Continuei impressionada com a habilidade e esperteza de René e Renate para conseguir o que queria. Elas eram caladas, meticulosas e o cérebro de uma criança de onze anos , não existia mais .
O sofrimento trouxe mais maturidade para elas , mas mesmo assim eu me preocupava .
Mas é claro que elas temiam por suas vidas e isto ficou bem claro para mim quando em uma destas noites em que nos recolhia , houve uma ronda por todo o campo tendo em vista estarem em busca de fugitivos, pois naquela escuridão gélida, eles ousaram fugir .
Renate ficou horrorizada e começou a rezar baixinho acompanhada de sua irmã.
Não era comum as nossas orações , só chamávamos a Deus em pensamentos , mas oração era raro fazermos, tínhamos pouca fé.
Mas ao observar as garotas de olhos semicerrados em uma prece desesperadora , após um dos guardas da SS saírem de nosso alojamento.
Tivemos tudo revirado , fomos revistadas de todas as formas possíveis , algumas meninas que estavam conosco foram espancadas com porretes e chicotes e teve seus cabelos arrastados para obter alguma informação dos fugitivos.Ao saírem estávamos caladas e trêmulas, eu fui poupada ao informarem que estava convalescendo e que seria impossível saber alguma coisa.
Quase não colocava a cabeça para fora .
Eles não mexeram em Renate e René, que continuavam em prece. Um grande alento.
Depois de colocarem nosso alojamento em ordem para tentar descansar um pouco mais , se conseguisse tal o pavor noturno que nos acometeu. Eu me virei para as duas e perguntei :
- O que é que eu não sei meninas?
- Não queríamos preocupa- la Barbel. Quanto menos gente souber desta estoria será melhor. Você já se machucou demais, René disse.
- O que aconteceu ?sussurei olhando para os lados para não ser ouvida , mas todas estavam comprometidas com o seu próprio sofrimento.
René então falou no mesmo tom de voz que eu perguntei:
- O Otto era um dos garotos que fugiu e era quem Renate trocava as coisas e ela o deixava ele fazer certas coisas, você sabe .... e apontou para o seu sexo.
- Meu Deus ! Tapei a boca com minhas mãos trêmulas.
- E agora? Não falem nada . Alguém sabe que vocês se relacionavam?
-- Acho que não, falou Renate com ar pensativo.
- Neguem qualquer informação, Neguem tudo .
Elas balançaram a cabeça em consentimento com o que eu havia dito.
- Agora tentem dormir.
Por mais espertos que podemos ser , nunca era suficiente quando se tratava do holocausto.
Vivíamos em constante vigília para não serem punidas com a morte .
VOCÊ ESTÁ LENDO
AMOR EM TEMPOS DE GUERRA
RomansaCORRIA O ANO DE 1940. MILHARES DE PESSOAS FORAM PERSEGUIDAS, ATACADAS , E MORTAS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ENTRE ELES OS ROMA, CIGANOS. APENAS 10% DA POPULAÇÃO QUE VIVIA NO PROTETORADO DA BOÊMIA E MORAVIA SOBREVIVEU AO HORROR DA ERA NAZISTA...