Robert Mendel

38 3 2
                                    

"Algumas cicatrizes do passado permanecem abertas por uma vida inteira." 


"Em alguns momentos da vida,somos colocados diante do inesperado para reconhecer nossos limites,descobrir o que se pode ou não fazer.Isso acontece de forma variada e sempre mais intensa para alguns e menos impactante para outros,pois o destino não define intensidade e sim a variedade da mesma.O resultado desses momentos é uma escolha particular que pode revelar o que somos ou definir por completo uma personalidade..."

"Não é preciso ter tudo para viver tudo"(...)Este era o pensamento de um homem simples,que cresceu diante da natureza e do leve ar do campo.Nascido numa pequena cidade do interior e criado por sua avó depois da precoce morte de sua mãe causada por um câncer,ele sempre foi o homem da família,desde muito cedo.Com apenas 14 anos de idade já trabalhava na Fazenda Alves Melo,uma imponente e fascinante propriedade que era famosa na região.Trabalhava o dia inteiro e todo dinheiro que recebia era para ajudar sua avó a quem sempre tratou com o amor de um verdadeiro filho.Todos o consideravam um jovem forte e sério,sem muito tempo para conversa e muito trabalho à fazer,pois estava sempre com uma nova atividade.

Robert sabia que todo esse trabalho valia à pena para ajudar aquela que o criou com amor e dedicação desde criança.A questão é que na maioria das vezes agir como um homem tornava sua adolescência algo distante e desnecessário;estava ocupado de mais.Essa incansável rotina de trabalho continuou;mesmo que uma tarefa terminasse ou a fazenda estivesse pouco produtiva em determinados períodos do ano,lá estava ele pronto para qualquer coisa.O tempo fez seu papel e mudou algumas situações;com 20 anos de idade ele se apaixonou por Lúcia,uma jovem camponesa que morava na cidade e também prestava alguns serviços na fazenda.Depois de um namoro que logo se tornou casamento,os dois se mudaram para outra região.

Robert amava aquela mulher,como se só ela pudesse preencher o vazio que sua mãe deixara e a falta que sentia do seu perfume de jasmim fresco.Lúcia sempre foi encantadora,dona de um olhar seguro e um corpo que traduzia o desejo e a paixão em noites frias.Com as economias de anos de trabalho,resolveu comprar a casa mais interessante que já tinha visto,como ele mesmo dizia.A residência simples de dois quartos era perfeita para ele,cercada de natureza por todos os lados:uma floresta jovem,riachos e um belíssimo lago próximo o deixaram feliz com a compra.Ali amou intensamente sua mulher e trabalhou para deixá-la sempre confortável e segura.Depois de um ano de casados,Lúcia anunciava a sua primeira gravidez,estava esperando um menino.Robert ainda não conseguia acreditar que seria pai,responsável por uma outra vida que não fosse a sua ou de sua amada.Mesmo feliz com a notícia,sentia-se receoso em relação a ser pai,pois nunca teve essa figura quando era criança.Seu pai partiu pouco antes da morte da mãe dele,parecia cansado de vê-la numa cama sofrendo com dores profundas.

Quando seu filho nasceu,todo esse receio transformou-se em plena admiração.Ficava horas olhando para aquele pequeno ser e pensando:"Como pode ser tão lindo?".O nome dele era Philip,o mais belo de todos como sua mãe gostava de dizer enquanto o ninava.Robert passou a trabalhar em diversos lugares para manter a casa e a nova família que havia construído.O empenho era reconhecido por Lúcia que algumas vezes queria que ele ficasse um pouco mais a seu lado,mas entendia que estava fazendo o certo.Quase três anos depois de Philip nascer,Lúcia engravidou novamente e dessa vez de uma menina.Robert agora sentia o peso da responsabilidade em dobro e começava a pensar que talvez fosse um peso muito grande.

Seu dinheiro era gasto principalmente com mantimentos e roupas para Philip que crescia rapidamente.Quando a menina finalmente nasceu,mais uma vez suas preocupações ficaram de lado para dar lugar ao amor.Os olhos daquela menina o encantavam tanto quanto os de Lúcia e de certa forma o lembravam sua mãe.Pensando nisso resolveu em parceria com a esposa dar-lhe o nome daquela que o gerou e partiu tão precocemente:Helena.

Os dois cresciam depressa e o cansaço de Robert era evidente.Tanto trabalho agora o deixava desgastado e pouco amistoso,o que deixava tudo mais complicado.Quando as crianças já estavam um pouco maiores,Philip com dez anos e Helena com sete,a situação ameaçava chegar ao limite.Robert viajava para outros locais para trabalhar e dificilmente avisava a esposa.Em algumas das localidades,se envolvia com mulheres para satisfazer a falta de alguém que o acolhesse intimamente.Aos pouco,o homem correto e trabalhador se tornava só mais um bêbado que passava as noites em bares e casas de prostituição.

Quando retornava,não conversava mais com Lúcia como antes e todo esse clima só a fez tomar uma decisão a qual nunca havia imaginado,pedir a separação.No início Robert não entendeu o por que de algo assim,afinal ele lhe dava tudo,sustentava a casa e os filhos,o que ela ainda queria?.Mas com o passar do tempo até ele entendeu que não dava mais para manter a situação e aceitou o pedido dela.Os dois ficaram mais um ano vivendo juntos até que Robert decidiu partir de vez,deixando Philip e Helena com a mãe sem entender muito bem o por que daquele adeus numa manhã de outono.

Helena,apesar de ter menos idade tentou lidar com aquilo sem tristeza,sua mãe estava ali e precisava dela e do irmão agora mais que nunca.Para Philip a situação parecia diferente.Ele já tinha dez anos e pensava que a separação dos pais era algo muito ruim e sem volta.Ele não conseguia aceitar isso como a irmã,mas fingia para não ver a mãe triste,apesar dela ser forte o tempo inteiro ele temia vê-la chorar.Com o passar do tempo,ele começou a acreditar que o culpado era ele,talvez por ser o filho mais velho e as vezes a mãe se dedicar muito à ele e não ao pai.Esse pensamento prevaleceu por um tempo indefinido,mas passou e deu lugar a outro.Passou a acreditar que na verdade era o pai quem era o culpado,por não estar em casa em alguns de seus aniversários e quase nunca ser alguém presente.

O fato é que o tempo não conseguiu tirar tal ideia de sua mente,e em segredo Philip passou a odiar o pai de uma forma intensa e obscura.Jurou a si mesmo que caso o encontrasse um dia não iria lhe dirigir a palavra e que se pudesse iria fazer ele pagar por tudo que havia causado.Era o princípio de uma psicose sem volta,que teria como resultado uma tragédia e que se manifestava através de uma culpa vazia de lógica e sem sentimentos envolvidos,só rancor e amargura... 


Os Irmãos MendelOnde histórias criam vida. Descubra agora