Mais tarde no domingo, Alfie me liga um pouco depois das dez. Eu já estava deitado em minha cama, pronto para dormir.
Não nos falamos desde o domingo passado quando ele descobriu, de forma nada sutil, sobre o meu namoro com Vince, bom, ele acha que estamos namorando. A ausência dele durante a semana mostrou o quanto ele ficou chateado comigo e ligar apenas hoje significa que ele levou os últimos dois dias para decidir falar comigo e o que ele quer falar comigo.
Ele também já está deitado na cama em seu dormitório. Ele tem a feição cansada, mas sua pele está mais bronzeada. Não imagino o que ele fez durante a semana. Deveríamos nos falar praticamente todos os dias, mas eu simplesmente não sei o que falar com ele. Não sei se estamos bem o bastante para perguntar como foi a sua semana.
- Ei, está tudo bem com você? – Ele pergunta depois de alguns segundos que levamos para avaliar um ao outro.
- Sim, e você? Como está a California? – Pergunto.
- Está ótimo. Estou aprendendo a surfar. – Ele fala sem muita animação. Sei que ele está contornando até chegar no assunto que levou até o nosso desentendimento.
- Como está Pem? JJ não fala muito dela. – Digo.
- Ah! Pem está ótima. Ela está gostando bastante daqui, apesar de sentir bastante falta da mãe e dos amigos da escola, ela está fazendo novos amigos aqui. – Alfie passa um minuto em silêncio e então volta a falar. – E o seu namoro, como está indo? Vocês foram à uma festa esse fim de semana?
- Não é bem um namoro. – Eu digo. – E sim, fomos à uma festa na casa da Tatiana, você lembra dela?
Alf faz uma careta tentando lembrar de quem eu estou falando. E no fim ele nega. Tati não é bem o maior exemplo de popularidade, mas está longe de ser desconhecida.
- Você se divertiu? Eu sei que festas não são muito a sua praia. – Ele fala.
- Foi mais normal do que eu esperava... não bebi, se é isso que você quer saber.
- Eu estranharia se você tivesse bebido. Eu saberia que algo está errado, que você não está sendo você. – Eu sabia que esta conversa iria chegar a esse ponto. – Você sabe que me preocupo com você, não é, Archie?
- Eu sei, Alf, mas você não pode me proteger de tudo, e principalmente, não precisa me proteger do Vince. Não precisa ficar preocupado. Não há expectativa nenhuma que isso vá para frente. Estamos apenas nos divertindo. – E enganando todo mundo. Tento parecer casual. Como se não me importasse com o que ele pensa e que Vince e eu somos resolvidos o bastante para termos uma relação madura e desapegada no ensino médio.
Alfie me encara desconfiado. Sei que ele precisa de um tempo para processar tudo. A reação dele está sendo melhor do que eu esperava. O que me faz acreditar que se ele descobrir que eu estou mentindo sobre o meu relacionamento com Vince, ele levaria um tempo maior para me perdoar.
- Você entende que eu quero te proteger? Eu não estou aí, você não pode simplesmente bater na porta do meu quarto e passarmos a noite toda conversando. Você me escondeu essa... essa... o que vocês são mesmo?
- Não temos rótulos. – Invento rapidamente. Alfie revira os olhos, acho que com impaciência e preguiça e não irritação.
- Bom, o que quer que seja, você não me tem mais o tempo todo para te aconselhar, nossos pais não sabem e não é Alma quem vai te aconselhar. Eu quero que você tome cuidado, não vou me opor as decisões que você tomar, mas não quero te ver triste. Sempre fomos só nós dois, eu cuidando de você e depois da Alma também. Eu não sei se você lembra, mas um dia nossa mãe nos levou para um parquinho para brincarmos com outras crianças, você deveria ter uns dois ou três anos. Algum garoto não te deixou descer no escorrego, você correu até mim, me contou tudo e depois quebrei esse garoto na porrada.
Eu não lembro desse dia, ter a nossa mãe disponível para nos levar a um parquinho é de uma época tão distante. Mas ainda assim dou risada só em imaginar Alfie batendo em alguém.
- Eu não acredito que você fez isso. – Respondo.
- É claro que eu fiz. Lembro que falei algumas coisas, mas ele não me levou a sério e fui para cima dele. Mamãe ficou horrorizada. Nunca mais voltamos lá. Eu só quero te dizer que não posso mais fazer isso por você, não posso dar uma surra em Vince se ele te magoar.
- Até porque você provavelmente perderia. – Eu digo.
- Eu não contaria com isso. Sou mais forte do que você imagina. Mas eu estou feliz se você está feliz. Você está feliz, não é? – Balanço a minha cabeça afirmativamente em resposta. – Ótimo. Namoro é algo complicado, principalmente nessa idade e se é o seu primeiro.
- Você e Pem estavam juntos quando tinham a minha idade e ela foi a sua primeira namorada também. – Eu argumento.
- E quem disse que foi fácil, na verdade, ainda não é fácil. É um aprendizado constante. Mas também há bons momentos, muitos bons momentos. Espero que você tenha mais bons momentos do que momentos difíceis.
- Eu também espero.
Mas não com Vince, espero que o meu primeiro namorado seja um cara legal, que tenhamos uma relação como a do meu irmão e Pembroke. Acho que é por isso que falo com tanta sinceridade, porque quero tanto viver isso e fazer esse teatro com Vince me deixa ainda mais inseguro e triste. Estou interpretando de forma barata momentos que eu sempre sonhei viver de verdade. Mas a vida não é justa, não é mesmo?
- E o Howard. Você desistiu dele? Parece que ele amadureceu uns dois anos desde que eu me mudei.
- Espera aí, você o segue? – Pergunto incrédulo.
- Claro que sim. Eu esperava ver alguma foto de vocês dois juntos, ser surpreendido com vocês. Perceber que você teve coragem e foi para cima como eu sempre disse que você deveria fazer. Me senti esquecido, depois traído e por fim fiquei chateado quando vi a sua foto com Vince.
- Desculpa por ter te excluído desse momento, por não ter te contado nada e por ter ficado chateado com você quando você só queria o melhor para mim.
- Estamos resolvidos, Archie. Vai dormir você tem aula amanhã.
- Até a próxima, Alf.
- Até irmão. – Ele diz abrindo um sorriso e acenando para mim. – Boa noite.
Assim eu durmo um pouco mais tranquilo. Meu irmão e eu estamos resolvidos. É bom ter Alfie de volta. Passei a semana inteira sentindo a sua falta, por mais que eu detestasse admitir. Agora estou em paz comigo mesmo, estou em paz com o meu irmão. Nada pode estragar esse momento. Pego no sono relembrando alguns momentos da minha infância com Alfie.