Na quarta-feira, Helena levantou cedo para esperar a tal professora e enquanto arrumava-se, olhou-se no espelho.
Já não se conhecia mais, não era a Leninha que andava descalça ou sempre cantarolava seus forrós, nem sotaque tinha mais.
Pontualmente as oito da manhã o porteiro anunciou que "uma dona Cecilia" estava subindo.
Ao abrir a porta, Helena deparou-se com uma mulher magra muito bem vestida que tinha cabelos grisalhos curtos e muito bem penteados.
- Você deve ser a Helena, mas que bela mulher é.- Cecilia abraçou-a delicadamente, beijando-lhe as faces.- Sou Cecilia.
Helena a convidou para entrar.
- Que lindo apartamento. Você tem bom gosto.
- Era da minha sogra, não decorei nada.
- Mas também não modificou nada e isso quer dizer que tem bom gosto.- Cecilia falava baixo, quase sussurrando.- Que tal tomarmos um café da manhã?
- E a aula?
- São aulas práticas, você aprenderá fazendo.
Cecilia tirou o arranjo de flores da mesa e com a autorização de Helena escolheu uma toalha de linho para cobri-la, depois foi pondo a mesa com xícaras, copos, pires e muitos utensílios.
- Não é muita coisa só para nós?
- Minha querida, nós merecemos o melhor não acha?
Helena concordou, Cecilia passou o café e tirou da sacola que trouxera um bolo pequeno e alguns pães, e colocou-os na mesa, além de frutas, leite e duas geleias de sabores diferentes.
- A primeira refeição do dia é a mais importante, veja se seu marido acordar e se deparar com uma mesa posta com tanto cuidado, acha que ele tomará um café rápido?
- Não.
- Pois então.-Cecilia sentou-se e serviu-se, iniciando uma agradável conversa com Helena sobre as ditas famílias emergentes.
Quase uma hora depois, as duas retiraram a mesa e foram sentar-se na sala, onde Cecilia mostrou algumas revistas à Helena.
- Moda? Eu não gosto muito...- desculpou-se a jovem.
- De que você não gosta?
- De moda.
- Mesmo? E o que é moda para você?
Helena tentou explicar mas não conseguiu.
- Então como pode não gostar de algo que não conhece?- o tom de voz de Cecilia não mudava, continuava suave.- Veja minha querida, folheie essas revistas e vá me dizendo o que você acha, o que te chama mais atenção e o que você usaria ou não.
Helena divertiu-se com algumas peças que chamou de bizarras, arrancando risadas de Cecilia e durante toda a manhã conversaram sobre moda, a jovem aprendeu termos como tendência, coleções primavera-verão, etc.
Cecilia pediu o almoço em um restaurante e novamente pôs a mesa de forma muito elegante e durante a refeição foi explicando para que servia cada tipo de talher de forma muito simples e natural.
A aula terminou ás dezesseis horas, porém muito antes disso Helena já havia esquecido que se tratava de uma aula, parecia mais um encontro entre amigas queridas, a inocência dela não a permitiu notar que Cecilia lhe questionara diversas vezes sobre sua vida conjugal, bastava que a jovem se recordasse que quem havia indicado Cecilia fora Patrícia.
Como lição de casa, Helena teria que reescrever em um caderno de caligrafia, alguns poemas deixados por Cecilia.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Engole o choro, guerreira.
عاطفيةHelena acreditava viver um perfeito conto de fadas com direito a vestido branco, véu, grinalda e um príncipe que professava seu amor publicamente como um mantra sagrado. Mas, e na vida sempre há um "mas", a meia noite adentrou seu castelo de sonhos...