A minha última semana de férias pode ser resumida em jogar com John John todos os dias.
JJ é um mestre nos jogos online. Eu não tenho muita habilidade, mas é bom passar o tempo jogando com ele, faz parecer que eu não sou assim tão solitário e sem amigos. Principalmente porque JJ conhece muitas pessoas online, a maioria delas do Oregon ou da península de Olympic. Ele até teve uma namorada virtual que morava em Port Angeles, não durou muito.
- Você tem falado com a sua irmã? – Pergunto no meio de uma de nossas partidas na sexta-feira a noite.
- Não muito, estou deixando ela viver, sabe? acho que Pem e o seu irmão devem estar transando o tempo todo.
- Argh! John essa não é uma imagem que eu quero ter em minha cabeça. – Digo.
Escuto a sua gargalhada pelos fones de ouvido. Não posso deixar de sorrir também.
- Está preparado para a volta as aulas? Esse ano você vai chamar o Howard para sair, não vai? Você precisa dar uns beijinhos no garoto orgânico.
John John passou a chamar o Andrew de garoto orgânico quando descobriu que ele tinha o pequeno mercado de alimentos orgânicos e quando percebeu que eu gostava dele.
- Não chama ele assim, JJ. E não, não vou chama-lo para sair. Ainda não tenho confiança o suficiente.
- Você precisa sair mais, Archie, quanto mais você fica em casa, mais tímido você fica. Não é difícil chamar um cara do primeiro ano que só como vegetais orgânicos para sair.
- Segundo ano – corrijo-o – ele está indo para o segundo ano agora.
- Que seja. O que importa é que você vai sair do ensino médio sem nunca ter beijado alguém. Vai chegar na faculdade como o grande virgem.
- Como se você também não fosse virgem, John John.
- Eu sou, mas tenho certeza que os nossos irmãos não terminaram o ensino médio virgens.
- Para de falar do Alfie e da Pem, tá legal. Se concentra nessa partida. – Digo encerrando o assunto.
Jogamos até depois da meia-noite. No sábado acordo bem depois das dez. Era tudo o que eu precisava: desregular o meu relógio biológico nos últimos dias de férias. Penso em ligar para Alfie, mas talvez John John tenha razão, é melhor deixa-lo livre por enquanto, mas sei que ele vai me ligar antes das aulas começarem.
Saio do quarto e encontro Alma na sala. É um grande milagre ela estar em casa no último sábado de férias. Deveria estar no shopping com alguma amiga. Ela está assistindo algum documentário sobre o mundo animal quando passo direto até a cozinha, pego algumas frutas, corto-as em pequenos pedaços e coloco em uma tigela. Faço uma salada de frutas express e vou me sentar no sofá com a minha irmã.
- Você está animada para a voltar as aulas?
- Por que eu estaria? – Pergunta ela sem demonstrar nenhuma animação de fato. Parecia entediada.
- É o seu último ano no fundamental. Ano que vem você estará no ensino médio. Isso não te assusta? Pode ser a última vez que você veja algum amigo, os seus professores irão mudar.
Eu sofri muito com a crueldade dos professores do ensino médio. Não se pareciam em nada com os professores legais que tive no fundamental. Todos são cruéis no ensino médio, para falar a verdade. Não é nada bom.
- Ai, Archie, claro que não. Continuarei com as minhas amigas. A Stacey conhece vários amigos do Vince que não são do último ano, não vai ser uma mudança radical entrar no ensino médio.
Alma vive em um mundo completamente diferente do meu. Eu sou completamente invisível no ensino médio – nem os idiotas que fazem bullying com todo mundo me veem – e ela se encaminha para ser uma garota popular.
Continuo comendo o meu café da manhã sem falar mais nenhuma palavra. Olho para a televisão sem prestar muita atenção no que estou assistindo. Estou com uma melancolia, uma tristeza de fim de verão, uma tristeza pelo fim das férias. Pode parecer estranho eu amar tanto assim as férias mesmo sem sair de casa, mas eu gosto de tudo o que as férias significam. E significa verão, sol, sorvete, calor e pessoas felizes, longe da melancolia do outono e do inverno. Da neve e frio. Das árvores sem folhas.
Mais tarde no sábado, perto das onze, Alfie finalmente me liga. Ele sabe que estou ansioso para mais um ano letivo, ele me conhece muito bem.
- Está preparado? – Ele pergunta. – O terceiro ano é meio complicado, é decisivo para a faculdade que você escolher.
- Não me lembra dessa parte, por favor, o ensino médio já é difícil demais só por ser o ensino médio, não me lembra que estou cada dia mais próximo da faculdade.
- Desculpa, maninho. Não foi minha intensão te assustar ainda mais. Mas aqui na Califórnia é tranquilo, você pode vir aqui sempre quiser fugir um pouco das suas responsabilidades e também matar saudades do seu irmão preferido.
- Você acha mesmo que os nossos pais vão me deixar ir para California no meio do ano letivo para te encontrar?
- Eles já te mandaram sozinho para França, Archie. Não é muito diferente. Você pode pegar umas ondas comigo.
Sempre combinamos de aprender a surfar juntos. Pelo visto Alfie está aprendendo sozinho. Preciso aceitar que o meu irmão é um adulto agora e que não vai esperar por mim para viver suas experiências. O que me faz lembrar que eu tenho que viver as minhas próprias experiências, seguir com a minha vida, criar os meus próprios momentos sem estar na sombra do meu irmão ou da minha, extremamente popular, irmã.
- Você já fumou maconha? – Pergunto depois do longo silêncio que se formou quando me perdi em meus pensamentos.
- Ei, fala baixo! E não, ainda não. – Alfie faz uma pausa. – E você já arrumou coragem para chamar o Andrew para sair? Você não precisa ter medo, Archie.
- Eu não tenho medo. – Rebato imediatamente. – Eu apenas não tenho coragem. Ainda. Estou trabalhando nisso.
- Ah! É mesmo? Como exatamente? Passando todos os dias de férias jogando com o JJ?
- Sim, ele ajuda bastante. – Falo ficando emburrado.
- Ei, você precisa estar com o sono regulado para a segunda-feira. Vou deixar você dormir. Manda um beijo para a Alma.
- Ela vai recusar. Boa sorte na segunda. Quero te ver no dia de ação de graças.
- E eu estarei aí. Quem mais vai encomendar o jantar? Dorme bem, Archie.
- Boa noite, Alfie.
Encerramos a ligação. Passo mais alguns minutos ou horas revirando na cama até de fato pegar no sono. Quando finalmente consigo dormir, sonho com Andrew. Não é uma noite tranquila.