Reprodução/Instagram Yulia Taist
O albinismo é uma condição genética caracterizada pela dificuldade de produzir melanina, substância que produz a coloração de pele, olhos e cabelos. Por conta das alterações na produção de melanina, podem existir diferentes graus de albinismo, de acordo com a pigmentação.
● Albinismo oculocutâneo:
Este tipo de albinismo pode ser dividido em quatro subcategorias:○ OCA-1: as pessoas apresentam pele e cabelos brancos, além de olhos azuis no nascimento. Alguns pacientes, com o tempo, passam a produzir melanina durante a primeira infância, exibindo um aumento na pigmentação. Outros, no entanto, permanecem como estão.
○ OCA-2: o subtipo mais comum em habitantes da África subsaariana, em afro americanos e nativos americanos também. A pessoa pode apresentar cabelo loiro, ruivo, cor de gengibre ou vermelho-vivo. Os olhos tendem a ser azuis ou castanhos bem claros. A pele, branca ao nascimento, pode desenvolver sardas e pintas ao longo dos anos conforme a pessoa é exposta ao sol.
○ OCA-3: este subtipo é mais comum em negros sul-africanos, que têm cor de pele avermelhada e um pouco morena, cor de cabelo ruiva e olhos da cor de avelã.
○ OCA-4: é bastante semelhante ao subtipo 2 e é mais frequentemente encontrado em pessoas de ascendência do Leste Asiático.
● Albinismo ocular ligado ao cromossomo X:
A causa deste tipo de albinismo está relacionada a uma mutação genética no cromossomo X. Este tipo, que ocorre quase exclusivamente em pessoas do sexo masculino, é caracterizado principalmente por problemas de visão - pele, cabelo e cor dos olhos estão geralmente dentro do padrão das pessoas da mesma família - às vezes, um pouco mais claros, no máximo.
● Síndrome Hermansky-Pudlak:
Foto superior: Reprodução/Blog Heather Kirkwood
A síndrome de Hermansky-Pudlak é um tipo raro albinismo, causado por uma mutação em pelo menos um de oito genes diferentes. Curiosamente, a doença é muito mais comum em países como Porto Rico, e é caracterizada por sinais e sintomas muito semelhantes aos de pessoas com albinismo oculocutâneo, mas também pode haver ocorrência de doenças pulmonares e intestinais ou, ainda, um distúrbio hemorrágico.
● Síndrome de Chediak-Higashi:
A síndrome de Chediak-Higashi também é uma forma muito rara de albinismo, associada a uma mutação no gene LYST, responsável pelo transporte de enzimas aos lisossomos. Apresenta sinais e sintomas semelhantes ao albinismo oculocutâneo. Além disso, o cabelo é geralmente castanho ou loiro com um forte brilho prateado e a pele é geralmente branca ou acinzentada. As pessoas com essa síndrome apresentam um defeito nos glóbulos brancos do sangue, o que aumenta o risco de infecções.
O albinismo e encontrado em ambos os gêneros, independentemente de etnia, em todos os países.
Foto: Corbis Images/Patricia Willocq
📝Curiosidade:
Em países africanos como a Tanzânia e Burúndi existem casos de albinos sendo mortos nos anos recentes, pois, seus corpos seriam usados em poções e rituais, e forneceriam sucesso e saúde para o usuário. Por exemplo, na Tanzânia em setembro de 2009, três homens foram acusados de matarem um garoto de 14 anos albino e cortarem suas pernas com o propósito de venderem para feiticeiros. A National Geographic estima que na Tanzânia o corpo completo de uma pessoa com albinismo custe 75.000 dólares.
Outro sério problema é a falsa crença que relações sexuais com uma mulher albina irá curar a AIDS. Isso acarreta, no Zimbábue, estupros e consequentemente infecções de HIV.
Fontes:
Wikipédia.org
Nacoesunidas.org
Notícias.r7.com
Sbd.org.br
⚠️Esse livro é para maiores de 14 anos.⚠️Aproveite!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Heitor
Ficção AdolescenteTodos adoram uma história com um garoto complicado, e aqui você vai encontrar um pouco disso. Mas, acima de tudo, talvez você se identifique com os personagens, já que não há nada de excessivamente fantasioso no mundo adolescente que apresento. Paix...