CAPÍTULO 55.

527 72 7
                                    


Sem revisão.

POV  kate.

Nas telas do cinema e da TV, as grávidas estão sempre em estado sublime, belas, felizes. Na vida real, não é bem assim. Na verdade, ela é muito mais punk: uma revolução de hormônios em que o corpo se deforma, a coluna dói, as pernas incham, o estômago se revira, a barriga coça e, a certa altura, até respirar fica mais difícil.  As coisas não eram lá as mil maravilhas depois do casamento as coisas ficaram difíceis muita coisa acontecendo ao mesmo tempo .

No terceiro mês só dizer que estava grávida para que as pessoas se lembrassem de histórias terríveis, como a da vizinha que morreu junto com o bebê. Difícil saber o que leva as pessoas a contar essas coisas, mas talvez contribuísse o fato de que eu ainda não parecia grávida. O embrião pesa cerca de 4 gramas e é do tamanho de uma uva. Irônico ser um dos momentos em que as filas exclusivas para gestantes são mais necessárias – no terceiro mês, os enjoos duram dia e noite. Náusea pode ser bom. Segundo a Universidade da Carolina do Norte, mulheres que sofrem enjoo no início da gravidez têm 3 vezes menos chance de sofrer aborto espontâneo , por um lado me deixava tranquila já pelo outro .......

Quarto mês

Voltei a ser bonita

A barriga passou de pancinha de chope a uma autêntica barriga de grávida. O marido começou a me achar linda (e o melhor: dizia isso todo dia). As pessoas me davam lugar no ônibus e nas filas. Agora a coisa começou a ficar boa. Mas nem tanto: meu útero crescia rápido – de 9 cm até o fim da gravidez chegaria a uns 40 cm de diâmetro, 20 vezes seu tamanho original – e eu já sentia as dores dos ossos pélvicos se abrindo para a passagem do bebê. Era um festival de sensações esquisitas: pontadas no quadril, pressão no ventre (como se alguém me empurrasse para trás) e muita coceira no abdome, sinal de que a pele se esticava. Tenho 1,75 m de altura e meu peso ideal é 65 kg. Mais ou menos.  Os médicos recomendam que se ganhe apenas 9 kg durante a gravidez. Mas até o fim eu engordaria 15 kg. Desesperada, segui todos os conselhos para evitar estrias, varizes, flacidez. Usei hidratantes para gestantes, entrei na hidroginástica, comprei meias antivarizes (um verdadeiro instrumento de tortura). E no fim descobri que o que pesa mais é a genética é graças a  deus a minha era otima . No ultrassom deste mês, descobri que o feto na minha barriga era uma menina . Claro que Elliot enlouqueceu é Christian amou a notícia.

Grávidas não precisam comer por 2. A média de calorias recomendada durante a gestação é cerca de 2 mil, o mesmo de uma pessoa normal. O feto já pesa 35 vezes mais do que no mês anterior. Mas aí veio os problemas com a Ana todos ao meu redor tentaram de todas as formas me deixar de fora , até por que o momento para mim não era um dos melhores .

sétimo mês

Ai, minhas costelas

A reta final é uma época de exames chatos. Como a curva glicêmica, para detectar a diabetes gestacional. Para medir a capacidade do meu corpo de  processar glicose, me fizeram tomar 200 ml de glicose pura. É rosa e mais doce do que o pior refrigerante que você puder imaginar. Apesar do sofrimento, passei na prova. Estranho saber, mas nessa fase a bebê já está tão completo que havia unhas e cabelos dentro da minha barriga. Ela passava o dia nadando em líquido amniótico (também bebia o líquido, que é doce, fazia xixi lá dentro e depois bebia de novo). Rodopiava, chutava, socava. Eu sentia cada um daqueles movimentos, e era bem divertido. A não ser quando ela chutava minhas costelas com tanta violência que me dava um susto. Ou quando passava a noite inteira zanzando dentro de mim enquanto eu tentava dormir. Aliás, de todas as dezenas de conselhos que as grávidas ouvem sem pedir, um dos mais frequentes é dormir muito (porque depois que o bebê nascer…) Mas como? Além dos chutes, eu também acordava 3 a 4 vezes por noite para ir ao banheiro.

NO RITMO DO AMOROnde histórias criam vida. Descubra agora