Completava seis meses, após aquela noite que resgatamos Belona, eu agora estava na Espanha depois de desbancarmos mais dois cativeiros. Haras havia voltado para sua sociedade e eu iria conhecer o trabalho que essas mulheres desenvolviam. Queria poder me engajar em coisas mais sublimes e de maior nível. Estava pensando em deixar minha fortuna para a sociedade, pois eu sabia que podia morrer a qualquer momento, vivia de fora perigosa, uma hora ou outra podia ser vitima de alguma vingança. então procurei um tabelião na cidade e listei meus bens e doei em vida a maioria ficando apenas com o dinheiro e com o que me rendia renda de imediato... Seguiria a divisa de Portugal com a Espanha, local onde a sociedade mantinha a matriz do lar de Haras. Mas antes eu pretendia visitar Joana, ele e Belona viviam em terras distantes na Espanha, ela tinha sido convidada a viver com as damas da noite, mas ela não quis, sua mente ainda estava perturbada com tudo que viveu...Então eu viajava a quatro dias na estrada que me levaria ate as terras e que as duas haviam se alojado após aqueles dias.
Joana havia mudado, não sorria mais, vivia muito quieta em seus próprios medos e angustias. Quando resolveu se enclausurar naquela terra, deixaria para trás a s noites, festas. Para ela a paz era sua maior vontade. Enquanto a carruagem corria ao galope dos cavalos minha mente vagava nas nossas conquistas, e muitas delas me traziam o desconforto pelas vidas que eu tirava, mas em minha mente registrava que era necessário, para livrar centenas de pessoas que viviam com crueldade ela tinham que ser ceifadas da face da terra, para que outros pudessem viver.
Desde que o mundo é a casa dos humanos, eles tem vivido da forma que acha que tem que ser, muitos levam a vida de maneira branda, e indo conforme a vida leva, outros levando muitos ao desespero do medo . Enquanto que outros as vítimas se deixam muitas vezes na inercia do revoltar-se, preferindo ser comandados na ignorância que ninguém pode ser dono do outro, nascemos livres e temos que ser livres, por escolha e pela vontade divina. Todos somos criados simples e ignorantes a se instruírem nas lutas e tribulações da vida corporal...
Na nossa origem , o homem só tem instintos quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas.
O progresso evolutivo se dá por etapas, com a aquisição de novos recursos intelectuais e morais, correção de erros anteriores, somando conquistas. Somos herdeiros de nós mesmos.
Conforme o estágio de nosso entendimento, formamos nossas verdades, nossas convicções, nossos hábitos, nossos condicionamentos. Essas convicções são responsáveis pela maneira como está organizado o nosso comportamento pessoal.
Naturalmente são relativas essas verdades, pois são mutáveis conforme novas experiências, novos conhecimentos adquiridos. Uma vez se dando modificação numa dessas convicções profundas, ocorre profunda reorganização interna, com mudanças comportamentais decorrentes.
Figuradamente, é como um demorado despertar de um sono profundo em que vamos nos familiarizando vagarosamente com o nosso entorno. À medida com que nos familiarizamos, agimos com mais segurança.
É o despertar do Espírito. O despertar da consciência que, ato contínuo, faz desabrochar os códigos divinos que jazem em germe em todos nós, facultando-nos mais amplo livre-arbítrio e, por conseguinte, maior responsabilidade correspondente aos atos. Criado simples e ignorante, o espírito tem como fatalidade a perfeição que lhe está destinada. Alcançá-la com rapidez ou demorar-se por consegui-la, depende da sua vontade, do seu livre-arbítrio. Serás o que pensa e planeja, pois que da tua mente e do sentimento procedem os valores que são cultivados.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Senhor Exu Pinga Fogo
EspiritualPor longos anos, o Conde Von Kurl Hansen, "Exu Pinga Fogo", espírito da linha da nossa amada Umbanda, viveu na Inglaterra no século XVI uma vida com imensa crueldade, pondo por fim na vida de muitas pessoas. Alguns mereciam dentro do seu julgamento...