ela querida. Mamãe disse mas estava sorrindo.
- Ahh mamãe, eu não consigo. Ela é meu bebê.
- Bebê da mommy! Emma! Ela disse para mamãe apontando para si mesma enquanto falava.
- Tá vendo mamãe. Meu bebê.