As três horas da manhã fomos acordadas aos berros , no meu campo cigano havia homens , embora devêssemos ficar como os judeus .
Separados. Mas a verdade é que pouco se importavam .
Na chamada dos números ficávamos em pé.Renate é Renne ganharam uma caneca contendo um líquido escuro que era nosso café da manhã, bem como todos ali.
Havia entre a fila uma mãe judia com um bebê chorando nos braços, ela também tinha recebido o seu café , mas não dava para amamentar o seu filho , ela estava em total desnutrição e o bebê era um farrapo humano. Pele e osso.
Me compadeci.
Às escondidas sem que ninguém nos observasse ofereci a minha caneca rala de café para que ela tomasse.
Feito; ela logo engoliu .Dê nada adiantou eu ficar sem fome , fazendo sacrifício, pois o bebê continuava chorando.
Dias depois soube que a criança havia morrido e a sua mãe fora morta a tiros porque não puderam cessar seus gritos de dor, o que irritou os guardas , então a mataram e levaram para o crematório. Renne e Renate quando souberam do ocorrido ficaram mais quietos do que o de costume.
À noite estavam chorando e
Renate me falou pelaprimeira vez de sua mãe:
- Eu e a Renne vivíamos com mamãe até sermos pegos pelos soldados. Mamãe se foi com eles depois nos pegaram , ficamos soltos e estamos aqui.
- será que mamãe também morreu? e não a veremos mais?
- Não sei meu bem , só sei que tudo isto é muito triste . Hoje foi triste .
- Todos os dias aqui são tristes., falou Renne se aproximando para ouvir o que falávamos.
- É verdade , respondi com lágrimas na face . - É verdade mas vamos procurar não pensar para não doer mais. Vem, vamos dormir pedi.
Levei um tempo para fechar os olhos , pensando na sina que vivíamos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AMOR EM TEMPOS DE GUERRA
RomanceCORRIA O ANO DE 1940. MILHARES DE PESSOAS FORAM PERSEGUIDAS, ATACADAS , E MORTAS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ENTRE ELES OS ROMA, CIGANOS. APENAS 10% DA POPULAÇÃO QUE VIVIA NO PROTETORADO DA BOÊMIA E MORAVIA SOBREVIVEU AO HORROR DA ERA NAZISTA...