– ... Dessa forma, o Direito Penal preocupa-se também em corrigir delitos que violam ou causam danos ao organismo social; essa correção ocorre por meio de um sistema punitivo, ou até mesmo de uma "arte de punir", como descreveu o filósofo francês Michel Foucault. – A voz sóbria de Sasuke se projetava clara e alta o suficiente para ser ouvida por todos os rostos já familiares daquela sala de aula. Como sempre, a classe estava lotada de alunos particularmente mais tensos e atentos que o usual, provavelmente em função do fim do semestre, já próximo. O Uchiha tentava sempre ocupar uma posição central para que todos os alunos pudessem vê-lo, e conferia com os olhos negros se eles estavam acompanhando a discussão. Desde que Hanabi morreu e ele entrou na investigação sigilosa, estava sendo especialmente árduo dedicar-se às suas atribuições na faculdade, mas sabia que não poderia negligenciar seu trabalho, tampouco comprometer os alunos. Arrumou uma das mangas da camisa social preta que estava impecavelmente dobrava até abaixo do cotovelo e prosseguiu, o semblante naturalmente sério. – É através das penas, portanto, que se executa o poder punitivo, baseado na razão e na verdade que o sistema jurídico, aliado ao Estado, fornecem para o regimento da norma social, seguindo as ideologias por eles defendidas. – Sasuke mantinha-se atento às dezenas de alunos concentrados a sua frente, mas não deixou de notar, pela visão periférica, a movimentação silenciosa e discreta na porta da sala de aula, e precisou apenas de alguns rápidos segundos para levar seu olhar até a figura que acabara de entrar ali. Voltou-se para a classe e prosseguiu, no mesmo tom controlado que vinha usado. – As penas, por sua vez, são contempladas nas leis. Além do próprio Código Penal, existem também algumas leis que são consideradas especiais. – Virou-se para o lado por alguns instantes, indicando com a mão o quadro verde atrás de si, onde anteriormente tinha escrito uma sequência específica de cerca de dez códigos numéricos que faziam referências às leis citadas. – Na próxima aula, quero um relatório explicando o porquê destas leis serem consideradas especiais, além de um comentário analítico para cada uma delas. Podem entregar ao professor Uzumaki. Estão dispensados.
Sasuke observou uma expressão surpresa tomar a face de muito dos alunos a sua frente, e não pôde estranhar tal reação, afinal, ainda faltavam cerca de vinte minutos para o término da aula e ele não lembrava de alguma vez ter dispensado uma turma antes do horário oficial. Contudo, soube que existia alguma urgência a ser tratada quando viu Naruto entrando discretamente na sala, assim, apenas caminhou silenciosamente até a mesa onde estavam seus pertences, guardando ordenadamente suas coisas em sua pasta de couro. Ouvia alguns alunos passarem por si com suscintas despedidas formais, da mesma forma que também ouvia cumprimentos descontraídos e brincadeiras serem dirigidas a Naruto, ainda próximo da porta da sala, que saudava os alunos da mesma forma aberta com a qual eles se dirigiam a si.
Somente quando o fluxo se extinguiu com a saída de todos os estudantes que Naruto atravessou a ampla e iluminada sala de aula, cruzando todo o espaço até chegar à mesa disposta na lateral, onde Sasuke ainda se organizava. Com a aproximação, pôde observar melhor a imagem de Sasuke, e num arquear de sobrancelhas um sorriso divertido tomou os lábios do Uzumaki, ao passo que ele comentou jocosamente.
– Quantos ternos seus estão chorando nesse momento por terem sido abandonados para uma aula!?? – Ironizou ao observar as vestes do Uchiha, arrastando os olhos pela camisa até a calça social escura que ele trajava, uma composição adequadamente formal, sem toda a pompa e solenidade exacerbada dos ternos completos que o Uchiha costumeiramente usava somente para dar aula. – Me diz, eu sou ou não sou uma ótima influência na sua vida? Melhorei até seu senso de moda! – Prosseguiu, sorrindo aberto em divertimento com a própria brincadeira e mordiscando o lábio inferior travessamente ao observar o estreitar fuzilante nos olhos negros que vinham em sua direção.
– Conseguiu alguma coisa? – Sasuke desviou das provocações, tentando ignorar o sorriso arteiro para não fraquejar diante do mesmo. Seguiu arrumando sua pasta até finalizar, mas ao contrário de levar a alça até o ombro para saírem da sala, ali permaneceu, afinal, não era o tipo de conversa que deveriam ter nos corredores do campus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Diké
RomanceEntre os gregos antigos, recorriam ao culto da deusa Diké aqueles que clamavam pela Justiça, sabendo que a divindade impiedosa não pouparia os corações nefastos e traiçoeiros. A musa tornou-se então o símbolo mor daqueles que em seu ofício lutam pel...