Capítulo IX

711 115 97
                                    

Antes de começar o leilão, Julieta foi chamada ao palco para breves palavras, ao som dos aplausos dos presentes ela se levantou de sua cadeira ao lado de Diego e sorrindo caminhou até o palco. Seu coração batia forte conforme se aproximava do tablado, apesar de estar acostumada a falar em frente aquelas pessoas nas reuniões, daquela vez seria diferente, ela não estava ali para falar de negócios e investimentos, mas sim sobre a mulher que mudou sua vida: sua mãe adotiva.

– Sejam todos bem-vindos ao nosso leilão – ela começou. – Agradeço a presença de cada um nessa noite que significa muito para mim. Acredito que muitos de vocês conheceram Eleonora, uma mulher incrível em todos os aspectos, doce, gentil, acolhedora e com um coração generoso. Ela fazia os eventos beneficentes porque acreditava que o altruísmo muda o mundo, eu tenho certeza que o mundo melhorou depois da existência dela, a minha vida tomou um novo rumo a partir do dia que essa mulher se tornou minha mãe. – Julieta deu uma pausa para segurar as lágrimas – Hoje o projeto Eleonora Martinez sai do papel para ajudar quem mais necessita, os valores arrecadados nessa noite serão destinados a diversos orfanatos na Espanha e América Latina, por isso conto com a generosidade de vocês para termos doações significativas na vida de diversas crianças. Obrigada.

A garota deixou o palco sob mais aplausos dos presentes retornando ao seu assento, o leiloeiro convidado assumiu o microfone apresentando o primeiro item e os primeiros lances começaram a aparecerem. Diego estendeu a mão sob a mesa percebendo o quanto o discurso despertou a saudade que sentia da mãe, Julieta segurou as mãos do amigo agradecendo com um sorriso discreto fingindo prestar atenção no leilão, o garoto se aproximou de seu ouvido e sussurrou:

– Parabéns pela iniciativa, você vai fazer uma grande diferença, nós dois sabemos mais do que ninguém.

– Obrigada – ela sussurrou de volta.

Já estavam no décimo item do leilão, o único que não era um quadro, mas sim uma estrutura de gesso feita por um artista plástico de Sitge. Tinha cerca de 30cm de altura e representava uma família, duas figuras mais altas estavam unidas a outra menor como se os pais caminhassem de mãos dadas com a criança. Diego decidiu que aquele seria o presente que arremataria para Julieta, levantou a plaquinha que indicava estar dando um lance. O leiloeiro anunciou:

– Cento e cinquenta mil para o cavalheiro à direita.

Outro dos convidados também ergueu sua placa levando o valor a €160 mil, Julieta o encorajou com um olhar a dar mais um lance e ele assim o fez, ergueu cobrindo a proposta. Uma senhora de uma mesa no centro do salão também deu um lance, novamente Diego se manifestou e assim mais algumas vezes sempre com o incentivo de sua acompanhante.

Ele não sabia o quão divertido um leilão poderia ser, cada vez que cobriam sua oferta seu coração acelerava antes de dar uma contraproposta, o rapaz não disfarçou o sorriso ao arrematar o item pela quantia de €320.000, como em todos os itens, os outros participantes do leilão aplaudiram a aquisição enquanto o item era substituído pela próxima peça. Satisfeito o rapaz olhou para Julieta como se perguntasse o próximo passo.

– Agora aguardamos o fim do leilão para retirar a peça e efetuar o pagamento – ela explicou, – mas não se preocupe com isso, Santiago se encarrega dessa parte.

Diego assentiu indicando que tinha entendido. Os lances continuaram até que todos os artigos fossem leiloados, certamente o valor arrecadado até então estava na casa dos milhões, porém ainda faltava o momento mais divertidamente embaraçoso da noite, o leilão dos Garotos de Ouro como as senhoras gostavam de chamar.

Conforme Julieta havia explicado para Diego, os homens se retiravam das mesas para beber e fumar seus charutos caros sem se importar com a forma que suas esposas e filhas escolhiam para se divertir. Os rapazes a serem "vendidos" permaneciam em seus lugares até que uma das senhoras o acompanhasse até o palco para que fosse anunciado por uma velha loira de voz estridente chamada Blanca.

Café e CEO [hiato]Onde histórias criam vida. Descubra agora