Confesso que Zuri até agora é um mistério para mim. Ela parece estar muito por perto nos últimos tempos, não sei como me sentir com a princesa de um reino inteiro, estar a fazer uma viagem turística com simples pessoas normais. A universidade é conhecida por ser a mais célebre e com o melhor título do país, filhos de políticos estudam aqui, jovens de outros reinos. Pessoas de classe nobre, da mais alta sociedade. Eu bem sei que meus amigos também não ficam atrás, não são filhos de políticos ou de pessoas importantes da monarquia, mas ainda assim vêm de famílias nobres, mesmo que sejam do domínio empresarial.
O campervan de cor verde-esmeralda foi alugado por Miguel e o mesmo seria o condutor. Fizera uma lista dos principais pontos turísticos para se visitar por ficarem um pouco mais distantes do centro da cidade.
Eu estou sentado no banco ao lado do condutor, que no caso é Miguel. Kiara, Ester, Zuri e Weza sentaram-se nos bancos logo atrás de nós e atrás delas, Rafael e Marcos ocupavam os dois últimos bancos, tendo deixado as meninas sentarem as quatro a frente deles. O automóvel é grande e ideal para esta ocasião.
Com o clima que fazia Miguel escolheu o primeiro ponto turístico da cidade. A praça das bananeiras, é uma das mais coloridas que eu já vi. A agitação e bom humor das pessoas é contagiante. O lugar tem esse nome por ter bananeiras nas laterais da sua entrada. Eu desci do campervan enquanto observava Miguel já interagindo com as pessoas da localidade.
— Oh! Sejam muito bem-vindos meus jovens, que lindos rapazes e lindas meninas. — Disse uma senhora de pouco mais de 60 anos, com um cabelo preto longo que descia até na altura da sua cintura em uma trança, tinha bochechas coradas e um sorriso muito grande.
— Olá! Muito obrigada! — Agradece Ester abraçando a senhora com seu jeito carinhoso de ser, enquanto nós agradecemos o elogio feito.
— Venham comigo, conhecer a praça, temos muita variedade de mercadoria meus jovens! Olhem! Como vai Omar? Estas são pulseiras da sorte, cada uma delas tem uma palavra, são gratuitas para todos os novos visitantes. — Diz ela que nos conduziu numa bancada com diversas pulseiras, amuletos, colares e todas as categorias de acessórios. — Omar é um dos nossos conselheiros da cidade, um dos nossos sábios, se não se importarem, sempre que temos visitantes ele mesmo escolhe as pulseiras, com base no que ele absorve da vossa energia, da vossa alma e do vosso coração. Deus o deu o Dom de ter uma óptima intuição.
— Claro que sim Dona Mirian, seria uma honra deixá-lo escolher nossas pulseiras, não é pessoal?! Bom-dia senhor Omar, como vai? — Pergunta Miguel com gentileza para o senhor sorridente e estranhamente calmo que nos observava tranquilamente. Todos nós concordamos com isto.
— Ah! Estou muito bem meu jovem rapaz! Como estão vocês? Com muita disposição para o vosso dia longo e turístico? — Pergunta ele com simpatia e muito carisma. Eu sorri com isso e meus amigos ficaram animados com o senhor.
— Quem quer ser o/a primeiro/a ter a sua pulseira? — Dona Mirian olha para nós curiosa e nós nos entreolhamos, não sabendo quem queria saber a sua frase ou palavra primeiro. Ela explicara que a pulseira que Senhor Omar escolheria para nós, descrevia o que ele percebeu de nós ou algum ditado que faria sentido para nós, tanto para o presente quanto para o futuro. Todas as palavras estavam escritas em dialecto. Penso que isso nos deixou meio inseguros para ser sincero. Olho para as meninas que olham para Miguel. Em seguida com todos olhando para ele de maneira sugestiva, ele próprio decidiu ser o primeiro.
— Okay, okay! Pode ser eu mesmo. — Ele começa a rir e nós rimos dele porque sempre o jogamos para essas coisas por ser o mais aventureiro dentre nós, pelo menos nestas situações.
— Aiii! Estou tão curiosa! — Diz Weza com entusiasmo.
— Claro né! Mas ser a primeira que é bom... Nada! — Ester ri da amiga e nós rimos delas, até mesmo Weza.
