A turca estava incomodada com Stella:
— Lan, é difícil ser minha amiga. Talvez… seja por isso que eu perdi os meus…
— Confio que todos aqui os abandonaram. Eu os demiti, mas dá no mesmo. Nós não devemos sentir tanta culpa em abandonar o passado e seus habitantes, é como arrancar uma faca do peito de alguém que a muito tempo sofria — situou as unhas nos dentes. — Me deixe adivinhar, escola?
Sunru ficou fascinada e adoçou-se:
— Escola... tínhamos acabado o fundamental e seguimos caminhos divergentes. Eu havia sido aprovada no Virtudes Ocultas e eles foram para uma escola qualquer… — resmungou — Acho que as palavras que mais repeti naquele dia foram “Tchau” e “Adeus”. Mesmo sabendo que tem significados diferentes...
Puxa, nunca reparei que pareço uma velha falando…
Stella acreditava que indivíduos desesperados feito Sunru tendiam a ficar obcecados a confessar-se com qualquer um que as considerarem dignas de pena e autopiedade. Tudo o que a angústia precisava é de alguém que a escute, daí nascia empregos como os de Erick.
— E o que você fez? Se martirizou?
— Você sabe... temos a reputação de sermos bem soberbos com quem não é do nosso colégio. Mas eu tento ao máximo não ser assim.
— Não deveria! Isso é uma submissão desproporcional com o nosso internato! Em qualquer relação você deve ficar por cima.
— Perdão! — a otomana parecia querer se abrigar com as palmas. — É só que… reconheço que fui eu. Eu fiz a escolha… porém, ao mesmo tempo sinto uma raiva primitiva por eles não saberem a pressão que eu passo.
— Talvez Erick… — Stella socou o punho no ombro do garoto, o qual acordou confuso de um cochilo. — Ele é psicanalista. Diga para ele o que sente.
— Não sei… É como se alguém tivesse puxado uma tomada de mim, e tudo, emoção, sentimento, medo se esgotou. E agora virei uma casca. Acho que levaram os pedaços da minha alma embora e só restou a carne doente.
— Parece que é saudade.
Sunru tentou compreender meio inerte.
— Que nem nostalgia? Não é um tanto simples?
Erick rememorou que o conceito de "saudade" não existe em todas as línguas no seu mesmo potencial,e necessitou-se discriminar.
— Oh, não. A saudade traz inspiração para fazer algo novo. Já para mim, nostalgia é uma condição médica. Enquanto se pode “matar a saudade”, ao entrar em contato com algo que já foi vivenciado, a nostalgia só aumenta, pois traz recordações que jamais serão vividas novamente.
— Mas todos os momentos são únicos. "Matar a saudade" não faz sentido, porque depois vai ser como ter mais lenha para queimar. Como quando os soldados iam e viam na primeira guerra.
— Mas você não é tão velha ainda, seus amigos provavelmente ainda estão vivos, e lembre-se, vivemos em um mundo pequeno na era das conexões, onde é relativamente fácil se conectar uns com os outros, mesmo que vivam em diferentes partes do mundo — a voz dele era serena como um dia ensolarado — Em tese, qualquer uma delas está vinculada a outra por no mínimo seis elos.
Sunru, caótica, situou as luvas na bochecha.
— Seis elos? Já vi isso em algum meme ou coisa parecida...
— Essa é a ideia central da teoria dos seis graus de separação de Stanley Milgram. Se parar pra constar, somos mais propensos a criar laços com quem já faz parte da nossa rede social. É como se cada amigo abrisse um novo universo de possibilidades.
A otomana parecia espantar mosquitos de altivez.
— Isso só funciona com famosos e mídia.
— Não, isso foi provado em 1967. Num experimento, conhecido como "Mundo Pequeno", que envolveu o envio de cartas a partir de Nebraska e Kansas para destinatários em Boston. A regra era simples: cada pessoa deveria enviar a carta para um amigo que, em sua opinião, tivesse maior chance de conhecer o destinatário final...
— E o resultado?...
— A maioria das cartas chegou ao seu destino em apenas seis elos.
A turca refletiu encarando o piso.
Eu. Euzinha? Posso estar sendo asfixiada por um laço com uma francesa aleatória que é amiga de um amigo meu que conversei na festa de aniversário do meu Deniz... E através dessa série de laços, eu me conecto com qualquer outra pessoa no mundo...
Sunru levantou com os olhos meio vermelhos e esperançosos.
— E a saudade, ela tem cura?
Erick a mirou sério fantasiando com remédios antidepressivos:
— Jamais — os três pareceram tristes com a simplória verdade.
Todos os seres humanos sofreriam da mesma doença.
Stella findou o minuto de melancolia ao ativar seu súbito gênio:
— Não podemos sentir essa tal de saudade. Pessoas como nós não sentem saudade. Não sentem nada — um sentimento nacionalista apossou-se dela antes de virar-se para a turca. — Falha ao não ver que é uma boa garota. Nem merecia estar neste voo.
Sunru não interrogou a estranha formulação da frase, havia tanto tempo desde que alguém a chamou de "boa". Stella não tinha nenhuma conexão com ela pré-estabelecida e não sabia absolutamente nada sobre a mesma, ainda assim, Sunrü só pode ficar…
Excitada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ystería no Voo7300
Mystery / ThrillerOs investigadores, Emilly Christine e Arthur Nicolas, acostumados a confrontar entidades demoníacas, manifestações sobrenaturais e cultos obscuros, mergulham em uma série de acontecimentos perturbadores envolvendo o Aeroporto de Denver nos EUA, conh...