Capítulo 23

69 6 0
                                    


Maio de 1852

Nicholas estava no subsolo do bar de Carl, o Seamair's. Ele tinha uma reunião com seu grupo naquela noite, iriam decidir sobre como ajudar Liam Darragh.

O homem estava há meses escondido nas florestas de Cork, e Deus sabia que as condições não eram as melhores, principalmente no inverno.

Tinha que ajudá-lo — mas uma coisa era certa, a Irlanda não era mais segura para ele. Não poderia continuar sendo o seu lar.

Nicholas e Luke conversavam sobre a atual situação, uma olhada rápida no porão fez o coração do primeiro se apertar. Já haviam sido tantos juntos, lutando e agora não havia quase dez homens.

Boa parte tinha se refugiado na América, alguns pararam seu envolvimento com receio de serem pegos, medo por suas famílias.

Em sua maioria eram homens pobres, miseráveis até. Inconformados com as condições de trabalho, o descaso dos patrões e donos de terra, se juntaram para buscar melhorias e reformas.

Como nada daquilo interessava à quem estava no poder, é claro que se tornou uma atividade ilegal. Porém isso nunca os impediu de lutar. E depois da Grande Fome, o foco deles passou para os arrendatários dos grandes senhores de títulos irlandeses.

Muitos dos trabalhadores foram deixados à míngua, com uma terra improdutiva, salários que mal davam para sobrevivência pífia e jogados às garras das pragas, enquanto seus senhorios, regados ao luxo e conforto, banqueteavam-se. E em meio a todo o caos, fome e doenças arrasadoras, muitas dessas famílias miseráveis tinham que pagar seu aluguel. Mas de onde tirar dinheiro sendo que sua única fonte de renda estava destruída? O nome dado à tragédia era bem direto sobre o que aconteceu por fim.

E assim, o grupo que Nicholas se movimentava. Cobrando desses lordes e quando não haviam respostas, eles buscavam soluções.

Não faria mal a nenhum desses desgraçados ter seus castelos e propriedades luxuosas saqueados.

Desde que os itens roubados voltassem como ajuda para as famílias necessitadas. É claro que tinha toda uma logística assim como um cuidado na hora das chamadas "missões" e sua distribuição. Não queriam chamar a atenção para si. Faziam tudo parecer apenas um roubo comum.

Mas as coisas mudaram quando em setembro de 1849 Mark e James, os irmãos Lewis foram assassinados.

Gerald Boyle, um homem conhecido por sua crueldade e perseguição aos rebeldes, pôs as mãos nos dois homens. Falsamente alegou depois às autoridades que os dois "meliantes" tentavam invadir sua propriedade e ele apenas agiu em legítima defesa. Não que os oficiais realmente se importassem com a morte de dois miseráveis.

Então os companheiros de Nicholas não só buscando vingança, mas também prestando seus respeitos aos dois irmãos, invadiram a propriedade. Afinal, não foi o que Boyle alegara? Era uma piada de humor negro que agradaria Mark e James.

Porém a missão saiu do controle quando alguém — talvez Barrie — ateou fogo na mansão de River Inn. Evento que quase fez com Nick e Dev virarem cinzas.

Com a influência e poder de Gerald, a perseguição aos colegas de Nicholas se redobrou. De repente havia espiões, traidores e agentes da coroa.

Monrys.

Esse era o nome do agente de sua majestade que estava espreitando pelas sombras à procura do pescoço de Darragh.

Nick se aproxima de Dev que observava tudo no final do porão com uma cara emburrada e um copo de cerveja.

Luke acena e sem cerimônias pega o copo de Dev e vira.

— Ei! Eu já sei que você não tem educação, mas mulheres e cerveja eu não divido com ninguém.

𝙊 𝙢𝙞𝙨𝙩é𝙧𝙞𝙤 𝙙𝙤 𝙞𝙣𝙜𝙡ê𝙨Onde histórias criam vida. Descubra agora