Desde a noite anterior que não consegui para de pensar no que Margarida me tinha dito e naquele dia tinha acordado decida a confrontá-lo. Ia acabar o ano sem nada por dizer e era assim que eu achava que devia ser.
Tinha acordado e mal me tinha sentado à mesa a tomar o pequeno almoço, quando o vi passar pela porta que dava acesso à rua. Quando o alcancei ele já estava do lado de fora de casa parado perto da piscina daquela casa alugada. Daquele sítio via-se o portão da casa e o exterior da propriedade, que estava naquele momento deserta, pelo menos aparentemente. Estávamos sozinhos, o que era perfeito para a conversa que estava a planear.
-Miguel, temos de falar!
-Claro! Precisas de alguma coisa?
-Preciso sim. Quero que me expliques exatamente aquilo que se está a passar. Eu sei que há algo que te está a incomodar, e eu estou aqui para ti.
-É só isso? Não te preocupes, não é nada. Amanhã já vou estar bem melhor. -Ele tentou afastar-se, mas desta vez eu estava decidida a obter uma resposta, não ia deixar que se escapasse assim tão facilmente. Agarrei na sua mão e puxei-o de volta para onde estava enquanto falava.
-Não. Agora vais ter de me ouvir. Não me interessa que eu não tenha nada a ver com isso, vais ter de me explicar. Não é justo o que estás a fazer comigo e muito menos aquilo que estás a fazer a Margarida passar...
-Como assim aquilo que ela está a passar? Do que é que estás a falar?
-Não achas mesmo que fui a única que reparou que algo está diferente, pois não?
-Ela foi falar contigo?
-Claro que foi, Miguel. Ela achava que só eu é que poderia saber o que se passava, mas nem eu a pude ajudar. Ela está em pânico, e sinceramente eu também não estou muito longe disso. Não é justo que não fales comigo, mas é pior ainda que não o faças com ela. Ela é a pessoa em quem mais devias confiar e estás a fazê-la duvidar disso!
-Ela está a duvidar do quê, mais concretamente?
-De tudo. Está a duvidar da vossa relação, daquilo que tu sentes por ela, está a duvidar de si própria. Nós somos amigos, mas eu juro-te que se tu não resolves isto, eu não sei se te perdoou. Se tu já não sentes o mesmo, então tens de ganhar coragem para falar e explicar-lhe o que se está a passar. Não podes deixá-la nesta dúvida, estás a dar-lhe esperanças e ela no fim vai sair mais magoada. Não me parece que consigas arranjar alguém melhor que ela, e eu tenho a certeza que te vais arrepender, mas se é isso mesmo que tu queres, então tens de lhe dizer. Não podes continuar a magoá-la desta forma, não tens esse direito. Eu não vou deixar. Eu gosto muito de ti, mas ela também é importante para mim e eu não a quero ver sofrer por alguém que não a merece.
-Espera, espera não podes estar a falar a sério...
-Claro que estou, não te vou defender neste caso, não tens razão nenhuma. – A sua face demonstrava o quão surpreendido ele estava por estar a ouvir aquilo, mas eu não entendia qual era o seu espanto. Acharia ele que eu o defenderia mesmo que ele estivesse a magoar outra pessoa que me era tão próxima?
Estava tão distraída que no início não consegui perceber o que estava a acontecer mesmo à minha frente. Ele olhava-me nos olhos como se esperasse a minha reação a qualquer coisa que eu ainda não sabia o que era. Procurei na sua cara alguma pista do que ele queria que eu percebesse, mas a única coisa que conseguia perceber no seu rosto era o nervosismo que lhe parecia caraterístico nos últimos dias. Desviei o meu olhar do seu rosto e, mesmo à minha frente estava uma caixa que continha um anel. Era simples, mas lindo. Era de ouro, com uma única pequena pedra no centro, rodeada de pequenos brilhantes.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Henry White (Português)
RomanceEla é uma mulher decidida, de 23 anos, que largou o seu país por um sonho. Ele, com 25 anos, é incompreendido pela maioria. Ela continua a lutar todos os dias para conquistar o que tanto deseja. Ele desde da adolescência que já tem tudo o que sonho...