Um ano depois
O principal auditório da universidade estava impecavelmente adornado para ser o cenário ideal para uma das noites mais especiais de muitos dos que estavam ali presentes. Volumosos arranjos florais estavam harmonicamente espalhados pelo ambiente e somavam-se às cortinas, lustres, jogos de luz e demais elementos decorativos que compunham a ornamentação da cerimônia solene de colação dos formandos, já em trâmite. Os concluintes ocupavam seus assentos com semblantes emocionados, ostentando com orgulho a tradicional vestimenta da solenidade. As becas pretas faziam um belo contraste com a faixa e a ombrelona vermelha, cor tradicional do curso de Direito, e os capelos mais pareciam sonhados troféus que eles finalmente poderiam usar. Famílias e amigos ocupavam boa parte das confortáveis cadeiras do extenso e lotado auditório, e na entrada do salão uma longa e elegante faixa anunciava a ocasião.
Concluintes de Direito do ano de 2017 – Turma Sarutobi Konohamaru
Na primeira fila de uma das repartições dos assentos, destinadas aos professores, Naruto e Sasuke estavam acomodados em silêncio respeitoso enquanto assistiam o decorrer da tocante cerimônia. Se encaminhava agora para a entrega dos diplomas e cada formando que era chamado ao palco recebia calorosos aplausos que festejavam a vitória de terem finalmente cumprido a trajetória acadêmica e alcançado as competências para oficialmente ficarem hábeis ao ofício. Uma longa mesa estava posicionada no centro do palco principal, onde as principais autoridades necessárias para a solenidade estavam presentes e, agora, realizavam a entrega dos diplomas para os formandos. Na extremidade esquerda, um pomposo e tradicional púlpito de madeira servia de base para uma discreta haste que sustentava o microfone de mesa, e ali Yamato se encontrava nobremente posicionado de pé, ocupando o lugar de mestre de cerimônia e regendo as etapas da solenidade.
Quando o derradeiro dentre os 60 formandos foi chamado para receber o diploma, Yamato aguardou até que ele se alocasse novamente em seu assento e retomou seu posto frente ao púlpito, ajustando cuidadosamente a haste para alinhar melhor o microfone frente a si. Como chefe do departamento de Direito, conhecia bem todas aquelas faces e sentia o peso e a importância daquela cerimônia. Formalmente e com respeitável locução, o homem prosseguiu com a cerimônia, iniciando o último momento da ritualística.
– A Turma de Concluintes faz menção honrosa ao antigo professor do departamento de Direito, Uchiha Sasuke, escolhido pelos formandos como Patrono da turma. – Yamato anunciou honradamente, sendo difícil manter sua imparcialidade na voz ao dirigir seu olhar à Sasuke e ouvir a sonora salva de palmas que se seguiu. O Uchiha reservadamente acompanhou as palmas, curvando a cabeça para baixo em discreto sinal de agradecimento, e o próprio Yamato não conteve um pequeno sorriso com a cena, sabendo do merecido reconhecimento ao outro e já saudoso de não o ter mais entre seus docentes. Após o que aconteceu, Sasuke preferiu se afastar de suas atividades como professor, mesmo que Yamato tivesse tentando convencê-lo a ficar, afinal, mesmo com sua personalidade difícil, as contribuições de Sasuke eram gigantescas para os alunos. De qualquer forma, o chefe do departamento ficava sinceramente aliviado por saber que o Uchiha recebia tamanho esmero por parte dos alunos depois de tudo que aconteceu. Após as palmas cessarem, Yamato prosseguiu. – Concedo agora a palavra ao Professor Uzumaki Naruto, Paraninfo da Turma Concluinte, para sua saudação oficial aos novos bacharéis em Direito.
Naruto acompanhou o encerramento da fala de Yamato e logo uma nova salva de palma se iniciou, fazendo seu ventre resfriar por alguns instantes em ansiedade. Ele jamais foi o tipo de pessoa tímida ou que se amedrontava com o público, mas aquela não era uma ocasião qualquer. Ligeiramente, virou seu rosto para sua lateral para olhar Sasuke ao seu lado e sentiu a mão do moreno apertar suavemente sua coxa, ao mesmo tempo que os olhos escuros repousavam sobre si, encorajando-o a ir ao erguer o canto dos lábios num pequeno sorriso mudo de boa sorte. Após alguns curtos instantes, o loiro assentiu e respirou prolongado antes de se levantar e caminhar sem pressa até o auditório, subindo os poucos degraus e atravessando o tablado até posicionar-se frente ao púlpito, onde anteriormente Yamato estava.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Diké
RomanceEntre os gregos antigos, recorriam ao culto da deusa Diké aqueles que clamavam pela Justiça, sabendo que a divindade impiedosa não pouparia os corações nefastos e traiçoeiros. A musa tornou-se então o símbolo mor daqueles que em seu ofício lutam pel...