01 - Rodeo Houston

512 45 24
                                    


Texas
Estados Unidos


  Austin, capital do Texas, conhecida também como a Capital Mundial da Música ao Vivo devido sua cena musical praticamente incomparável. Essa tem sido sua casa desde os cinco anos de idade, após seus pais decidirem mudar-se de Xangai.

  A cultura peculiar e a comida de primeira linha somada às opções de atividade ao ar livre foram um grande incentivo para fazer desta cidade, seu lar; muito além de um lugar onde sua casa reside. Mas o que de fato consolidou sua paixão por esta terra foi o mundo novo que seu pai o apresentou muitos anos atrás: o mundo dos rodeios.

  Sua família vem de uma origem simples, tudo o que produziam em sua antiga casa no interior da China era destinado para consumo próprio ou para venda, obtendo assim o sustento necessário. Entre 1995 e 1996, porém, se deu início ao que ficou conhecido como Terceira Crise do Estreito de Taiwan, que foi o resultado de uma série de testes com mísseis realizados pela República Popular da China em águas circundantes de Taiwan; conflito este que se originou por volta do início do século XX, antes da explosão da Segunda Guerra Mundial.

  Devido ao conflito, a economia sofreu vários revés, consequentemente tornando difícil para os cidadãos mais simples sobreviverem. Somado a isso, existia também o temor de uma possível guerra, levando seus pais, assim como seus avós, a optarem por recomeçar suas vidas em outro lugar.

  Seu bisavô nasceu nos Estados Unidos, mas ao conhecer a mulher que seria sua bisavó, deixou tudo para trás e foi morar na China com ela, construindo família e firmando-se em Xangai. Ao decidir abandonar a China, seus pais e avós venderam seus bens e partiram rumo ao mesmo país de parte de suas origens, instalando-se primeiro em Houston, onde seus pais permaneceram por dois anos e seus avós viveram até seus últimos dias. Após, seus pais mudaram-se para Austin, onde permanecem até os dias atuais.

  Durante sua estada em Houston, seu pai descobriu uma das paixões do avô: os rodeios. Por consequência, se apaixonou também. Mesmo deixando Houston para trás, enquanto seus avós eram vivos eles os visitavam constantemente, e sempre que tinha oportunidade seu pai deixava-o com seus avós para participar da montaria de touros.
 
  Ele fez isso durante alguns anos sem o conhecimento de sua mãe, pois sabia que esta seria contra por considerar uma atividade arriscada – o que não era de todo mentira. Mas quando o levou pela primeira vez a um rodeio, em seus 9 anos de idade, essa paixão tornou-se sua também, e não demorou muito para que sua mãe viesse a descobrir o motivo pelo qual os dois escapavam de vez em quando.

  A princípio, ela foi resolutamente contra, nenhuma mãe aceitaria de bom grado ver seu filho pequeno montado sobre um touro cinco vezes maior que ele. Mas o brilho em seus olhos e a maneira que falava sobre isso pouco a pouco amoleceram seu coração, mesmo que até o presente momento ela proteste todas as vezes em que a comunica sobre suas montarias.

  Agora, vendo a cidade de seu coração passar lentamente através das janelas de seu carro, um misto de contentamento e excitação o invade. Neste momento, ele está se encaminhando a pouco mais de duas horas de viagem até chegar no destino pelo qual seu coração anseia: O Houston Livestock Show and Rodeo.

  Participar do Rodeo Houston é como um sonho para qualquer peão, pois esta é a maior exposição de gado e também o maior rodeio do mundo, um dos mais ricos eventos de rodeio profissional da temporada regular.

  Xiao Zhan tem treinado por cerca de vinte anos agora, também se dedicado aos estudos dos animais, das regras do esporte e das competições; conciliando tudo isso com sua carreira de modelo em constante ascensão. Hoje, ele já é considerado um peão de rodeio profissional, um dos melhores do país. E mesmo que nos últimos anos não tenha participado de tantas competições quanto gostaria, sua estante de prêmios ainda provoca inveja nos peões mais jovens.

Cowboy da GucciOnde histórias criam vida. Descubra agora