58-Festa de formatura (Parte II)

14 2 0
                                    

Lia

Minhas mãos suavam, em minha barriga parecia que tinham borboletas e meu coração batia tão rápido quanto a percussão de uma escola de samba.

Eu daria o discurso de fechamento daquela noite. O que a professora Mariana tinha na cabeça dela para me colocar justamente como oradora da turma? Colocar essas responsabilidade justamente em mim?

Quase levei um escorregão da cadeira quando meu nome foi chamado. Por um momento achei que os meus saltos não suportariam meu peso e treme-treme que eu estava.

Me levantei da cadeira respirando descontroladamente antes de chegar ao palanque.

Todos ali me olhando, aguardando o que eu iria falar, preparados para filmar qualquer cagada que eu faria.

Calma Lia, não pense assim.

Respira um, dois, três.

-Boa noite! – foi a primeira palavra que ousei em dizer para ninguém achar que eu teria um infarto a qualquer momento.

O público me recebeu com um boa noite e alguns dos meus colegas assoviaram e fizeram gracinhas, procurei não me importar.

-Gente eu estou muito nervosa, se os papeis começarem a cair me desculpem de verdade – tentei contar a verdade para o público arrancando algumas risada. Respirei fundo mais uma vez. – Quando a professora Mariana me pediu para eu ser a oradora da turma a primeira coisa que eu pensei foi em correr, correr bem para longe. Mas não se preocupem, eu só iria fugir até a formatura acabar não para sempre como eu pretendia. – só algumas pessoas que entenderam aquela piada interna deram risadas. – Enfim, depois de me recuperar do choque eu fiquei pensando. O que será que eu irei falar? Das pessoas que me responderam disseram: " Fácil, escreva como foi sua experiência na escola".

Tentei parar de olhar para baixo e passei a olhar para o público,

-Não é tão fácil assim. Pode ter certeza. Foram tantas coisas, tantos momentos que seria impossível eu contar tudo em apenas cinco minutos. Todos sabem que a escola é uma preparação para a vida lá fora. Um meio de socializarmos, onde fazemos nossas primeiras amizades, nossos primeiros contatos com pessoas que não seja da nossa família, onde presenciamos nossos primeiros amores... Aqui é o lugar onde um ser humano pequeno começa crescer para quando estiver pronto ser solto para poder voar. A escola não é um simples lugar em que passamos as horas estudando para enfrentar o vestibular, é o lugar onde nos faz crescer como seres humanos, a descobrirmos nosso caráter, saber em que tribo social pertencemos.

Dei mais uma pausa antes de começar o outro tópico.

-Aqui eu conheci pessoas incríveis, pessoas que me fizeram sorrir, me fizeram chorar, me incentivaram a continuar. Eu sou grata a elas. Também sou aos meus colegas que não mantive um contato mais intenso, mas que fizeram parte da minha vida eu querendo ou não. Vocês de alguma forma foram importantes para mim.

-O que eu digo a vocês é que não desistam de seus sonhos, daquilo que te façam feliz. Sua felicidade pode estar nas pequenas coisas que você faça, não se deixe levar por influencia de pais que querem por que querem que você faça uma faculdade, ou para você que seus pais não botem tanta fé de que você irá conseguir. Não coloque sua confiança e esperança nos outros, coloque em si mesmo porque se você tem autoconfiança, pronto, não tem quem te segure.

-Só estamos cumprindo mais uma etapa de nossas vidas, ainda há várias. Então não desista no meio do caminho, se lembre que você é capaz, que você irá conseguir aquilo que você quer e seja feliz. Feliz com sua família, feliz com seu trabalho e principalmente feliz consigo mesmo.

Gata IndomávelOnde histórias criam vida. Descubra agora