Nota da autora: Ei meus lindos. Aqui está um bônus insperado. Espero que gostem. Obrigada por terem chegado aqui. Vocês todos são pessoas muito especiais e cheias de luz. São todos os meus Guardiões. Ainda vou estar aqui no Wattpad para responder todas as mensagens, mas saibam que sempre vou levar no coração cada comentário, voto e incentivo que recebi aqui. Vocês que fazem a história, que fazem essa autora crescer. Sou eterna grata. Mil beijos, meu queridos leitores. Eu amo vocês. ♥
PS: se eu lembrar de mais curiosidades, coloco aqui ;)
1. Escolhi a cidade de Florianópolis para dar inicio ao livro porque minha avó materna morava em Blumenau, uma cidade próxima. E porque sou apaixonada com Floripa.
2. Tive a ideia do prólogo subitamente e, estranhamente, é um dos meus capítulos favoritos. Escrevi em cinco minutos.
3. No primeiro manuscrito Katherine não tinha essa origem brasileira. Decidi colocar isso na história para que os leitores se sentissem mais familiares da protagonista.
4. Pelo motivo citado acima, o nome de Pedro era Peter originalmente.
5. O nome de Helena e de Lúcia vieram da minha mãe, que se chama Helena Lúcia.
6. A história foi primeiramente escrita na terceira pessoa. Depois de perceber que não era isso que eu queria, mudei tudo para a primeira pessoa. E foi a melhor escolha que já tomei.
7. Todo mundo que me conhece e já leu o livro acham que Katherine, na verdade, sou eu. Por termos características físicas semelhantes. Porém não é verdade. Quero dizer, não escrevi Katherine me imaginando como ela.
8. Ao contrário de Helena na história, minha mãe é uma ótima cozinheira.
9. Por mais que o nome tenha sido inspirado, as duas também não tem nada em comum.
10. O livro A Menina que Roubava Livros é citado no primeiro capítulo porque na época em que comecei a escrever Os Guardiões estava terminando de ler o romance.
11. Se vocês prestarem bastante atenção, a cor de olhos dos Guardiões reflete o elemento que protegem: Jane tem olhos pretos como qualquer coisa após uma combustão, Katherine tem os olhos cinza como nuvens que é uma representação do ar, James tem os olhos azuis como água e Dylan verdes como folhas.
12. O endereço da "nova casa de Katherine" no capítulo 2 é na verdade o endereço da minha melhor amiga. E o número 66 é o número da minha casa.
13. Em minhas histórias gosto de colocar nomes diferentes nos personagens. Em Os Guardiões foi uma exceção. Quis nomes comuns para que os leitores pudessem acreditar que qualquer um poderia ser um Guardião. Inclusive eles mesmos.
14. Não quis colocar um nome na Organização porque eu não queria defini-los como um órgão só. A Organização está em todo lugar e pode ser qualquer pessoa. Além disso, é diferente chamar uma organização do mal de a Organização.
15. Na ideia original do livro, a Organização tinha como objetivo principal copiar os poderes dos Guardiões para que toda pessoa pudesse controlar um elemento. Porém, depois de rever pensei que esse propósito não era bem maléfico e mudei para a ideia da nova ordem mundial.
16. Todos os personagens são um pouco de mim mesma. Mas James é com quem mais me identifico.
17. Cito Elvis em dois pontos do livro (no capítulo 7 e 11) porque sou uma grande fã.
18. Para todas as cenas que envolviam procedimentos curativos consultei minha mãe. Ela já foi enfermeira.
19. Das histórias dos Guardiões é que mais gosto é da Jane.
20. Originalmente no capítulo 9, em que Kate encontra com James na piscina do hotel, ela não havia chorado. Mas eu queria fazer com que Kate parecesse mais humana. Que ela lidasse de maneira mais real com a situação. Por isso mudei.
21. Os lugares onde os elementos estão são lugares que eu adoraria visitar: Miami, Santorini e Cidade do México.
22. Precisei da ajuda de um amigo que fala espanhol fluentemente para escrever todas as falas em espanhol quando os Guardiões estão no México.
23. Katherine bêbada é um retrato de mim mesma na primeira vez que bebi #confesso.
24. Se repararem bem, Mason, o Enviado que descobriu que Jane era uma Guardiã, salva ela da Organização no capítulo 13.
25. Depois de truco, pôquer o jogo de cartas que mais me interessa.
26. A ideia de Milies ter sido um traficante de drogas veio da minha amiga Clara, a pessoa que dedico o livro. Então o capítulo que conta a história de Dylan foi praticamente feito por ela.
27. A mania de James de bater o pé no chão quando está impaciente veio de mim mesma. Sempre faço isso, mesmo sem perceber.
28. Mike é uns dos meus personagens favoritos.
29. Originalmente, escrevi que o elemento de James estava com sua ex-namorada Ângela. Os dois tiveram uma história trágica que acabou mal. Como não fazia muito sentido mudei a história depois.
30. As cenas mais difíceis de escrever foi o beijo de Kate e James, e as mortes no último capítulo. Porque são cheias de emoção e eu queria que os leitores sentissem claramente.
31. Todas as comidas citadas no livro são, geralmente, o almoço do dia que minha mãe fazia aqui em casa. Por exemplo, se minha mãe fosse servir macarrão no almoço em um dia que eu estava escrevendo então Kate estaria comendo macarrão.
32. A última frase do livro "Depois, sigo em frente" foi meio que inspirada na minha citação favorita. "Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente. Abrindo novas portas e fazendo coisas novas. Porque somos curiosos e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente." – Walt Disney.
33. Todos os nomes de ruas possuem um significado por trás. Olhem só: rua da história de Jane é Lumo. Lumo significa luz em esperanto. O fogo tem luz. E esperanto é considerada uma "língua para todos". Como Jane é a protetora do grupo, significa as suas características. A rua de Dylan é Nido. Nido, em espanhol, significa ninho. E onde os pássaros fazem seu ninho?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Os Guardiões
FantasyKatherine Johnson jamais imaginou que sua vida mudaria desde que chegou à Nova York. Até que, após completar dezoito anos, recebe uma visita no meio da noite de Janet Lopez, a ruiva misteriosa que carrega a promessa de protegê-la de um mal que a ame...