— Eii! — Weza dá um empurrão nela e começa a gargalhar. Zuri as observa com um sorriso meigo no rosto, não parece se sentir desconfortável perto de nós, o que é bom. Quando chegamos, vi que ela ficou receosa com relação às pessoas da cidade, por ela ser a princesa, e mesmo antes dessa digressão turística ela disse que teve que fazer muita insistência ao pai para não vir com guardas porque não quis que nos sentíssemos controlados ou invadidos. Mesmo assim o rei providenciou guardas-costas vestidos à paisana que não eram tão discretos como pretendiam, mas nós preferimos deixá-la tranquila e dizer que não nos importávamos com isto.
— Esta pulseira será tua, meu jovem! "Mi Kha'El" significa "quem é como Deus?" Tu és aquele que ama e faz o que pode para proteger os seus amigos. O seu amor é tão grandioso que às vezes não cabe em seu coração e sua humildade é e sempre será constante, sempre será a mesma, suas palavras podem acalmar, aconchegar e animar, por isso a sua pulseira será "kidielela" quer dizer "esperança". — Sr. Omar entrega-lhe a pulseira que continha as letras de esperança em azul.
Todos olham para Miguel e percebo que não sou o único que ficou tocado com as palavras, senti um calor no coração porque sei que Miguel combina com esperança.
— Que lindo! Sinceramente, nunca parei para pensar numa palavra que combinasse contigo amigo! Mas esperança com toda a certeza combina! — Diz Marcos tocando nos ombros de Miguel que olhava a sua pulseira com um sorriso tranquilo, mas que quem o conhece sabe que ele não esperava, por isso está em admiração e comovido.
— Obrigado! — Miguel dá um sorriso gentil para Sr. Omar e se coloca ao meu lado. Eu olho para ele e o abraço de lado, enquanto ele ainda sorri para mim e retribui o abraço.
— Quem será agora? — Pergunta Dona Mirian sorrindo para nós.
— Depois dessa! Penso que eu quero também! — Diz Ester sorridente.
— " Esther". — Ele diz o nome de Ester com uma pronúncia diferente. — Significa estrela, bela e radiante, cativante e cheia de luz. Você é muito bonita, mas a sua luz chama muita atenção, sua luz divina e espiritual, os anjos andam ao seu lado mesmo que você não veja, você será cuidadora, ajudará milhares de pessoas, é abençoada por Deus. Sua pulseira será "kusanguluka", pois você é uma menina de muita "alegria". — Vejo uma lágrima que cai dos olhos da minha amiga e um sorriso em seus lábios, enquanto segura a pulseira.
— Tu és muito fofa amiga! — Diz Kiara abraçando-a. E nós sorrimos para ela.
— Agora posso ir eu. — Diz Rafael e eu olho em sua direcção, ele estava tão quieto até agora, geralmente eu é que sou o mais quieto.
— "Curado por Deus". — Omar toca no peito de Rafael, na direcção do seu coração. — Você corria de uma grande nuvem cinzenta, dias de chuva, dias de tristeza, haviam duas portas e você escolheu abrir a certa. Deus o resgatou, não se atemorize mais. "Rephael" é perseverante, paciente e gentil. O seu carácter é o amor, trabalhará com honra e vigor. Porque foi vítima e foi maltratado, defenderá aqueles que estarão na mesma situação, é eleito de Deus. Sua oração sempre é ouvida, porque você é homem da verdade. Sua pulseira será "Málaka", porque você será como um "escudo" para os mais necessitados.
Me senti tão feliz de ouvir isto sobre ele, mas, em simultâneo, intrigado, porque Omar deu indícios de que ele sofreu com algo que nem eu e nem os amigos mais antigos dele pareciam saber, mas percebi o olhar de interrogação dos demais, mas pude observar que eles decidiram respeitar e não perguntar, assim como eu. Rafael parecia calmo e sentou-se na cadeira ao meu lado. Sentámo-nos em cadeiras de madeira que tinham nessa barraca que eram feitas exactamente para essa ocasião, é como se tivéssemos a receber uma "consulta" gratuita.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entre Laços
SpiritualAkin nunca imaginou que sua vida tomaria o rumo que tomou, entre laços de amizade, laços familiares e laços de amor, o jovem rapaz encontra o refúgio e a força que pensou que não existisse, em Deus. Sem pensar no que Deus reservou para ele, Akin ac...