XXXIII- A UMBANDA

31 2 0
                                    


A Umbanda é uma das principais religiões atuantes no Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, os afrodescendentes a consagraram como um ritual da mesma maneira como na época do "Descobrimento do Brasil". Ela é uma religião influenciada pelo catolicismo, pelo espiritismo, pela cultura indígena e africana. É considerada também como uma religião afro brasileira e uma religião genuinamente brasileira. Teria nascido como dissidência do espiritismo que rejeitava a presença de "guias" negros e caboclos, considerados por "alguns espíritas" como "espíritos inferiores". Este evento representa, hoje, para o movimento umbandista o marco fundador da religião, um divisor de águas entre a macumba – que era compreendida na época como "baixo espiritismo" cuja prática nem sempre estava direcionada para fins elevados – e a umbanda, voltada para a prática do amor ao próximo. 

Na umbanda é uma religião oral que se formou empiricamente e é aprendida com a experiência. Nela não tem matanças nem comidas e seus rituais evitam e dispensam sacrifício de sangue. Admite-se a oferta de raízes, folhas, flores e frutos. Os seguidores podem expressar sua fé através de danças, cânticos, visitas às cachoeiras, grutas, cemitérios, rios, beira-mar. Os orixás são seres mais próximos a Deus, pertencem ao escalão do alto comando espiritual do planeta. Os pretos velhos, caboclos e crianças são espíritos ainda sujeitos a depuração através Os orixás são os santos do candomblé, grandes representantes das forças da natureza. Têm ligação direta com os elementos água, fogo, terra e ar. E tudo o que está contido neles, são da encarnação. do seu total conhecimento. Expressão Onde surgiu a expressão. O que é? Médium Espiritismo, Umbanda e Candomblé é Ser encarnado (homem ou mulher) que serve de intermediário entre o mundo físico e espiritual. Usa a faculdade mediúnica para estreitar relações com o mundo extra corpóreo. 

Mesa Branca e Centro de mesa Umbanda Expressão usada para designar Centros de Umbanda com influências espíritas. Muitos Centros de Umbanda são regidos pelo estudo da obra de Allan Kardec, contudo sem desmerecer as tradições da religião umbandista. Orixá Umbanda e Candomblé Orixá é uma entidade que está acima dos homens. Não reencarna como os demais espíritos. O que existe de comum nas religiões mediúnicas  é que elas são as manifestações dos espíritos dos "mortos" (desencarnados), embora cada uma se comporte particularmente diferente quanto a esse aspecto. Elas acreditam na reencarnação, mas isso não é o bastante para que possamos dizer que elas sejam iguais.

Na umbanda que se consolidará a partir de então, a presença da entidade no transe ritual volta-se mais para a cura, limpeza, aconselhamento dos fiéis e clientes, afastando-se de outro ideal kardecista: o de comunicação com os mortos com o fim de estender ao mundo dos espíritos atrasados e sofre dores a doutrinação evangélica caridosa; e receber dos espíritos de luz orientação para o desenvolvimento de virtudes na terra, curas do corpo e da alma, evolução espiritual dos vivos e dos mortos. A umbanda é a religião dos caboclos, boiadeiros, pretos velhos, ciganas, exus, pomba giras, marinheiros, crianças. Perdidos e abandonados na vida, marginais no além, mas todos eles com uma mesma tarefa religiosa e mágica que lhes foi dada pela religião de uma sociedade fundada na máxima heterogeneidade social: trabalhar pela felicidade do homem sofredor. Os terreiros de umbanda atendem gratuitamente a toda as pessoas e não exigem assiduidade. Também não há seleção dos visitantes, independentemente da classe econômica ou religião a qual pertença. 

Os umbandistas acreditam em um Deus único, chamado Olorum ou Zambi; para eles, devemos ter obediência a valores humanos como fraternidade, caridade e respeito ao próximo. Cultuam os orixás, manifestações divinas que se confundem com um  elemento da natureza do planeta ou da própria personalidade humana. Para eles, cada pessoa está ligada a um orixá. A ligação entre os vivos (encarnados) e "mortos"(desencarnados), se faz por meio dos médiuns. Os médiuns "emprestam" seus corpos para os guias ("cavalos") e para os orixás. Os umbandistas fazem seus cultos no templo, terreiro ou centro. 

