Editado: 20/01/2021 às 22h56
Andrew ficou internado por dois dias, aquele resfriado virou uma pneumonia séria e nós não percebemos. Túlio sentiu uma culpa terrível, ele dormia no hospital, poderia trabalhar tranquilo durante o dia porque eu fiquei com o príncipe o tempo todo, não era nenhum trabalho para mim, meu carinho pelo meu enteado é verdadeiro.
Nesse meio tempo, ele recebeu visitas de seus avós. Os pais de Elara não olhavam em meus olhos e só falavam comigo o essencial, preferia os deixar sozinhos com o neto quando vinham.
Depois disso, passou os próximos quinze dias se tratando em casa, tomando antibióticos até ficar pálido. Eu o levava para brincar do lado de fora para que pegasse um pouco de sol e aproveitava para escrever um pouco.
Até hoje eu escrevo a história de um personagem que apareceu nos meus sonhos quando tinha catorze anos. No sonho, ele era exatamente igual a mim, mesmo tom de pele, cabelo enrolado e olhos cinzentos. Na história que criei para ele, Lucas aparece à minha personagem principal, Luísa, completamente desmemoriado e embarcam em uma aventura para descobrir quem o garoto é.
Lucas representa muito de quem eu era aos catorze anos, sem identificação, perdida em mim mesma, procurando um rótulo para me encaixar, procurando uma história. Sinto que ainda não sanei essas brechas cem por cento, ainda não reconstruí minha autoestima por completo, ainda não encontrei aquilo que me satisfaz por inteiro. Ter saído da província para morar sozinha por uns anos ajudou bastante com essa questão da identidade, chutei os rótulos para me tornar um ponto fora da curva, eu precisava encarnar uma mulher mais forte para defender o que estava buscando. A experiência universitária me deu muito mais confiança, me deu poder para continuar pesquisando, para publicar minhas histórias, para ser professora e encorajar outras meninas. Encorajar não! Empoderar.
Agora, como rainha, eu tenho um poder tão grande nas mãos que pesa. Fico com medo de ousar e acabo me tornando apenas mera funcionária de Túlio, mas esse não é meu perfil. Larguei a história de Lucas de lado e peguei a pasta que ganhei outro dia. Coloquei meus óculos de leitura e me preparei para o que viria a seguir. Aquilo era um dossiê completo com informações detalhadas demais. Respirei fundo e iniciei a leitura.
Tudo começava com a falta de planejamento familiar, a precarização de educação sexual, o documento me apresentava um dado absurdo de crianças sem pai. Com a sobrecarga das mães, mulheres pobres têm a necessidade de trabalhar em jornadas absurdas, aí entra o outro problema que é a falta de regulação na relação empregado-empregador que coloca os trabalhadores em situações sub-humanas e, nesse caso do documento, afasta completamente mãe e filhos. Os filhos dessas mulheres são efetivamente órfãos, não têm acesso à educação gratuita, logo, se socorrem na criminalidade e morrem antes dos trinta anos. Em anexo, veio a taxa de mortalidade de pessoas negras, taxa de mortalidade infantil entre crianças negras sendo a fome como causa maior das mortes.
Tirei os óculos e passei a mão no rosto com uma sensação de peso nos ombros. Fitei Andrew brincando no parquinho, cheio de privilégios por ser príncipe, seguro e estável por ser... Branco. Dei uma boa olhada no número de telefone escrito à lápis na folha e o digitei na tela do celular.
- É a rainha. - falei logo de cara - O documento que você fez é bom, mas eu gostaria de saber mais sobre o assunto.
- Seria um prazer, majestade.
Cerquei-me de segurança até os dentes, a comunidade estava alerta que eu estaria presente. Nunca tinha ido para aquele lado da cidade, na verdade sequer sabia que existia. Quando a rodovia acabava, a estrada se tornava de barro, mangues cercavam a estrada e alguns animais atípicos transitavam por ali, como porcos, cabras e outras coisas. Mesmo com janelas fechadas, o cheiro do esgoto à céu aberto entrou no carro, crianças descalças brincavam no meio dele, empinavam pipas despreocupadas com sua realidade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lucillie
RomanceUm reino em crise, um rei com um passado persistente, um príncipe sem mãe, uma Lucillie entre a cruz e a espada. Um casamento com fins políticos que pode se misturar com sentimentos, uma filha adotada que não pode fugir das suas origens para sempre...