Oi, pessoal!
O texto da semana passada foi um tanto pesado e sério demais. Por isso, resolvi que vou trazer um conteúdo mais leve hoje. Tudo bem?
Como vocês já sabem, o meu livro mais emblemático, Mais Leve que o Ar, foi publicado pela editora Lote 42 numa edição de luxo depois de alcançar mais de 500 mil leituras aqui no Wattpad.
Mais Leve que o Ar conta a história de amor entre Melissa, uma jovem druida, e Pablo, um inventor. Pablo é obcecado por criar uma máquina voadora, que pode revolucionar o reino de Amberlin e essa busca incessante pode envenenar não só o seu relacionamento com Melissa, mas com a própria realeza.
Ao levar a história para o papel, eu tive a oportunidade de reescrevê-la e torná-la melhor, com base nos comentários que vocês fizeram aqui no Wattpad. Também aproveitei para acrescentar coisas que eu gostaria de ter pensado antes e fazer algumas mudanças. Costumo dizer que o livro em papel é a versão definitiva da história (é claro que cada uma das duas tem o seu charme).
Hoje, vou apontar algumas dessas diferenças para conversamos sobre. Deixe nos comentários o que vocês acharam de cada uma dessas alterações e, quem ainda não leu o livro, pode falar sobre as suas expectativas.
Vamos lá:
A magia em Amberlin
As mulheres de MLQOA são poderosas. Elas possuem opinião, peitam o rei, aparecem em grande quantidade e conversam sobre coisas complexas como a vida e a morte. Nós pensamos em criar uma metáfora interessante para isso. Por isso, enquanto na versão do Wattpad qualquer um poderia fazer magia desde que treinasse, no livro só as mulheres teriam essa capacidade.
Os leitores também sempre comentaram como gostariam de ver mais magia acontecendo dentro da história. Atendi ao desejo e coloquei muito mais cenas assim no livro. Aproveitei para expandir toda a mitologia de MLQOA.
Muito mais de Isabel
Alguns amam a Isabel, outros amam odiar, mas todo mundo tem uma relação bem forte com ela – inclusive eu. Foi bem divertido escrever mais cenas com essa personagem. Além de explanar um pouquinho mais sobre a vida dela antes de chegar em Amberlin, acrescentei mais cenas em que conversa com Melissa. Em uma delas, inclusive, saíram tantas faíscas das duas que eu comecei a rir enquanto escrevia.
As Completas
Aqui temos a maior mudança do livro. Como falei acima, eu quis explanar sobre a mitologia de Amberlin e mostrar mais da magia que acontece por lá, então criei um conjunto de mosteiros onde a arte da magia é ensinada a jovens garotas. Cada mosteiro é guardado por três druidas de alta experiência, as "Completas", que também são encarregadas de passar o seu conhecimento adiante.
Todo o visual delas, assim como a simbologia e outros elementos, foi inspirado nas druidas do passado, através de uma pesquisa extensa. O mais importante foi que pude acrescentar personagens dessa forma: Irish, Isis e A Mestra.
Uma delas, inclusive, tornou-se importante para a história e um motivo de orgulho para mim. Acrescentou muito ao livro.
Tensão política
Parte do plot de MLQOA é que o reino pretende usar a máquina voadora na guerra, enquanto Pablo é radicalmente contra a ideia. Eu nunca quis que o livro fosse sobre questões políticas e sim sobre questões humanas – mas me peguei colocando, aqui e acolá, algumas alusões ao cenário político de Amberlin e sobre a tal guerra que está prestes a eclodir. São detalhes, coisas pequenas, que ajudaram a criar o clima de tensão que estava no ar naquele mundo.
Magrelo
Todos vocês lembram do Dragão Magrelo, certo? Pois é. Na versão física ele morre no final.
BRINCADEIRA!
Se você ainda não comprou a versão em papel de Mais Leve que o Ar, ainda dá tempo. No site da Banca Tatuí você tem segurança e eles entregam rapidinho. O livro ainda vem com um mapa de Amberlin.
Até a próxima!
VOCÊ ESTÁ LENDO
CADERNO DO SALI
AcakUm blog dentro do Wattpad. Eu sou só um rapaz que gosta de escrever. Trabalho na revista Mundo Estranho, sou embaixador do Wattpad, escrevo livros e gostaria de conversar com você neste espaço. Você aceita?