Lucas
Agosto de 2039
Segunda-feira
Entre 8h e 12h30
- Tia Arlete, hoje não é segunda-feira? – Dani pergunta, pois não fomos à escola e não tem professor aqui.
- Sim, por que, pequeno? – Ela questiona, de costas; estamos na cozinha e ela está lavando alguns pratos, enquanto eu e o meu irmão, agora pode, não pode? Sei lá! Estamos esperando por ela.
- Nós não fomos para a escola e não tem nenhum professor aqui; as nossas mães disseram que iam chamar alguém e nós estudaríamos em casa. – Daniel explica e eu concordo com a cabeça.
- Caroline e Lívia ainda não tiveram tempo de fazer isso; Niara e Denise poderiam ajudar vocês com alguma coisa, porém, as duas estão muito ocupadas agora, por isso vocês não foram até o galpão como elas tinham dito. O que acham de passarem algumas horas revendo os assuntos comigo e depois eu faço uma pausa para adiantar o almoço? – Pergunta e nós nos encaramos.
- Tá bom, eu estou aprendendo a ler. – Digo, descendo do banco e me preparando para correr até o quarto. – Vou pegar o meu material e a senhora me ensina a próxima parte.
- E eu já sei ler! – Daniel fala sorrindo. – Mas eu tinha aula de matemática hoje; você pode me ajudar com isso? – Questiona, me seguindo até o meu quarto, agora nosso.
- Sim, eu sou pedagoga, sabiam? – Pergunta um pouco alto para que possamos ouvir. – Sempre trabalhei com gastronomia, porém, tenho formação nessa área.
- O que é pegagoga? – Questiono, quando retorno até a cozinha, e ela gargalha.
- É pedagoga. – Repete e eu entendo melhor. – É o profissional responsável por passar ensinamentos dentro da área da educação, geralmente ensinamos os menores e damos os primeiros passos na aprendizagem, para que no futuro eles possam compreender outras coisas, com professores específicos. – Fala e Dani me olha, confuso. – Nós ensinamos vocês a ler, escrever e contar, principalmente, além de darmos algumas noções sobre outras áreas; dessa forma, um professor de biologia ou geografia, vai conseguir passar assuntos mais complicados com uma maior facilidade, porque vocês já estarão familiarizados.
- Então o pedagoga nos mostra como é a escola e o que a gente vai aprender? – Dani pergunta e ela sorri outra vez.
- Vamos pensar dessa forma; e pedagoga é o feminino, o nome do profissional é pedagogo. – Diz e nós concordamos. – Agora deixem de conversa, abram os livros e me mostrem o que estão aprendendo.
Ficamos ali estudando por algumas horas com tia Arlete e eu consegui ler uma página inteira sozinho, quer dizer, ela me ajudou com uma ou outra palavra, mas o resto fui eu. Daniel também foi bem, já que recebeu elogios por ter acertado quase todas as questões de matemática. Mais tarde nós continuaríamos com isso e tia Arlete finalizaria com uma atividade lúdica, depois de nos explicar o que é isso, pois ainda não sabemos.
- Não saiam da casa, podem brincar em qualquer canto, contanto que estejam aqui dentro, entenderam? – Questiona, depois de pegar algumas panelas.
- Sim, nós vamos jogar videogame ou brincar no quarto, Lucas? – Dani me pergunta e eu paro um pouco para pensar.
- Tia Safira deixou um jogo da pedrinha aqui uma vez, ainda está no meu quarto? – Questiono e tia Arlete confirma. – Vamos jogar? Só precisamos montar no chão e usar a almofadinha no lugar da pedra.
- Não precisamos riscar o chão? – Dani questiona e eu nego.
- Não, venha, eu vou mostrar. – Chamo, antes de correr para o nosso quarto, e ele vem logo atrás de mim; pego o jogo na minha estante de brinquedos e mostro a ele. – É só colocar essas peças no chão da mesma forma que faríamos se a gente fosse desenhar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
UMA NOVA CHANCE (Original)
AcciónCaroline saiu de Pernambuco, em busca de uma vida melhor na capital paulista, no entanto, depois de perder o amor de sua vida, em um acerto de contas, a mulher decidiu retornar ao Nordeste, à procura de vingança. Após se instalar na cidade de Caruar...