CAPÍTULO 53

136 7 3
                                    

Finalmente

O destino daqueles que apareceram nesta história está quase selado. O pouco que resta a relatar pode ser dito em poucas e simples palavras.

Três meses depois, Rose Fleming e Harry Maylie casaram-se na igreja da aldeia que passaria a ser o lugar de trabalho do jovem sacerdote.

A Sra. Maylie foi morar com o filho e a nora para desfrutar o resto de seus dias com a maior felicidade que a idade e a riqueza podem conhecer: a contemplação da alegria daqueles com quem passou sua vida.

Parece que se o que sobrou da fortuna que se manteve sob a custódia de Monks (que não prosperou nem em suas mãos, nem nas de sua mãe) fosse dividido igualmente entre ele e Oliver, teria rendido a cada um pouco mais de três mil libras. Pelas determinações do testamento do pai, Oliver teria direito ao todo, mas o Sr. Brownlow, não querendo destituir o filho mais velho da oportunidade de buscar uma carreira honesta, procedeu a essa forma de distribuição aceita pelo mais jovem.

Monks, ainda usando esse nome, fugiu para um lugar distante do Novo Mundo, onde, tendo rapidamente desperdiçado sua parte, voltou aos velhos hábitos e, após ficar confinado por fraude, morreu na prisão. Tão longe de casa, também morreram os membros remanescentes da gangue de Fagin.

O Sr. Brownlow adotou Oliver como filho. Mudou-se com ele e com a Sra. Bedwin para uma milha de distância da casa presbiterial onde seus amigos moravam. Assim satisfez o único desejo restante no coração de Oliver e manteve unido o pequeno grupo.

Logo após o casamento dos jovens, o bom doutor voltou para Chertsey, onde, privado de seus amigos, ficou tão rabugento que, percebendo que aquele não era mais o seu lugar, passou o negócio para o seu assistente, comprou uma cabana de solteiro na aldeia onde seu jovem amigo era pastor e se recuperou. Ali cuida do jardim, planta, pesca, faz carpintaria e muitas outras coisas do mesmo tipo; tudo mantendo sua impetuosa característica. Ele recebe a visita do Sr. Grimwig muitas vezes.

O Sr. Noah Claypole, recebendo perdão da Coroa por ter testemunhado contra Fagin e vendo que aquela profissão não era tão segura, ficou por algum tempo sem meios de subsistência. Após algumas considerações, voltou ao negócio como informante, no que descobriu uma boa forma de ganho.

O Sr. e a Sra. Bumble, destituídos de suas funções, foram gradualmente reduzidos a tal estado de pobreza que, finalmente, tornaram-se pobres no mesmo abrigo onde tinham sido diretores.

Quanto ao Sr. Giles e Brittles, ainda continuam em suas antigas funções. Eles vivem no presbitério, mas dividem sua atenção de forma igualitária entre seus moradores, Oliver e o Sr. Brownlow, e o Sr. Losberne.

Charles Bates, horrorizado com o crime de Sikes, concluiu que uma vida honesta seria melhor e deu as costas ao seu passado. Depois de trabalhar muito no campo, agora é o mais feliz jovem pecuarista de Northamptonshire.

No cemitério da velha aldeia, ergue-se uma placa de mármore branco que ostenta apenas uma palavra: AGNES. Não há caixão naquela tumba. Mas se os espíritos dos mortos alguma vez voltam à Terra para visitar os lugares preenchidos pelo amor... amor além do túmulo... daqueles que conheceram em vida, a sombra de Agnes deve, às vezes, passear no entorno daquele lugar solene.

FIM

Oliver Twist (1838)Onde histórias criam vida. Descubra agora