O livro PERSEGUIDOS é daqueles que tem que se ler algumas vezes para entender toda a sua amplitude, mesmo que na primeira leitura a história seja absorvida com facilidade, as outras se fazem necessárias para se enxergar o cenário e o contexto histórico com mais clareza. Uma observação muito importante para aqueles que ainda não leram o livro PERSEGUIDOS é que tem que se levar em consideração a sua fidelidade antropológica. Muitas pessoas perguntam qual o seu gênero, diria que é um romance antropológico, pois ele relata de forma clara e verídica o quadro social, conceitual, filosófico, religioso, de correntes influenciadoras e a cultural de modo geral, regional e temporal em que a historia acontece.
Por apenas mostrar toda a cultura da favela como ela é, sem mascara, o livro PERSEGUIDOS é bem polêmico e provocativo, despertando amor e ódio nos leitores, e tais sentimentos são basicamente direcionados dependendo da linha ideológica politica, religiosa e de credo de cada leitor, o que é sempre uma surpresa positiva para uns e negativa para outros, mas não deixando de ser uma surpresa.
Mais um dos motivos que se faz necessários reler o livro PERSEGUIDOS é para compreender os elementos que impactaram de forma negativa a vida de cada personagem, não só de forma direta, mas também o entorno, constituído do ambiente onde foram criados, músicas, visão de mundo, pensamento coletivo e até forma de falar. Levando em consideração esses pontos ruins e negativos o autor não alivia a mão em sistema, ideologia, cultura e crença de ninguém, expondo as vísceras de cada um e seus males, o que torna o livro PERSEGUIDOS excepcional, pois consegue unir opositores em um mesmo sentimento de vítima pelos fatos narrado na história, o que demostra que o autor não foi tendencioso, por mais que cada grupo não o aceitasse devido ao sentimento de ver o que se defende sendo retratado de forma nua e crua.
Outro motivo para se reler o livro PERSEGUIDOS é para ter bem nítido a ordem cronológica dos fatos, uma vez que o mesmo é escrito de trás para frente, sem uma linha cronológica linear, mas bem clara entre as passagens de tempo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
PERSEGUIDOS
Spiritual2º lugar no Concurso Sakura e 3º lugar no Concurso de livros 2º edição ambos na categoria Espiritual. A mensagem que todos recebem no whatsApp vai te surpreender. Em uma noite super quente no campinho que fica no alto do morro da Vila Ruth, está ha...