10 Ctt

153K 13.7K 1.1K
                                    

Depois do café, lavo as roupas de Isobel e as deixo secando em um varal móvel no quarto. Quando elas secam eu as tiro e dobro cada uma, deixando em um cantinho que reservei para ela no guarda roupa. Eu não tenho muitas roupas, pois perdi a maioria no incêndio, por isso espaço não foi problema algum.

Agora estamos no quarto sentadas no chão brincando de um jogo de palavras que ela acabou de inventar. Acabamos de almoçar e estamos 'fazendo uma horinha ' antes de sairmos.

-Agora chega. Vamos arrumar para sair. - Me levanto do chão e a puxo para que ela levante comigo.

- Onde nos vamos ?

- Tenho que ir na biblioteca pegar alguns livros. Depois vamos andar por aí. - não sei bem o que vamos fazer, só quero sair um pouco mesmo. Na verdade, precisamos ir a alguma delegacia. Talvez amanhã de manhã.

Tenho a impressão de que seus pais moram aqui por perto, talvez damos sorte de encontra-los sem precisar ir a uma delegacia.

-O que é uma biboteca ? -ela me pergunta.

- Bi-bli-o-te-ca - soletro - é um lugar onde se pega livros emprestados para ler.

-Livros são aquelas coisas cheias de letras ?

-sim, isso mesmo.

- Para que serve ?Pra estudar, não é?

-Serve para aprender histórias magnificas sobre o que você quiser. Sobre magia, princesas, cidades, animais e milhões de coisas.

-Princesas? -seus olhos brilham com a menção da palavra.

Por que uma criança de cinco anos não saberia o que é um livro!? Ela nunca chegou a ler histórias?

-Claro que sim. A princesa que quiser.

-Eu posso ter um livro ?

-pode sim, mas acho que não está pronta para entender as palavras. Mas vamos achar um livro pra você .

Se ela não sabe pra que serve um livro, muito provável que também não saiba ler.

-Isso parece legal.

-É muito legal. Agora vamos vestir uma roupa do seu tamanho . -Eu pego no guarda roupa uma calça rosa legue e uma blusa de umas meninas meio monstro na frente . Como eles vendem uma coisa dessa para crianças? Coloco as roupas na cama para que ela as vista e vou para o banheiro no corredor me trocar.

Quando eu volto, guardo minhas roupas sujas em uma sacola e me viro para Isobel

-Pronta? -olho para ela e paro a encara-la. Ela está com meu vestido ainda, esta como eu a deixei antes de sair do quarto- Isobel. Era pra você ter se trocado como eu disse.

-Eu sei mas... eu não sei me trocar .

- você o que ? - como assim não sabe? Uma criança aprende a se trocar ao mesmo tempo que aprende a andar. não é?

-Eu não sei me... -

-Eu entendi- eu a corto e dou uma risada de divertimento. - Vem vamos aprender isso agora então .

Ela se levanta da cama e fica a me esperar .

-ok, vamos começar tirando seu vestido. Você vai pegar a manga do vestido e a soltar até que ele caia no chão.

-Isso é fácil. - ela tira o vestido como digo, pega a peça do chão e põe em cima da cama.

-Perfeito, agora encontre o buraco maior da blusa e o enfie pela cabeça. -Ela faz como a mando, logo após a ajudo a enfiar seus bracinhos na manga e ela termina de ajeitar no corpo.

-Agora a mais difícil, a calça . - Tenho um sorriso debochado no rosto, seu jeito desengonçado de se vestir me da vontade de rir. Ela pega a calça e a coloca em frente o corpo sem saber o que fazer. - sente na cama, enfie um pé e depois o outro, aí é só puxar lá para cima.

Ela faz o que eu digo, se levanta para ajudar a levantar a calça e quase cai desequilibrada. Mas ao invés de ficar com raiva, ela começa a rir do próprio desastre.

-Você foi ótima, agora passou para o próximo nível. Consegue se vestir sozinha. O próximo nível será pentear os cabelos sozinha. Mas hoje eu faço isso para você.- não sei se levo jeito com crianças, pra falar a verdade, eu nunca experimentei, mas com Isobel tenho uma facilidade incrível de me envolver.

-Isso seria ótimo- ela pega o pente em cima da mesa e me entrega para que eu arrumasse seu cabelo.

Cinco minutos depois já estamos na rua,o sol está quente no máximo, típico dia brasileiro. vamos para biblioteca da cidade de ônibus, Isobel ainda não paga passagem então não me dará prejuízos nesse ponto. Ela segura em minha mão em todo trajeto, não a solta nem um momento. Isso me deixa sei lá. .. feliz.

Entramos na biblioteca da cidade, ela é enorme, há vários livros nas prateleiras, livros antigos e novos separados em categorias variadas e sem fim. Isobel está boquiaberta, provavelmente pela quantidade de livros em um único lugar.

-E essa é a biblioteca - digo fazendo um gesto com a mão para que ela entrasse.

-É enorme, deve ter todos os livros do mundo aqui.- ela está focando em cada canto do local. Eu sempre venho aqui porém acho que só agora, por causa dela, reparei na imensidão do lugar.

-Mais ou menos, acho que não caberiam todos os livros do mundo aqui.

-Eu posso pegar um pra mim?

-Claro que sim.- dou um sorriso. - vamos devolver estes e pegar outros

-Devolver? Pra que? Não é seu?

-Não, é emprestado. Assim todo mundo poderá ter a chance de o ler também. Vem vamos lá. -Digo a puxando para o balcão da bibliotecária.

-Oh. Olá Charlotte, demorou a voltar dessa vez. E vejo que trouxe uma linda companhia.-Olivia tem um sorriso contagiante no rosto. Ela é a bibliotecária daqui. Eu sempre que posso estou por aqui então já temos uma amizade de longa data.

-Tive alguns problemas mas já estou de volta. Essa é Isobel.

-Olá Isobel. como vai?- ela agacha para olhar nos olhos dela enquanto fala.

-Estou bem. Você é a dona de todos esses livros? -ela realmente esta interessada nesses livros

-Não meu bem, eu cuido para que eles não se percam. Eles não tem dono. São da cidade.- ela ri e ajeita o cabelo atrás da orelha.

-Ah, Charlotte disse que eu posso pegar um emprestado. É verdade?

-Claro que pode, E só sua tia colocar o livro no nome dela. Pode escolher algum na área infantil.

-Charlotte não é minha tia não, ela está sendo minha mãe de mentirinha até eu encontrar a minha família. -Eu arregalou os olhos e dou um sorriso forçado. Tenho que conversar com ela sobre sair contando isso pra todo mundo.

-É uma brincadeira que inventamos. -sorrio forçado e puxo Isobel.- vem Bel, estamos atrasando Olivia.

-É sempre um prazer te ver Charlotte, e você também Isobel. - Ela sorri seu sorriso enorme que não sai do rosto e vai organizar seus livros.

Meia Noite e Um - Completo ✔Onde histórias criam vida. Descubra agora