Sobre o lugar e as circunstâncias do nascimento de Oliver Twist
Entre os prédios públicos de determinada cidade havia um abrigo, uma casa de cuidados onde nasceu o ser cujo nome se encontra no título deste capítulo.
Por muito tempo depois de ter chegado a este mundo pelas mãos do médico da paróquia, permaneceu a dúvida se a criança iria sobreviver, pois houve dificuldade para induzir Oliver Twist a respirar por si mesmo. Mas Oliver acabou respirando, espirrando e alertando para o fato de que um novo fardo estava se impondo à paróquia ao chorar mais alto do que seria esperado de um bebê.
Então o rosto pálido de uma jovem mulher ergueu-se com dificuldade do travesseiro, e uma voz fraca articulou com dificuldade: "Deixe-me ver a criança e morrer".
– Ah, você não deve falar sobre morte – disse o médico.
– Santo Deus, não! – completou a enfermeira.
O médico colocou a criança em seus braços. A moça tocou seus lábios frios na testa do bebê, acariciou sua face, estremeceu e caiu para trás, morta. Eles massagearam seu peito, mãos e têmporas, mas o sangue estava parado para sempre.
– Está acabado, Sra. Thingummy! Era uma garota bonita, de onde veio?
– Foi trazida ontem à noite – respondeu a velha. – Encontraram-na caída na rua. Deve ter andado muito, porque seus sapatos estavam em pedaços, mas, de onde veio, ninguém sabe.
O médico se inclinou sobre o corpo e ergueu a mão esquerda.
– A velha história – disse, balançando a cabeça. – Sem aliança de casamento. Boa noite!
O cavalheiro saiu para jantar, e a enfermeira, depois de dar um gole numa garrafa verde, sentou-se numa cadeira baixa em frente ao fogo e começou a vestir a criança.
Embrulhado no cobertor, Oliver poderia ser o filho de um nobre ou de um mendigo. Mas, agora que estava vestido com roupas de chita amareladas pelo uso, marcadas e etiquetadas, fora colocado de vez em seu lugar: um órfão de um abrigo a ser maltratado pelo mundo.
Oliver chorou com força. Se soubesse que era um órfão deixado à mercê dos curadores da igreja, talvez tivesse chorado com mais força ainda.