Chaya se mostrou apreensiva quando me viu conversando com o soderkomando 62273 , pois me revelou mais tarde que ele era um dos prisioneiros que sabia estava ligado a uma amiga sua , eles namoravam em segredo, porque não se podia ter uma relação de intimidade em Auschwitz e eu desconfiei que era ela.
Chaya perguntou o que ele dizia:
- Não tema , eu o conheço desde que aqui cheguei . Ele é confiável. E você? O conhece?
Chaya assentiu que sim :
- Ele e uma amiga são apaixonados. Mas aqui como você sabe é impossível viver esse amor. Se um dia toda este pesadelo acabar eles se casarão.
Eu tive a certeza que a tal amiga era ela embora o 62273 nada me falara .Mas sobre o que vocês conversavam? Chaya continuou a me inquirir:
- Nada demais respondi, à minha vida antes de tudo isto começar.
Chaya balançou a cabeça e afirmou como se soubesse o que estávamos falando:
- Muito cuidado , com o que você quer fazer , aqui tudo é muito raso.
- Eu sei , mas ... obrigado por me avisar . Chaya se dirigiu a ala 24 para a sua rotina .
Eu voltei a cirzir as fardas dos prisioneiros, uma atividade que estava fazendo por ordem de pessoa do Frauher.
Talvez uma forma de me manter viva, e foi Batel em pessoa que havia me informado desta função temporária .
Eles não podiam me manter sem nada a fazer.
Não sabia o que era verdade naquela estória, mas procurei fazer o que me mandavam.
Eu estava dolorida e frustrada mas sabia que precisava estar viva , se quisesse sair dali.
Dois dias após fui surpreendida por Renate :
- Pegaram alguns dos fugitivos .
- Otto? Eu quis saber.
- Não. Nem sinal dele , Renate falou aliviada.
Mas, antes de ir ele me falou que tinha uma coisa para mim escondida lá onde estão construindo o outro campo.
- Você foi lá ?
- Sim e olha .
Vislumbrei um papel amassado das mãos dela e nele havia uma quantidade pequena de ouro, mas que garoto ! pensei, ele era muito esperto.
- Vou guardar Barbel, ninguém encontrará , vai nos servir .
Não sabia como me comportar vendo o montinho de ouro nas mãos de Renate , era ouro roubado, mas seria de grande valia.
Renate riu e fez sinal de silêncio com o dedo indicador, o que me fez dar um riso nervoso.
Era uma tarde de frio congelante . A captura de alguns dos prisioneiros dava um desânimo . Eles foram interrogados e torturados para que delatassem os que se foram na fuga, mas nada conseguiram.
Eles foram enforcados após a tortura.
Eu supliquei a Deus pelos que estavam longe e não tiveram o triste fim de seus companheiros de fuga.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AMOR EM TEMPOS DE GUERRA
RomanceCORRIA O ANO DE 1940. MILHARES DE PESSOAS FORAM PERSEGUIDAS, ATACADAS , E MORTAS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ENTRE ELES OS ROMA, CIGANOS. APENAS 10% DA POPULAÇÃO QUE VIVIA NO PROTETORADO DA BOÊMIA E MORAVIA SOBREVIVEU AO HORROR DA ERA NAZISTA...