22

4.2K 426 78
                                    


Lizzy

Como um jantar simples chegou àquilo?

Minha avó tinha ido pro quarto dela e Nicolau a seguiu. Liam tinha ido embora. Rebeca colocou lasanha para Pedro e Karina.

Eu ainda estava parada no mesmo lugar, sem entender como que tudo aconteceu. Era um jantar simples. Tão simples...

Olhei a salada de ovos na minha mão.

-Acho que ela precisa falar com você. -Disse Nicolau, saindo do quarto da minha avó e fechando a porta atrás de si.

Apenas assinto, ainda em choque demais.

Minha avó chorando?

Não sei se estou pronta pra ver isso.

Deixo a salada de ovos de lado. Caminhando até o quarto da minha avó.

Ela estava sentada na cama com uma caixa cheia de fotos. Me aproximei dela e sentei ao seu lado.

-Essa é você com seus pais, no natal de noventa e nove. -Ela mostra a foto. Estávamos sorrindo. -Seu avô tirou a foto. Ele amava fotos.

-Amava, sim. -Concordo, com cautela.

-Aqui está você e ele. -Ela mostra outra foto. -Ele era um homem bom.

-Era, sim. -Digo. O nó se formou na minha garganta de imediato.

-Seu namorado ligou? -Ela pergunta, olhando outra foto.

-Não.

-E você ligou para ele? -Ela me encara.

-Não. -Meus olhos começavam a se inundar.

-Deveria ligar. -Ela sorri para uma foto. -Veja. Eu e seu avô estávamos dançando. Nosso aniversário de dez anos de casados.

-Vocês pareciam felizes.

-Fomos muito felizes, sim.

Engulo o nó.

-Eu sinto muito pelo que Liam disse... -Começo, com o queixo tremendo.

-Não, querida. Está tudo bem. -Ela põe a mão sobre a minha. -Está tudo bem, mesmo. -Seus olhos estavam húmidos, mas seu sorriso era sincero.

-Ele foi evasivo e indelicado. -Digo.

-Mas não estava errado. -Disse ela. -Liam não queria ser inconveniente, eu percebi. Ele só estava curioso para saber.

-Ele é um pouco curioso sobre as coisas. -Concordo. -Mas ele fez você chorar...

-Liam é realmente curioso. Mas depois que parei pra pensar a pergunta dele era válida. Ele queria saber como acontece... talvez ele estivesse preocupado. -Ela solta, o que me pega totalmente de surpresa.

-Preocupado? -Questiono. Será que eu não notei algo em tudo aquilo?

-Tem muitas coisas que você não me contou.

-Tem. -Concordo. Suspiro fundo. -Gosto dele, mas o começo foi tão errado, vovó. Eu gosto dele e não sei se vamos ficar juntos... E depois de hoje, não sei mesmo.

-Meu bem, você está com medo de perdê-lo, mas querida, ele está mais ainda. -Ela fala, como se eu fosse cega. Talvez míope, né. -Ele perguntou como amar outra pessoa depois de ter amado tão intensamente a passada. Ele queria saber pra ele. Não percebe?

As palavras me atingem como bala.

-Amo ele. - Digo, antes de começar a soluçar.

Minha avó me abraça, e afaga meu cabelo.

Precisa-se de uma esposaOnde histórias criam vida. Descubra agora