Ela
Carla Brito, a vice-diretora, bate à porta do escritório de Isabela, que se encontra debruçada sobre vários livros grossos abertos esparramados pela larga mesa.
Passa das 14h. O pai da aluna explicara, quando a vice marcara a reunião, que cuida da filha sozinho, além de trabalhar com vendas em uma loja de móveis, e não podia se demorar muito. A vice passara o pedido dele para Isabela, que prometeu que seria breve, pois somente quer tirar algumas dúvidas para poder atender a criança da forma que ela realmente necessita. Como a doença que ela porta é muito rara e sem cura, precisa ser mais cuidadosa do que o normal.
–– O pai da Alice já está aqui –– Carla diz, erguendo o canto dos lábios de leve para cima.
–– Pode pedir para ele entrar, por favor –– responde a nutricionista, fechando alguns dos volumes para tentar organizar o móvel. –– Quer participar da reunião também?
A mulher nega com um aceno.
–– Tenho algumas tarefas para terminar. Quando você preencher o relatório sobre a alimentação dela, pode me dar uma cópia?
–– Claro, dona Carla.
A mulher assente e encosta a porta, que recebe algumas batidas firmes segundos depois. Isabela a abre.
–– Olá –– cumprimenta. –– Fique à vontade. A vice-diretora informou o motivo da reunião?
–– Olá, sim –– fala ele, adentrando a sala. O pai da aluna não é muito alto, seus olhos castanhos ficam exatamente na altura dos de Isabela. A pele é clara, os cabelos são finos e escuros, e ele mantém um sorriso afável na boca. –– Sobre a alimentação da Alice.
–– Isso. Prometo que serei rápida, só preciso tirar algumas dúvidas. Sente-se, por favor.
O pai de Alice chama-se Samuel. Ele conta um pouco para a nutricionista sobre o desafio que é cuidar de uma criança com fenilcetonúria sozinho, e que desde quando a menina fez o teste do pezinho e ele descobrira sobre a doença, já fora orientado por pediatras especializados e teve que sair do emprego antigo por não conseguir dar conta de tudo ao mesmo tempo. Infelizmente a mãe de Alice só arrumou uma mala e foi embora. Simples assim. E ele se viu desempregado e com uma recém-nascida que, além de precisar de todos os cuidados necessários que todo bebê precisa, ainda tinha de se alimentar com um alimento em pó especial no qual cada lata de 500 gramas custava na época quatrocentos reais, misturado com leite NAN, e cada lata de NAN custava em torno de sessenta reais antes. Cada lata do alimento em pó acabava em duas semanas, no máximo. Já a lata do leite NAN acabava em menos de um mês.
Conforme a garotinha cresce, continua o tratamento com os pediatras especializados e com este alimento em pó, mas em menor quantidade, e se tornou mais fácil para ele lidar com essa rotina desgastante e cara. Agora conseguira a ajuda de uma irmã, que cuida da criança quando ele precisa trabalhar até tarde.
Isabela ouve toda a narrativa com atenção, sentindo tanto fascínio por entender mais sobre a doença, compaixão pelo pai que fez (e prossegue fazendo) o possível pela filha, e pesar pela criança, que, assim como ela, também foi abandonada pela mãe quando ainda era um bebê.
–– Além disso, ela também se alimenta com cremogema e o arroz é feito com óleo de canola, ela não pode comer arroz feito com óleo de soja –– conta ele. –– Lá na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, compro todos os alimentos feitos especialmente para a condição dela. Desde linguiça fenil até pães e hambúrgueres.
Ela considera sua resposta.
–– Vou passar todas as informações para a direção, que vai passar para a prefeitura, que por sua vez, vai passar a verba para a APAE... –– ela sorri um pouco. Samuel também. –– Que vai nos enviar todos os alimentos que a Alice come. Para finalizarmos, só preciso que me fale a quantidade de absolutamente tudo o que ela consome por mês. E gostaria de pedir para me avisar com antecedência caso ela precise faltar à aula, seja por qualquer motivo, assim as merendeiras não vão precisar preparar o alimento dela e evitamos desperdício.
VOCÊ ESTÁ LENDO
#2 - Logo Após Você Partir
RomansaSequência de "Antes Que Você Vá". ____________________________________________________________________________________ Isabela Farias, uma solitária nutricionista infantil, leva uma vida corrida, sem ter tempo algum para organizar sua casa e tampouc...