Capítulo 34

7 4 0
                                    


—Ei, vocês podem me dar uma definição de fisiologia do sistema cardiovascular??? Os meus apontamentos estão meio desorganizados, não encontro nada sobre isso no meu caderno....—Diz Ester revirando as folhas de seu caderno, cheio de marca-textos.

Nesse momento eu estou com Ester e Weza a revisar as matérias de fisiologia que foi lecionada até agora, pois as primeiras provas parcelares se aproximam.

A biblioteca possui vários livros que nos ajudam imenso a complementar os nossos apontamentos, estamos sentados numa mesa grande, ocupamos três cadeiras mas tinham mais três cadeiras vagas.

—Ah, a fisiologia do sistema cardiovascular estuda o funcionamento do coração, dos vasos sanguíneos e da circulação sanguínea....—Explico olhando para ela que presta atenção.— Incluindo a regulação da pressão arterial e do fluxo sanguíneo. O sistema cardiovascular é responsável por fornecer sangue e nutrientes para todas as células do corpo, além de remover os resíduos metabólicos e regular a temperatura corporal.—Acabo de explicar.—Conseguiu compreender?—Pergunto para me certificar que ela entendeu, pois ela mantinha uma expressão reflexiva.

—Sim! Então é o que eu pensava...Tu explicas muito bem mesmo! Sabes eu acho que prefiro a tua explicação e não a da professora, ela fala muito rápido! Na maioria das vezes nem consigo apanhar nada, então fico com os apontamentos meio vazios e cheios de lacunas!!—Diz Ester inconformada e eu sorrio para ela.

—Eu entendo, eu também nem sempre consigo, por isso tento captar as ideias dela transcrevendo-as em frases curtas mas que transmitam a explicação essencial que ela faz de cada ponto da matéria.—Respondo para Ester que me olha sorrindo com curiosidade.

—É mesmo? Eu sempre tento escrever tudo do jeito que ela fala, às vezes troco algumas palavras por outras, mas mesmo assim me complico muito, gostei do seu método! Eu vou adoptá-lo!!!—Diz ela a festejar e em seguida volto a ler o livro de fisiologia recomendado pela professora.—Weza?? Planeta terra chama a Weza???—Ester chama Weza e eu olho para Ester e em seguida presto atenção em Weza que se mantinha quieta desde que chegamos à biblioteca para estudar, enquanto Ester tirava suas dúvidas sobre as matérias comigo, Weza mantinha-se focada na tela do seu computador.

—Ahm? O que foi??—Pergunta Weza olhando para Ester e para mim.

—Estás tão quieta...Só queria saber se estás a conseguir perceber a matéria toda. Eu até tirei as minhas dúvidas com o Akin, ele respondeu todas as minhas perguntas, tu nem prestaste atenção e nem notaste que eu estava a fazer perguntas!—Ester dá uma risada prestando atenção em Weza.

—Ahh, me desculpa Ester, eu estou a entender a matéria sim! Só estava concentrada demais...—Diz Weza coçando a cabeça parecendo estar constrangida.

—Não te preocupes! O Akin me ajudou! Ele explica muito melhor que a professora, não achas???—Pergunta Ester animada.

Eu mantenho os meus braços sobre a mesa e sorrio para Ester. Em seguida olho para Weza.

—Sim, ele é muito inteligente mesmo.—Diz ela sorrindo para mim e eu sorrio gentilmente para elas.

—Acho que por hoje é tudo não é? Amanhã continuamos?—Pergunto para elas, já tínhamos ficado 4 horas ali, confesso que minha cabeça já está a latejar com tanta matéria.

—Simmm! Precisamos descansar.—Diz Ester já se levantando e eu me levanto também para arrumar meus materiais.

Enquanto arrumo meus matérias olho para Weza que parece ter movimentos mais lentos, ela anda meio distraída nestes últimos tempos, por eu ter estado sempre a pensar em como ajudar o Rafael, não tinha notado isso nela, ela é faladora demais para estar tão quieta, geralmente ela e Ester conversavam tanto que distraiam-se em diversos momentos enquanto estudávamos, mas isso não tem acontecido.

Saímos da biblioteca e Ester foi para a casa de banho, enquanto a esperávamos para nos dirigirmos os três para a residência universitária, sinto uma sensação de estar a ser observado, deixo de mexer no meu telemóvel e olho para o lado e noto o olhar de Weza, ela permanece a olhar para mim de um jeito estranho e intenso, como se quisesse dizer alguma coisa mas desiste e desvia o olhar, eu mantenho o meu olhar sobre ela.

—Passa-se alguma coisa? Estás bem?—Pergunto prestando atenção nela e ela desvia o olhar parecendo constrangida, que estranho vê-la com as maçãs do rosto avermelhadas, geralmente isso acontece mais comigo, quando ela ou Ester me distribuem elogios.

—Err...Nada, só estava a pensar em uma coisa.—Diz ela sorrindo nervosa.

—Tens a certeza? Pareces mais quieta nos últimos tempos....—Digo calmamente sorrindo para ela, e ela olha para mim sorrindo de volta, eu não me sinto desconfortável olhando em seus olhos, embora eu tenha essa timidez com a maioria das pessoas.

—Tenho saudades de casa! Eu já sabia que não seria nada fácil, ficar longe da minha família, dos meus irmãos, dos meus avós paternos e maternos...—Ela dá uma risada.—Saudades de cozinhar com meu pai e dos passeios de cavalo com minha mãe...

—Eu entendo....Eu gostaria de dizer alguma coisa que te consolasse mas eu mesmo sinto a falta da energia caótica de meus irmãos mais novos, dos pequenos braços de Pedro me pedindo colo e dos desenhos que David fazia e me mostrava. Das perguntas mais curiosas de Zénny....—Digo e suspiro.

—Estamos a ficar nostálgicos, não é?—Diz ela dando uma risada.

—Sim. Estamos.—Respondo com um sorriso.

—Eu acho que a única maneira de aliviar as saudades é falar sobre os momentos mais divertidos com a minha família, me faz bem lembrar-me deles!—Diz ela.

—Bem, é o que tu mais fazias quando nos conhecemos, eu não me importo de ouvi-las, a tua família parece ser muito divertida e animada.—Digo.

—Pessoal!!! Vamos???—Chama Ester.

Aceno positivamente com a cabeça e olho para Weza ao meu lado que sorri para mim em cumplicidade.

Entre LaçosOnde histórias criam vida. Descubra agora