DAMIANO'S POV
Após uma ronda de shows a solo na Europa e Estados Unidos como banda, eu e Vic iríamos ter mais tempo para nós os dois, como casal e duo. Lullabyes on Tour começava 2 dias após o último show da banda na América, em Washington. Os bilhetes esgotaram em todo o mundo 30 minutos após a venda, o que gerou um feedback e receita muito bons. Depois de esse tempo de cerca de 1 mês e meio em tour, começava a maratona dos festivais. Era isso mesmo que eu precisava nesse momento.
Estávamos em Estocolmo quando ela completou 25 anos. Em face time com os nossos amigos e família, cantamos os parabéns a ela com um pequeno cupcake em um restaurante reservado e uma vela comprada em uma loja aleatória por alguém do nosso staff, logo após um dos nossos concertos na Avicii Arena. Era a nossa terceira data, a terceira de muitas. À medida que o tempo passou, adicionavam ainda mais datas na nossa agenda. O que significava que a demanda era tanta que poderíamos sair a ganhar adicionando datas extras, ou shows surpresa. Se havia alguém que estava no auge da sua felicidade nesse momento era Victoria, que depois de passar por muitas tempestades, tinha começado a ver cada vez mais raios de sol passando no seu caminho. No fundo, aqueles eram os estágios do luto, que ambos estávamos passando. Elizabeth Kubler-Ross descreve eles sendo: negação e isolamento. Funciona como um para-choque, para que o sujeito se acostume com tal situação; raiva. Surge quando não é possível mais negar esse doloroso facto e há um sentimento de revolta. Tipo, "Porquê eu e não outra pessoa?"; barganha. Quando começamos a ter esperança de uma cura ou de um prolongamento da vida, em troca de ações que promete fazer; depressão. 2 palavras podem descrever isso. Solidão e saudade; aceitação. Após experienciar sentimentos e angústias enormes, raiva pelos que não são obrigados a enfrentar a morte e lamento, a pessoa conseguiu vencer isso tudo, e agora, a saudade se torna mais sossegada, se sente mais em paz e começa a ter condições de se organizar na vida. O sentimento que todos esses estágios têm em comum é a esperança. Até porque, até os mais conformados esperam por uma cura. E a ausência de esperança é o pronúncio do fim.
Em 3 meses, vi e passei por isso tudo. Também testemunhei viver isso com uma pessoa que me é muito importante. Vi a Vic na negação assim que acordou, na raiva quando entendeu a situação, no isolamento, na barganha rezando todos os dias, no estado mais fundo da sua depressão. Agora, ainda era difícil caminhar para um caminho de aceitação. Aceitar a verdade não era fácil. E de certa forma, senti que tive de acelerar o meu luto para ajudar a Vic a fazer o dela. Porque em certas situações, acredito que se não tivéssemos passando por isso juntos, ela não aguentaria. Não estou chamando ela de fraca, aliás, ela é das pessoas mais fortes que eu já conheci, e ela própria tem noção disso.
O álbum tem 12 faixas: Heal; OTC; Rehab; Addict; sorry; tears dry; WYWS; december; home; my little love; nights; forevermore. Wish you Were Sober foi escrita por mim na mesma madrugada que ela me apresentou Rehab, Sorry, Nights e Home pela primeira vez. Estávamos na minha casa, poucos meses depois que ela quase morreu. Consigo ainda me lembrar de ela, sentada à frente do meu sofá com o fio do oxigénio passando pelo corpo dela até chegar ao seu nariz, com a guitarra no tronco, tocando os acordes enquanto tentava se lembrar da letra de algumas músicas. Escrevi WYWS com essa visão dela dos últimos meses, das bebedeiras, dos abusos, das discussões, das insónias, do choro que ouvia muitas vezes à noite do seu quarto de hotel, dizendo o quanto eu queria a ajudar e ela não aceitava, ou o quanto eu queria esquecer todas as nossas "fases más". E que isso tudo seria muito mais fácil, se ela estivesse sóbria. Essa foi a música mais forte que escrevi na minha carreira toda, e não se compara nem um pouco à Coraline. Eram pessoas diferentes, em circunstâncias diferentes. Tinha medo que viessem a descobrir um dia da história da Vic por esses meses, porque isso também significava que iria ficar cada vez mais claro que essa música era para ela, e sobre ela. Quando levamos a Coraline a SanRemo e eu revelei de quem é que eu estava falando na música... Sinto que estraguei o conceito todo da canção. Apesar de a pessoa ter aceitado a divulgação da verdade, inicialmente a Coraline era uma fábula. E continua a ser. Mas as pessoas baralharam o conceito dela, e acham que a canção é apenas para a pessoa que foi inspirada. A canção nunca foi só dela, é de todas as pessoas que tiveram o azar de encarar situações parecidas. É por isso que abraço um fã cada vez que me mostram uma tatuagem sobre Coraline. Coraline é sobre mim, sobre Thomas, sobre Ethan, Victoria. Todos nós temos uma pequena Coraline dentro de nós: uma menina que não encontra o seu espaço no mundo porquê é demasiado pura e frágil. No fundo, a Coraline representa a sensibilidade e insegurança de todos nós. Há um tempo atrás, caíram em cima da Victoria por estar sorrindo enquanto eu cantava Coraline, enquanto ainda estava com minha ex. Isso foi das coisas mais idiotas que eu já vi. Tipo, é uma canção que também ela escreveu. Porquê que ela haveria de querer fazer graça de uma coisa que ela ajudou a criar e se orgulha de isso, de algo que de certa forma ela também se identificava na altura? Essa é a razão pela qual eu e Vic concordamos em nunca divulgar o verdadeiro significado da música. Porque a partir daí, o mundo iria ver a WYWS apenas para a Vic. Mas como eu já disse, isso é estúpido. A arte é para todos, e todos têm o direito de se identificarem com artes de artistas que eles admiram. Por isso, em cada introdução aos nossos concertos, a frase "Essas músicas são para todos que já estiveram em situações de recuperação, seja qual for o contexto. Considerem-se autorizados a se identificarem com ela, e mergulhem nas músicas assim como eu e Victoria mergulhámos nelas."
"Lights will guide you home
And ignite your bones
And I will try to fix you." Fix You, Coldplay.-
oi pessoal! essa tour vai trazer muitos bons momentos, boas memórias. sou muito grata por tudo isso<3
mel.
VOCÊ ESTÁ LENDO
GOLDWING
Fanfiction"Sabe, se apaixonar por uma pessoa que você não tem intenções de se apaixonar é das formas de 𝘢𝘮𝘰𝘳 mais genuínas que eu alguma vez já conheci, e também a mais dolorosa." - história completamente fictícia, sem objetivo de desrespeitar as pessoas...