É lá que eles sem encontram para realizar culto aos orixás e aos guias ("giras"). Na umbanda há pelo menos três graus de hierarquia, o líder do terreiro é o pai ou mãe-de-santo. No segundo grau está o pai-pequeno ou mãe-pequena, que é ajudante da liderança e assume as funções dela na sua ausência. Depois vem o corpo dos médiuns, isto é, as pessoas que incorporam durante o culto. No último grau estão os ajudantes. Estes são especializados em diversos serviços, como ajudar os médiuns durante as consultas, escrever e interpretar as receitas ou responsabilizar-se pela apresentação do espaço do culto ou pela música.

Brasil – Niterói/RJ, através do médium Zelio Fernandino de Moraes. Há sincretismo com os santos católicos, onde os mesmos são priorizados com suas orações. Exemplo: Ogum é a falange de São Jorge. Brasil. De origem africana, trazida pela influência dos escravos. Firmou-se em estados do nordeste, principalmente na Bahia, espalhando para o resto do Brasil. Comunicação com Espíritos Dá-se através da mediunidade que é a faculdade que proporciona o contato com os desencarnados. Todo Centro Espírita há cursos de formação de médiuns. A variedade de faculdades mediúnicas varia bastante, desde a superficial intuição até os fenômenos de efeitos físicos, e, em casos mais raros, visão e audição perfeita dos espíritos. A comunicação mediúnica na Umbanda é diferente do Espiritismo. 

Apesar do espírita estudar mais, o umbandista pratica mais e sem o medo e a negação muito comum entre os espíritas. As consultas com o mundo espiritual são sempre feitas através de médiuns incorporados, semi incorporados e, também, pela intuição que é repassada pelos guias. Como muita gente imagina, no Candomblé não existe incorporações de espíritos, pois são os orixás que se apresentam. Segundo o Candomblé, o orixá não passa pela vida corpórea como nós. Isto é, os orixás não são entidades como as conhecidas pelo Espiritismo e a Umbanda. O contato com o mundo espiritual é feito através do jogo de búzios. Rituais e Oferendas Não existem rituais e oferendas na Doutrina Espírita. Há rituais e oferendas aos orixás e aos guias. As oferendas são feitas em nome dos orixás. Espíritos, Deuses e Orixás Só há um único Deus. 

Algumas federações de umbanda foram criadas na época da ditadura do Estado Novo, para enfrentar a discriminação, perseguições e repressão policial, e legalizar os templos, fornecer alvarás de funcionamento e demais documentos. Para se livrar de seus opositores, alguns umbandistas passaram a adotar a expressão "espiritismo de umbanda". Buscou a legitimação dos terreiros de umbanda mediante registro na polícia e criou a Federação Espírita Cearense de Umbanda em 1953. Seu objetivo foi garantir a afirmação da religião de modo a ocupar um espaço público em Fortaleza e em outros municípios do Ceará, atingindo maior grau organizativo. Sendo o conhecimento algo prioritário em uma sociedade que se diz moderna – especificamente no Brasil republicano, urbanizado, e cuja economia girava então em torno da industrialização, era requerido esse saber legitimado, em detrimento da tradição oral. 

A umbanda absorveu do espiritismo  kardecista, as virtudes da caridade e humildade, assim fazendo-se mais ocidental que as demais religiões afro brasileiras, mas nunca completou este processo de ocidentalização, ficando a meio caminho entre ser uma religião volta da para a orientação e o esclarecimento e religião mágica. 

É kardecista esta herança da prática da caridade, que no kardecismo sequer separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos, pois estes também precisam de ajuda na sua saga em direção à luz, o desenvolvimento espiritual.

Conheça melhor as diferenças entre Espiritismo, Umbanda e Candomblé.

 Quadro de religiões Espiritismo/ Umbanda /Candomblé Em que se baseia? 

Continuidade da vida após a morte e a comunicação com os espíritos. 

O Espiritismo é considerado, por muitos, como a religião do futuro por ser a religião que dá esperança para a pessoa continuar a viver enfrentando problemas ao saber que a vida continua e que tudo aqui é um grande aprendizado. Onde surgiu? Surgiu na França, codificada pelo estudioso Allan Kardec, a partir da publicação de "O Livro dos Espíritos", em Paris, no ano de1857. Espíritos são criados seres simples e ignorantes que através da experiência da Reencarnação adquirem evolução.



Senhor Exu Pinga FogoOnde histórias criam vida. Descubra agora