Saímos do gueto de Lódź. O vagão fora fechado , era quase de manhã , e não podíamos ver nada do que se passara depois no gueto .
No vagão só havia uma
pequena fresta para respirarmos , o resto era um breu e aquela altura meu estômago roia , a fome nos dominava .Não podíamos sequer nos mexer.Os gêmeos dormiam em pé , eu não tinha forças para mantê- Los acordados .
Era melhor assim , pois dormindo as vezes esquece- se a fome.
O vagão deu uma parada depois de uma hora e meia , vi alguns dos meus companheiros serem empurrados para um nada enquanto ainda meio grogue pelo que tínhamos vivido , eu estava junto com os gêmeos bem atrás , quase um por cima do outro .
Uma subpopulação dentro de um espaço tão minúsculo.
Ouvi um dos guardas que nos transportava gritar:
- RAUS!.RAUS! Que significava , fora , fora.
Vinte pessoas saíram, empurradas, cambaleantes , inseguras .
Eu só ouvia os tiros , tiros e tiros .
Apertei as crianças contra mim temendo o pior pois elas estavam choramingando e por mais que eu clamasse para que elas ficassem quietas , era impossível .Foram muitos os tiros .
Meia hora depois o vagão foi fechado novamente e deu a partida.
Não contei quantas pessoas tinham morrido, só imaginei pela quantidade de disparos dados e foram muitos.
Só consegui pensar em uma coisa .
Ainda estávamos vivos , mas de nada me adiantava ter esperança, podia ser que fôssemos mortos em uma outra parada.
O xixi desceu devagar por minhas pernas e aquilo me aqueceu porque o frio era congelante , mesmo com apenas uma fresta para a entrada de ar.
Deixei aquele conforto tomar conta de mim e pedi a Deus que as crianças fizessem também, e assim como eu os outros , alguns deles na verdade conseguiam fazer xixi .
VOCÊ ESTÁ LENDO
AMOR EM TEMPOS DE GUERRA
RomanceCORRIA O ANO DE 1940. MILHARES DE PESSOAS FORAM PERSEGUIDAS, ATACADAS , E MORTAS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ENTRE ELES OS ROMA, CIGANOS. APENAS 10% DA POPULAÇÃO QUE VIVIA NO PROTETORADO DA BOÊMIA E MORAVIA SOBREVIVEU AO HORROR DA ERA NAZISTA...